Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Pintando e caracterizando o boto cor-de-rosa e da dama da meia noite.

 

13/12/2010

Autor e Coautor(es)
MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Ensino Fundamental Inicial Artes Teatro: Teatro como comunicação e produção coletiva
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- A lenda folclórica do boto cor-de-rosa e da dama da meia noite, compreendendo o sentido da história contada pelo professor.

- A transferir para o papel o que compreendeu da história, podendo fazer adaptações se preferir.                   

- Brincadeiras lúdicas com o tema das histórias, respeitando o gênero oposto.

Duração das atividades
50 min/1 aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

O professor iniciará a aula passando um vídeo explicando a origem e algumas características da lenda folclórica do Boto cor-de-rosa. Esta lenda surgiu na região amazônica no norte do Brasil. Diz à lenda que nas noites de festa, o Boto tem o poder de se transformar num bonito jovem vestido com uma calça branca e um grande chapéu de palha, usado para esconder os traços do animal que permanecem como o grande nariz. Nas festas o Boto conquista as mulheres e as levam para o rio, onde as engravidam. No dia seguinte o jovem volta a se transformar em Boto.

Fonte: http://www.mundoeducacao.com.br/upload/conteudo_legenda/a332b7ddf9d812de11da3a40cdedc94f.jpg 

O seguinte vídeo será passado para os alunos:

http://www.youtube.com/watch?v=HSle3gfmUgQ 

Depois da apresentação do vídeo, o professor fará algumas perguntas para saber se os alunos conseguiram interpretar a história:

- Quem era o jovem que fazia sucesso com as mulheres na festa?

- Por que o jovem desapareceu e deixou a morena sozinha?

- Por que no final do filme aparecem várias mulheres com crianças no colo?   

Depois dessa lenda do Boto, o professor contará outra lenda folclórica que envolve outro personagem conquistador, mas agora numa versão feminina. Assim, o professor contará a história da Dama da meia noite, uma linda mulher que anda pelas ruas da cidade vestida de vermelho ou branco, conquistando os homens freqüentadores dos bares. A Dama pede para que os homens a leve para casa e ao se depararem com um muro alto, ela o convida para entrar e quando o homem percebe que está num cemitério, a Dama desaparece e o sino da igreja toca marcando meia noite.   

Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_uxKnVh5MQOU/S4rgSxmC3qI/AAAAAAAAAEM/FHqk_fQtH_g/s320/a+dama+da+meia+moite.bmp 

Atividade 1   

Nesta atividade, os alunos irão colocar no papel o que eles entenderam das histórias, usando sua criatividade para elaborar uma cena com os personagens da história. Para isso, o professor entregará uma folha de papel a A4, e mostrará uma imagem de cada personagem para os alunos terem uma idéia inicial.

Veja abaixo alguns links de exemplos de desenhos para servir de modelo para os alunos:

http://www.mundoeducacao.com.br/upload/conteudo_legenda/a332b7ddf9d812de11da3a40cdedc94f.jpg

http://2.bp.blogspot.com/_vePW2-E7YJQ/SPtWfPgwGWI/AAAAAAAAA_c/a6ZcQ8nPOQM/s320/anjavermelho.jpg 

http://3.bp.blogspot.com/_clU0m8ssmU8/So8EP7ZKiII/AAAAAAAAAHg/XIc_4yDGrHY/s320/mulher.jpg 

Atividade 2   

Essa atividade será realizada na quadra de Educação Física. O professor explicará que os meninos representarão o Boto e as meninas a Dama da meia noite. A brincadeira começará com os Botos tendo que pegar as Damas e levá-las para uma área determinada pelo professor que será o fundo do rio. A primeira parte da brincadeira acaba quando todas as Damas estiverem dentro do rio. Na segunda parte os personagens trocam de função, as Damas tentarão pegar os Botos e levá-los para o cemitério. A brincadeira terminará quando todos os Botos forem pegos.   

Atividade 3   

Nessa atividade o professor dividirá a turma em dois grupos. Através de um sorteio feito com os alunos, um grupo será o Boto cor-de-rosa e o outro grupo será a Dama da meia noite. Em seguida, o professor explicará que eles terão que colocar em prática um pouco do que fizeram no papel na primeira atividade. Os grupos irão interpretar suas respectivas histórias criando personagens e cenários. Para isso, todos os alunos do grupo deverão participar, sendo como personagem ou como orador da história.   

No final, o professor reunirá todos os alunos para uma avaliação da aula.

Recursos Complementares
Avaliação

Como forma de avaliação para essa aula o professor fará alguns questionamentos: quais são as características em comum das lendas do Boto cor-de-rosa e da Dama da meia noite? Qual foi a maior dificuldade encontrada para transferir para o papel o que foi compreendido da história? Qual foi a interpretação mais criativa e divertida? O que gerou mais dificuldade: criar a história ou interpretá-la?

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • damares mendes, SO VOCE SABER , Paraná - disse:
    damares@hotmail.com

    17/08/2011

    Cinco estrelas

    poderia ter como se caracterizar de boto cor de rosa e de outros personagems como IARA,CURUPIRA,CUCA,LOBIZOMEN e MONICA


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.