13/12/2010
Marcos Vinícios Pimentel de Andrade
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Teatro: Teatro como comunicação e produção coletiva |
- A lenda folclórica do boto cor-de-rosa e da dama da meia noite, compreendendo o sentido da história contada pelo professor.
- A transferir para o papel o que compreendeu da história, podendo fazer adaptações se preferir.
- Brincadeiras lúdicas com o tema das histórias, respeitando o gênero oposto.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
O professor iniciará a aula passando um vídeo explicando a origem e algumas características da lenda folclórica do Boto cor-de-rosa. Esta lenda surgiu na região amazônica no norte do Brasil. Diz à lenda que nas noites de festa, o Boto tem o poder de se transformar num bonito jovem vestido com uma calça branca e um grande chapéu de palha, usado para esconder os traços do animal que permanecem como o grande nariz. Nas festas o Boto conquista as mulheres e as levam para o rio, onde as engravidam. No dia seguinte o jovem volta a se transformar em Boto.
Fonte: http://www.mundoeducacao.com.br/upload/conteudo_legenda/a332b7ddf9d812de11da3a40cdedc94f.jpg
O seguinte vídeo será passado para os alunos:
http://www.youtube.com/watch?v=HSle3gfmUgQ
Depois da apresentação do vídeo, o professor fará algumas perguntas para saber se os alunos conseguiram interpretar a história:
- Quem era o jovem que fazia sucesso com as mulheres na festa?
- Por que o jovem desapareceu e deixou a morena sozinha?
- Por que no final do filme aparecem várias mulheres com crianças no colo?
Depois dessa lenda do Boto, o professor contará outra lenda folclórica que envolve outro personagem conquistador, mas agora numa versão feminina. Assim, o professor contará a história da Dama da meia noite, uma linda mulher que anda pelas ruas da cidade vestida de vermelho ou branco, conquistando os homens freqüentadores dos bares. A Dama pede para que os homens a leve para casa e ao se depararem com um muro alto, ela o convida para entrar e quando o homem percebe que está num cemitério, a Dama desaparece e o sino da igreja toca marcando meia noite.
Atividade 1
Nesta atividade, os alunos irão colocar no papel o que eles entenderam das histórias, usando sua criatividade para elaborar uma cena com os personagens da história. Para isso, o professor entregará uma folha de papel a A4, e mostrará uma imagem de cada personagem para os alunos terem uma idéia inicial.
Veja abaixo alguns links de exemplos de desenhos para servir de modelo para os alunos:
http://www.mundoeducacao.com.br/upload/conteudo_legenda/a332b7ddf9d812de11da3a40cdedc94f.jpg
http://2.bp.blogspot.com/_vePW2-E7YJQ/SPtWfPgwGWI/AAAAAAAAA_c/a6ZcQ8nPOQM/s320/anjavermelho.jpg
http://3.bp.blogspot.com/_clU0m8ssmU8/So8EP7ZKiII/AAAAAAAAAHg/XIc_4yDGrHY/s320/mulher.jpg
Atividade 2
Essa atividade será realizada na quadra de Educação Física. O professor explicará que os meninos representarão o Boto e as meninas a Dama da meia noite. A brincadeira começará com os Botos tendo que pegar as Damas e levá-las para uma área determinada pelo professor que será o fundo do rio. A primeira parte da brincadeira acaba quando todas as Damas estiverem dentro do rio. Na segunda parte os personagens trocam de função, as Damas tentarão pegar os Botos e levá-los para o cemitério. A brincadeira terminará quando todos os Botos forem pegos.
Atividade 3
Nessa atividade o professor dividirá a turma em dois grupos. Através de um sorteio feito com os alunos, um grupo será o Boto cor-de-rosa e o outro grupo será a Dama da meia noite. Em seguida, o professor explicará que eles terão que colocar em prática um pouco do que fizeram no papel na primeira atividade. Os grupos irão interpretar suas respectivas histórias criando personagens e cenários. Para isso, todos os alunos do grupo deverão participar, sendo como personagem ou como orador da história.
No final, o professor reunirá todos os alunos para uma avaliação da aula.
Sites: http://webeescola.blogspot.com/2009/08/lenda-da-mulher-da-meia-noite.html
http://www.brasilescola.com/folclore/
Como forma de avaliação para essa aula o professor fará alguns questionamentos: quais são as características em comum das lendas do Boto cor-de-rosa e da Dama da meia noite? Qual foi a maior dificuldade encontrada para transferir para o papel o que foi compreendido da história? Qual foi a interpretação mais criativa e divertida? O que gerou mais dificuldade: criar a história ou interpretá-la?
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
17/08/2011
Cinco estrelaspoderia ter como se caracterizar de boto cor de rosa e de outros personagems como IARA,CURUPIRA,CUCA,LOBIZOMEN e MONICA