08/12/2010
Marcos Vin'icios Pimentel de Andrade
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
- Conhecer melhor seus colegas através de suas características pessoais.
- Estimular a consciência corporal através das brincadeiras de roda.
- Cooperar com os colegas para uma boa harmonia e evolução das brincadeiras de roda.
Não há a necessidade de conhecimentos prévios.
O tema principal dessa aula será as brincadeiras de roda infantil, que junto com as cantigas e as parlendas fazem parte do folclore brasileiro. Nas brincadeiras de roda não há a necessidade de danças ou cantos, diferentemente das cantigas de roda, onde o ritmo e a música são elementos centrais. As brincadeiras de roda ajudam a sociabilizar e desinibir as crianças, uma vez que exigem o olhar frente a frente, o toque corporal, a exposição, pois em muitas delas cada um deve se apresentar no centro da roda. Auxiliam no desenvolvimento da expressão corporal, senso rítmico e organização coletiva, sendo um dos elementos importantes para a integração e o lazer infantil.
Atividade 1
Nessa atividade os alunos realizarão uma brincadeira chamada de “gatinha parda”. Os alunos começarão em roda, todos de pé. Uma criança será escolhida para ficar no centro da roda com olhos vendados e com uma varinha na mão. As crianças começam a girar na roda e cantar: Ah, minha gatinha parda, que em janeiro me fugiu, quem roubou minha gatinha você sabe, você sabe, você viu? Todos se calam. A que está no centro da roda toca em alguém com a varinha. A que foi tocada deve miar como um gato. Quem tocou tenta descobrir quem é, caso isso não aconteça, a criança se aproxima do colega e irá tocá-lo no rosto, no cabelo e nos braços, para perceber as características corporais do aluno e assim descobrir. Se descobrir, diz o nome e quem miou vai para o centro recomeçar a brincadeira. Se não acertar continua sendo a do centro, recomeça a brincadeira até adivinhar quem é.
Veja a seguir um vídeo com um exemplo de ritmo para cantar a música da gatinha parda:
http://www.youtube.com/watch?v=ptH5vC1pFB0
OBS: Sugiro que nas atividades o professor faça um rodízio entre as crianças, para possibilitar que todos os alunos sejam protagonistas em algum momento nas atividades.
Atividade 2
Essa próxima atividade, o professor poderá usá-la também para trabalhar as cores e seus tons. O nome dessa brincadeira é “elefantinho colorido”.
As crianças ficam em roda e uma delas fala:
__ Elefante colorido!
Os outros perguntam:
__ De que cor ele é?
A criança deverá escolher uma cor e as outras deverão tocar em algo que tenha esta cor. Se não achar esta cor o elefantinho irá pegá-lo. Quem for pego será o novo pegador.
Atividade 3
Como última atividade da aula, o professor explicará uma brincadeira chamada de “caixinha de surpresa”. Antes de iniciar o jogo, os alunos irão escrever em papeizinhos várias tarefas engraçadas. Coloca dentro de uma caixinha. Sentados em círculo, a caixinha irá circular de mão em mão, até a música parar. Quem estiver com a caixinha na mão no momento que a música parar deverá tirar um papel da caixinha e executar a tarefa. Continua até acabarem os papéis.
Dica 1: Vale lembrar aos alunos, que as tarefas podem ser tiradas pelos próprios autores, e o “feitiço” pode se voltar contra o “feiticeiro”.
Dica 2: Se algum aluno tiver dificuldade para escrever ou criar uma tarefa, o professor deverá auxiliá-lo.
Ao final da aula os alunos serão reunidos para uma avaliação final
Alguns questionamentos serão importantes para verificar o aprendizado dos alunos na aula:
1- Na primeira atividade, o que foi fundamental para reconhecer o colega?
2- Quais as cores que foram encontradas mais facilmente?
3- Qual foi a maior dificuldade encontrada nas atividades e qual foi a mais prazerosa?
Quatro estrelas 8 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
16/03/2015
Cinco estrelasAdorei!!
11/11/2013
Quatro estrelasAmei as atividades sugeridas
17/05/2013
Cinco estrelasMEUS PARABÉNS, O RESGATE ÀS BRINCADEIRAS DE RODA INFANTIS É UM RESGATE A NOSSA CULTURA. O QUE É DE SUMA IMPORTÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO CULTURAL E SOCIAL DAS CRIANÇAS.
23/02/2013
Quatro estrelasmuito bom
26/05/2012
Quatro estrelaso tema merecemais trabalhos como esse.São caminhos para o trabalho de professores, principalmente da educação infantil. Gostei também da avaliação feita.Poderia ser enriquecido com letras de cantigas do nosso folclore.
23/05/2012
Quatro estrelasÓtima dica de aula! É simples e objetiva! Está me ajudará muito.
20/04/2012
Quatro estrelasGostei da proposta, tentarei aplicar na minha aula.
15/06/2011
Quatro estrelasParabens! A nossa cultura deve ser resgata. Hoje as nossas crianças brincam pouco, se envolvem mais com a Internet e brinquedos eletrônicos. Delviene.