Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Conhecendo a lenda folclórica da Iara (mãe das águas).

 

13/12/2010

Autor e Coautor(es)
MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Teatro: Teatro como comunicação e produção coletiva
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- A lenda folclórica da Iara (mãe das águas), compreendendo o sentido da história contada pelo professor.

- Entender a importância de preservar os rios e oceanos, para uma melhor qualidade de vida dos seres vivos.

- Transferir para o papel o que compreendeu da história, exercitando a sua imaginação para fazer adaptações se preferir.

- Brincadeiras lúdicas com o tema das histórias, cooperando com o professor para segurança da aula.

Duração das atividades
50 min/1 aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há a necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Fonte: http://imaginendraw.files.wordpress.com/2009/04/iara4.png 

Nessa aula o professor contará para os alunos a lenda folclórica da Iara. A Iara é conhecida como “mãe das águas”. De origem indígena, Iara é uma linda sereia (corpo de mulher da cintura para cima e de peixe da cintura para baixo) morena de cabelos negros e olhos castanhos. Segundo a lenda, a Iara era uma excelente guerreira que atraia toda atenção de seu pai, o Pajé de uma tribo indígena. Seus irmãos, com ciúmes dessa relação com seu pai, organizaram um plano para matar Iara. Iara ouviu a intenção de seus irmãos e antes de eles se organizarem para colocar o plano em prática, ela os matou e em seguida fugiu para floresta. Seu pai, um pajé experiente, perseguiu e conseguiu capturá-la. Como castigo, ela foi jogada no rio Solimões (região amazônica). Os peixes que ali estavam a salvaram e, como era noite de lua cheia, ela foi transformada numa linda sereia. Assim, acredita a lenda que toda noite de lua cheia Iara sai das águas e atrai os homens com seu canto, principalmente os homens maus, para o fundo dos rios.

Depois dessa explicação o professor passará um vídeo para enriquecer o debate que irá ocorrer em seguida:

http://www.youtube.com/watch?v=UKXFz5OsNmY 

Depois da exibição do vídeo o professor fará alguns questionamentos, mediando um debate com os alunos:

1- O que os homens faziam no leito do rio?

2- O que estava acontecendo com o rio?

3- Quais conseqüências da poluição dos rios?

4- O que a Iara fez com o dono do garimpo?   

Atividade 1

Tendo como base o filme assistido, os alunos irão criar uma história sobre a Iara. Como no filme, eles criarão um personagem que está danificando a natureza e é atraído pela Iara para o fundo do rio. Com isso, ela consegue salvar o rio da poluição. Se o aluno desejar, poderá fazer ilustrações para sua história. Depois de certo tempo, o professor pedirá que antes de entregar, alguns alunos leiam suas histórias para turma.   

Atividade 2

Como forma de conscientizar os alunos a não poluir o meio ambiente e ajudar na despoluição das águas, o professor explicará que uma metade da quadra virou um riacho, que está poluído com o lixo de pessoas sem consciência e educação. O professor dividirá a turma em três grupos. A função dos grupos será limpar o riacho, catando todo o lixo e colocando dentro do saco preto de seu grupo. Ao sinal do professor, um de cada vez do grupo irá correr, pegar um lixo e colocar no saco. Os lixos espalhados serão: jornal, garrafas pet, sacolas plásticas, latinhas de cerveja e sandálias. O grupo que conseguir catar mais lixo marcará o maior número de pontos, esses pontos deverão ser determinados pelo professor, sendo importante distribuir pontos para todos os grupos.

Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_k7dPhdxZUE8/S5bpSrRvUrI/AAAAAAAAAOo/96N5qM8bTsY/s320/Sacolinhas+02.jpg 

No final dessa atividade, o professor explicará que todo esse lixo é encontrado diariamente em rios e oceanos. Em seguida, para os alunos terem uma noção da poluição e do estrago que causam a natureza, o professor irá dizer quanto tempo aproximadamente cada um dos objetos leva para se decompor. Veja:

- Jornal: 6 meses.

- Garrafa pet: mais de 400 anos.

- Sacola Plástica: mais de 500 anos.

- Latinha de cerveja: se for de alumínio não se corrói e se for de aço demora 10 anos.

- Borracha: alguns acreditam que demore mais de 600 anos.   

Atividade 3

Agora os grupos irão se reunir e criar um roteiro para uma encenação com o tema “preserve os rios e os oceanos”. Nessa história haverá vilões, mocinhos e pessoas que são afetadas por essa poluição. O professor pedirá que os grupos também façam uma relação da sua história com a lenda da Iara. Todos do grupo deverão participar da encenação.

Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_QqgFB9KoZXA/TLqCLRG22II/AAAAAAAAAP8/Fr96YvXreUU/s1600/2609_preserve_iba.jpg 

No final da aula o professor reunirá a turma para uma avaliação.        

Recursos Complementares
Avaliação

Para avaliar a aprendizagem dos alunos nesta aula, o professor realizará algumas perguntas:

a) Quais são as características da Iara?

b) Por que é importante a preservação dos rios e dos oceanos?

c) O que podemos fazer para ajudar essa preservação?

d) Qual foi a apresentação mais coerente e criativa?

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.