08/12/2010
Marcos Vinícios Pimentel de Andrade
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | História | Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
- O histórico e a origem da cavalhada, manifestação folclórica que revive os tempos medievais.
- Entender as conseqüências de uma guerra, e perceber que a melhor solução para terminar um conflito é encontrar um acordo respeitando e compreendendo as opiniões adversárias.
- Utilizar a imaginação e a expressão corporal para realizar as brincadeiras propostas pelo professor.
- Aperfeiçoar a coordenação global, coordenando os membros superiores e inferiores nas atividades desenvolvidas.
Não há necessidades de conhecimentos prévios.
Nesta aula será trabalhado um tema tradicional do folclore na região Sul do Brasil e no estado de Goiás que são as Cavalhadas. Esse folguedo representa uma encenação de luta entre cristãos e mouros. Baseado nas disputas medievais entre cavaleiros, os cristãos utilizam vestimentas da cor azul, representando o bem, o céu, e os mouros utilizam vestimentas da cor vermelha, representando o mal, o inferno. A disputa é marcada por doze cavaleiros para cada lado, sendo que, tanto os cristãos como os mouros são representados por um rei, um embaixador e mais dez cavaleiros. E no final de três dias de disputas, os mouros são rendidos, convertidos e batizados por um padre cristão.
Fonte: http://www.revistabrasileiros.com.br/imagens/1201/20080910180544_1201_large.jpg
Depois da explicação inicial da aula, o professor dividirá a turma em duas equipes: os cristãos e os mouros. Como nas cavalhadas tradicionais, as duas equipes terão que providenciar e caracterizar suas roupas e suas armas com as cores azuis e vermelhas. Primeiro o professor explicará que eles irão construir suas lanças com folhas de jornal e durex da cor de sua equipe. Então, serão distribuídas três folhas grandes de jornal para cada aluno e uma quantidade de durex que seja suficiente para os grupos decorarem suas lanças. Os alunos colocarão as três folhas de jornal uma em cima da outra, e enrolarão de uma ponta a outra, transformando o jornal num formato de “canudo”, e quanto mais duro ele estiver melhor. Em seguida, para manter o jornal nesse formato e dar um peso maior a lança, os alunos prenderão as pontas com o durex colorido. É importante que os alunos passem bastante durex para caracterizar bem a cor de sua equipe.
Foto: Professor Miguel Saraiva
Dando seqüência a essa atividade, os alunos irão providenciar a caracterização dos cavalos. Para isso, será entregue um cabo de vassoura ou um bastão para cada aluno. Com os durex coloridos eles irão fazer a decoração dos bastões que serão usados como cavalos.
OBS: Sugiro que nessa confecção do material, cada aluno traga seu próprio cabo de vassoura.
Por último, depois de preparar as lanças e os cavalos, os cavaleiros irão se caracterizar de acordo com seus personagens. Para isso, o professor distribuirá pedaços de tecidos TNT azuis e vermelhos, e tinta para pele da cor azul e vermelha. Assim, eles poderão colocar retalhos nas roupas e fazer pinturas no rosto e nos braços.
Atividade 2
Nessa atividade, começará a disputa entre os cristãos e os mouros, e as equipes serão colocadas uma em cada metade da quadra. O professor irá prender um bambolê em cada travessão dos dois gols da quadra, para ser o alvo dos cavaleiros. Em seguida, será estipulada uma distância mínima entre o lançamento e o bambolê, o que poderá variar de acordo com o andamento da atividade. Assim, o professor estipulará um tempo de três minutos para que os cristãos e os mouros acertem suas lanças no alvo determinado, sem ultrapassar a distância marcada. No final, marcará ponto a equipe que conseguir acertar mais vezes a lança por dentro do bambolê.
Atividade 3
Na última atividade, os cristãos, com seus cavalos, estarão colocados de um lado da quadra e os mouros, com seus cavalos, do outro lado da quadra. No meio da quadra o professor colocará um alvo menor, pendurado numa corda. Ao sinal do professor, um cavaleiro de cada equipe deverá sair “cavalgando” em velocidade e acertar o alvo com sua lança, marcando um ponto se tiver executado o lançamento correto. O professor decidirá quantas oportunidades cada cavaleiro terá pra acertar o alvo.
No final, o professor pedirá para os mouros se renderem com um aperto de mão nos cristãos, e iniciará um debate sobre a importância de se manter a paz, num mundo marcado por guerras internacionais e urbanas, onde muitas vítimas inocentes já sofreram com essas disputas de poder.
Por fim, os alunos serão reunidos para uma avaliação dessa aula.
Sites: http://www.pirenopolis.tur.br/cavalhadas
http://www.brasilescola.com/folclore/cavalhadas.htm
Vídeos relacionados ao tema:
Como forma de observar a aprendizagem dos objetivos dessa aula, o professor realizará algumas perguntas aos alunos:
a) Quais são os dois povos que disputam o poder durante as cavalhadas?
b) Quais são as armas utilizadas nas disputas da cavalhada?
c) Qual foi à equipe que ficou mais bem caracterizada?
d) Quais são as conseqüências de uma guerra?
e) O que se pode fazer para evitar uma guerra ou um conflito de interesses?
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
30/06/2011
Cinco estrelasgostei muito XD