13/12/2010
Marcos Vinícios Pimentel de Andrade
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Teatro: Teatro como comunicação e produção coletiva |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
- A lenda folclórica da Iara (mãe das águas), compreendendo o sentido da história contada pelo professor.
- Entender a importância de preservar os rios e oceanos, para uma melhor qualidade de vida dos seres vivos.
- Transferir para o papel o que compreendeu da história, exercitando a sua imaginação para fazer adaptações se preferir.
- Brincadeiras lúdicas com o tema das histórias, cooperando com o professor para segurança da aula.
Não há a necessidade de conhecimentos prévios.
Fonte: http://imaginendraw.files.wordpress.com/2009/04/iara4.png
Nessa aula o professor contará para os alunos a lenda folclórica da Iara. A Iara é conhecida como “mãe das águas”. De origem indígena, Iara é uma linda sereia (corpo de mulher da cintura para cima e de peixe da cintura para baixo) morena de cabelos negros e olhos castanhos. Segundo a lenda, a Iara era uma excelente guerreira que atraia toda atenção de seu pai, o Pajé de uma tribo indígena. Seus irmãos, com ciúmes dessa relação com seu pai, organizaram um plano para matar Iara. Iara ouviu a intenção de seus irmãos e antes de eles se organizarem para colocar o plano em prática, ela os matou e em seguida fugiu para floresta. Seu pai, um pajé experiente, perseguiu e conseguiu capturá-la. Como castigo, ela foi jogada no rio Solimões (região amazônica). Os peixes que ali estavam a salvaram e, como era noite de lua cheia, ela foi transformada numa linda sereia. Assim, acredita a lenda que toda noite de lua cheia Iara sai das águas e atrai os homens com seu canto, principalmente os homens maus, para o fundo dos rios.
Depois dessa explicação o professor passará um vídeo para enriquecer o debate que irá ocorrer em seguida:
http://www.youtube.com/watch?v=UKXFz5OsNmY
Depois da exibição do vídeo o professor fará alguns questionamentos, mediando um debate com os alunos:
1- O que os homens faziam no leito do rio?
2- O que estava acontecendo com o rio?
3- Quais conseqüências da poluição dos rios?
4- O que a Iara fez com o dono do garimpo?
Atividade 1
Tendo como base o filme assistido, os alunos irão criar uma história sobre a Iara. Como no filme, eles criarão um personagem que está danificando a natureza e é atraído pela Iara para o fundo do rio. Com isso, ela consegue salvar o rio da poluição. Se o aluno desejar, poderá fazer ilustrações para sua história. Depois de certo tempo, o professor pedirá que antes de entregar, alguns alunos leiam suas histórias para turma.
Atividade 2
Como forma de conscientizar os alunos a não poluir o meio ambiente e ajudar na despoluição das águas, o professor explicará que uma metade da quadra virou um riacho, que está poluído com o lixo de pessoas sem consciência e educação. O professor dividirá a turma em três grupos. A função dos grupos será limpar o riacho, catando todo o lixo e colocando dentro do saco preto de seu grupo. Ao sinal do professor, um de cada vez do grupo irá correr, pegar um lixo e colocar no saco. Os lixos espalhados serão: jornal, garrafas pet, sacolas plásticas, latinhas de cerveja e sandálias. O grupo que conseguir catar mais lixo marcará o maior número de pontos, esses pontos deverão ser determinados pelo professor, sendo importante distribuir pontos para todos os grupos.
Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_k7dPhdxZUE8/S5bpSrRvUrI/AAAAAAAAAOo/96N5qM8bTsY/s320/Sacolinhas+02.jpg
No final dessa atividade, o professor explicará que todo esse lixo é encontrado diariamente em rios e oceanos. Em seguida, para os alunos terem uma noção da poluição e do estrago que causam a natureza, o professor irá dizer quanto tempo aproximadamente cada um dos objetos leva para se decompor. Veja:
- Jornal: 6 meses.
- Garrafa pet: mais de 400 anos.
- Sacola Plástica: mais de 500 anos.
- Latinha de cerveja: se for de alumínio não se corrói e se for de aço demora 10 anos.
- Borracha: alguns acreditam que demore mais de 600 anos.
Atividade 3
Agora os grupos irão se reunir e criar um roteiro para uma encenação com o tema “preserve os rios e os oceanos”. Nessa história haverá vilões, mocinhos e pessoas que são afetadas por essa poluição. O professor pedirá que os grupos também façam uma relação da sua história com a lenda da Iara. Todos do grupo deverão participar da encenação.
No final da aula o professor reunirá a turma para uma avaliação.
Sites: http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/lenda_iara.htm
http://www.brasilescola.com/folclore/iara.htm
http://folcloreportaldoprofessor.wordpress.com/
http://www.reciclevoce.com.br/tempo-de-decomposicao-do-lixo/
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-reciclagem/decomposicao-do-lixo.php
Para avaliar a aprendizagem dos alunos nesta aula, o professor realizará algumas perguntas:
a) Quais são as características da Iara?
b) Por que é importante a preservação dos rios e dos oceanos?
c) O que podemos fazer para ajudar essa preservação?
d) Qual foi a apresentação mais coerente e criativa?
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!