Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A importância dos animais através da lenda do Curupira.

 

21/01/2011

Autor e Coautor(es)
MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educação Infantil Movimento Expressividade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- A lenda folclórica do curupira, compreendendo o sentido da história contada pelo professor.                  

- A necessidade de proteger os animais contra os caçadores ilegais.                  

- Brincadeiras lúdicas com o tema das histórias contadas, trabalhando as expressões corporais.

Duração das atividades
1 aula/100 min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

O professor iniciará a aula falando algumas características do Curupira, personagem folclórico do interior do Brasil. Mas antes de o professor comentar sobre a função do curupira, ele mostrará o seguinte vídeo para os alunos:

http://video.google.com/videoplay?docid=-3530438850306705402#

Depois da apresentação do vídeo, o professor fará algumas perguntas para saber se os alunos conseguiram interpretar a história:

1- Qual a função do Curupira?

2- O que aconteceu com o caçador?

3- E com o ajudante do caçador, o que aconteceu?   

Dando seqüência a essas perguntas, o professor mediará com os alunos um debate sobre a importância da preservação dos animais em extinção, e as conseqüências da caça ilegal. Como forma de enriquecer o debate e como forma de conscientizar os alunos, o professor colocará o seguinte vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=Wt0al7YC8hI

Após o vídeo, algumas perguntas serão feitas para perceber a compreensão dos alunos:

1: O que é extinção?

2: Quais são os fatores que causam a extinção?

3: Qual a diferença da extinção causada pelo homem e por processos naturais?

4: Para que os animais são caçados?

Fonte: http://img516.imageshack.us/img516/693/woodpecker31072007az1.jpg

 

Atividade 1

Depois do debate, o professor explicará que todos os alunos irão virar o curupira, e para salvar os animais, eles terão que criar uma armadilha para prender o caçador e não deixá-lo matar os animais. Assim, o professor distribuirá uma folha de papel A4 para os alunos desenharem e colocarem no papel as suas idéias para prender o caçador. Importante pedir para os alunos escreverem no rodapé uma legenda explicativa para o desenho.   

Fonte: http://sitiocurupira.files.wordpress.com/2008/11/curupira1.jpg

 

Atividade 2

Na quadra de Educação Física, o professor proporá para os alunos um pique-pega. Um aluno será escolhido para ser o pegador, mas como diferencial desse pique, o pegador escolherá um animal para que ele e todos os alunos se desloquem igual a esse animal. Quando algum aluno for pego, este escolherá outro animal para que todos imitem seu deslocamento. Com isso, os alunos compreenderão um pouco melhor o deslocamento dos animais, percebendo suas características particulares.   

 

Atividade 3

Na última atividade, os alunos irão reproduzir os sons de alguns animais. O professor colocará numa sacola nomes de seis grupos de animais (gato, galo, cachorro, vaca, cavalo e macaco). Cada aluno retirará de dentro da sacola um papel com o nome de um desses animais, não podendo mostrar para os colegas. Em seguida, o professor distribuirá uma venda para os alunos colocarem nos olhos. Ao sinal do professor, todos de olhos vendados deverão reproduzir os sons de seus animais sorteados. O objetivo da brincadeira será fazer com que todos os alunos que tiraram o mesmo animal se encontrem e forme um grande grupo.   

 

No final da aula o professor reunirá todos os alunos para uma avaliação final.  

Recursos Complementares
Avaliação

Como avaliação final desta aula, alguns questionamentos serão feitos para os alunos:

1- Quem foi o Curupira?

2- Quais são os principais fatores que contribuem para a extinção de algumas espécies de animais?

3- O que devemos fazer para ajudar a salvar os animais?

4- Qual foi a maior dificuldade para interpretar os animais nessa aula?

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.