21/01/2011
Marcos Vinícios Pimentel de Andrade
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
- A lenda folclórica do curupira, compreendendo o sentido da história contada pelo professor.
- A necessidade de proteger os animais contra os caçadores ilegais.
- Brincadeiras lúdicas com o tema das histórias contadas, trabalhando as expressões corporais.
Não há necessidades de conhecimentos prévios.
O professor iniciará a aula falando algumas características do Curupira, personagem folclórico do interior do Brasil. Mas antes de o professor comentar sobre a função do curupira, ele mostrará o seguinte vídeo para os alunos:
http://video.google.com/videoplay?docid=-3530438850306705402#
Depois da apresentação do vídeo, o professor fará algumas perguntas para saber se os alunos conseguiram interpretar a história:
1- Qual a função do Curupira?
2- O que aconteceu com o caçador?
3- E com o ajudante do caçador, o que aconteceu?
Dando seqüência a essas perguntas, o professor mediará com os alunos um debate sobre a importância da preservação dos animais em extinção, e as conseqüências da caça ilegal. Como forma de enriquecer o debate e como forma de conscientizar os alunos, o professor colocará o seguinte vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=Wt0al7YC8hI
Após o vídeo, algumas perguntas serão feitas para perceber a compreensão dos alunos:
1: O que é extinção?
2: Quais são os fatores que causam a extinção?
3: Qual a diferença da extinção causada pelo homem e por processos naturais?
4: Para que os animais são caçados?
Fonte: http://img516.imageshack.us/img516/693/woodpecker31072007az1.jpg
Atividade 1
Depois do debate, o professor explicará que todos os alunos irão virar o curupira, e para salvar os animais, eles terão que criar uma armadilha para prender o caçador e não deixá-lo matar os animais. Assim, o professor distribuirá uma folha de papel A4 para os alunos desenharem e colocarem no papel as suas idéias para prender o caçador. Importante pedir para os alunos escreverem no rodapé uma legenda explicativa para o desenho.
Fonte: http://sitiocurupira.files.wordpress.com/2008/11/curupira1.jpg
Atividade 2
Na quadra de Educação Física, o professor proporá para os alunos um pique-pega. Um aluno será escolhido para ser o pegador, mas como diferencial desse pique, o pegador escolherá um animal para que ele e todos os alunos se desloquem igual a esse animal. Quando algum aluno for pego, este escolherá outro animal para que todos imitem seu deslocamento. Com isso, os alunos compreenderão um pouco melhor o deslocamento dos animais, percebendo suas características particulares.
Atividade 3
Na última atividade, os alunos irão reproduzir os sons de alguns animais. O professor colocará numa sacola nomes de seis grupos de animais (gato, galo, cachorro, vaca, cavalo e macaco). Cada aluno retirará de dentro da sacola um papel com o nome de um desses animais, não podendo mostrar para os colegas. Em seguida, o professor distribuirá uma venda para os alunos colocarem nos olhos. Ao sinal do professor, todos de olhos vendados deverão reproduzir os sons de seus animais sorteados. O objetivo da brincadeira será fazer com que todos os alunos que tiraram o mesmo animal se encontrem e forme um grande grupo.
No final da aula o professor reunirá todos os alunos para uma avaliação final.
Como avaliação final desta aula, alguns questionamentos serão feitos para os alunos:
1- Quem foi o Curupira?
2- Quais são os principais fatores que contribuem para a extinção de algumas espécies de animais?
3- O que devemos fazer para ajudar a salvar os animais?
4- Qual foi a maior dificuldade para interpretar os animais nessa aula?
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!