Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Como se joga boliche?

 

09/12/2010

Autor y Coautor(es)
Adriano de Paiva Reis
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer o processo histórico, regras e os fundamentos do boliche.
  • Discutir fatores que levam à prática deste jogo, bem como a sua pouca popularidade no Brasil.
  • Construir materiais alternativos para a prática deste esporte.
Duração das atividades
4 aulas (200 minutos).
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conceito de esporte.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: o que os alunos sabem sobre o boliche?

O professor deverá reunir os alunos e lançar algumas perguntas sobre o tema da aula: o esporte boliche.

Para tal, poderá exibir as figuras abaixo:  

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://4.bp.blogspot.com/_bNFAovzuykE/TDYJSTMePHI/AAAAAAAAASQ/jmxOSoXFqAU/s1600/boliche.jpg&imgrefurl=http://varaldecalcinhas.blogspot.com/2010/07/boliche-o-cara-e-largo-ou-nao.html&usg=__Pje7gIVT5vCmdqTqO1tKAP-04eI=&h=243&w=335&sz=10&hl=pt-BR&start=2&sig2=2UKVKoMVaZg6Po88oPySmA&zoom=1&tbnid=J8V2Zh3l-BG1VM:&tbnh=86&tbnw=119&ei=u9TaTMKgGYH_8Aan08ilCQ&prev=/images%3Fq%3Dboliche%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DX%26biw%3D1280%26bih%3D709%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://seriesedesenhos.com/br2/images/stories/boliche.jpg&imgrefurl=http://seriesedesenhos.com/br2/index.php%3Foption%3Dcom_content%26view%3Darticle%26id%3D3237:jogando-boliche-com-estilo%26catid%3D90:demo-category%26Itemid%3D133&usg=__RT4s5auK6mD-TsKdnqmwcRaDVZo=&h=275&w=312&sz=16&hl=pt-BR&start=3&sig2=lDzxxhdZCYnw1S8uyNN48A&zoom=1&tbnid=J2zO9mYghTILiM:&tbnh=103&tbnw=117&ei=u9TaTMKgGYH_8Aan08ilCQ&prev=/images%3Fq%3Dboliche%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DX%26biw%3D1280%26bih%3D709%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1 

 

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.i_love_math.blogger.com.br/david%2520boliche.JPG&imgrefurl=http://www.i_love_math.blogger.com.br/&usg=__oLvMVqkG08BGaSHrV9YdVzMQs14=&h=672&w=896&sz=72&hl=pt-BR&start=14&sig2=LkrUdqvni6mShH12BC--Cw&zoom=1&tbnid=Arm-uGarKmvxwM:&tbnh=110&tbnw=146&ei=u9TaTMKgGYH_8Aan08ilCQ&prev=/images%3Fq%3Dboliche%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DX%26biw%3D1280%26bih%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=13D709%

    

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://img115.exs.cx/img115/3708/bolichelegal0vz.jpg&imgrefurl=http://utopiafpernas.blogspot.com/2005/02/jogo-de-boliche.html&usg=__LXIpHyShH9JNRb5kPnn677ZQKXs=&h=312&w=350&sz=21&hl=pt-BR&start=0&sig2=HW_lkW5AcBq9vMZpnV5tTA&zoom=1&tbnid=lfkFFRtH2RtTsM:&tbnh=122&tbnw=148&ei=u9TaTMKgGYH_8Aan08ilCQ&prev=/images%3Fq%3Dboliche%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DX%26biw%3D1280%26bih%3D709%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=498&vpy=232&dur=1866&hovh=212&hovw=238&tx=115&ty=85&oei=u9TaTMKgGYH_8Aan08ilCQ&esq=1&page=1&ndsp=25&ved=1t:429,r:8,s:

(Acessos dia 12 de novembro de 2010).

  • Qual o nome desta prática?
  • Vocês já praticaram? Onde?
  • Será que podemos considerar como esporte?
  • Onde e como este deve ter surgido?
  • Quais devem ser as regras?

O objetivo desta atividade é retirar dos alunos os conhecimentos que eles detêm sobre o esporte boliche. O professor deverá registrar as respostas ou solicitar que isto seja feito pelos alunos em um cartaz onde poderão também conter as fotos exibidas.

Atividade 2: conhecendo a história do boliche:   

Os alunos, então, deverão ser conduzidos a um laboratório de informática e o professor solicitará que pesquisem sobre o esporte em questão. Divididos em 3 grupos, cada um deverá ser responsável por um dos temas abaixo:

  • Regras fundamentais;
  • Origem e evolução;
  • Equipamentos e materiais oficiais.

Sites para pesquisa:

http://www.boliche.com.br/historia.htm

http://www.blogodorium.net/bolicheaprender-como-jogar-bolicheregras-do-jogo/

http://www.boliche.com.br/instru6_6.htm

http://www.bowlin.com.br/?pg=historia-do-boliche

http://www.infoescola.com/esportes/boliche/

http://www.google.com.br/search?q=historia+boliche&hl=pt-BR&tbs=tl:1&tbo=u&ei=ndraTMqqFsOB8gbI14T6CQ&sa=X&oi=timeline_result&ct=title&resnum=11&ved=0CE8Q5wIwCg

http://www.imply.com.br/pgs-entret/prtbow-historiaboliche.htm http://pan2007.globo.com/PAN/Noticias/0,,MUL30309-6251,00.html   (acessos dia 12 de novembro de 2010).

Os resultados destas pesquisas devem ser organizados pelos alunos com o auxílio do professor, organizando textos sobre cada um dos temas. Estes textos, posteriormente, farão parte de um livro informativo sobre este esporte, que será parte da avaliação.    

Atividade 3: pensando em como adaptar o boliche:

O professor deverá iniciar uma nova discussão, relacionando alguns pontos das pesquisas da atividade anterior com a prática deste esporte no Brasil:

  • Quais são os materiais oficiais para a prática deste esporte?
  • Estes materiais são fáceis de encontrar e adquirir? Porquê?

O centro desta discussão deve ser: um dos vários motivos que fazem este esporte não ser tão difundido no Brasil é que os materiais e equipamentos são caros em comparação com outros. Quando os alunos chegarem a este ponto de discussão, o professor deverá lançar uma última questão:

Como podemos adaptar os materiais para jogarmos boliche?

Com os mesmos grupos da atividade anterior, os alunos devem pensar em formas de adaptar os pinos, a bola e a pista de boliche. Seguem algumas sugestões:

Utilizar garrafas do tipo pet de 2 litros cheias de areia até a metade como pinos e uma bola de borracha

http://1.bp.blogspot.com/_BwZSom1IERA/SrWPL3HuEUI/AAAAAAAADVM/kB4IqgzaQis/s1600/am_599_reciclagem_1.jpg 

Acesso dia 12 de novembro de 2010.

Utilizar rolos de linha industrial como pinos e a bola construída com os fundos de 2 garrafas pet cortadas a cerca de 10 cm da sua base inferior, cheias com areia ou qualquer material que a faça ficar pesada, unidas por fita durex, como podemos ver na figura acima. 

http://bebe.abril.com.br/canais/dican/como-fazer-uma-pipa.php  (acesso dia 12 de novembro de 2010). 

A pista pode ser delimitada com cordas ou fita crepe, dispostas por 10 metros, distanciadas 1 metro.

http://brincandonaedinf.blogspot.com/2008/04/por-que-ser-que-em-muitas-escolas-as.html 

Acesso dia 12 de novembro de 2010.

Atividade 4: vivenciando o boliche através dos tempos: O professor, utilizando as pesquisas dos alunos acerca do histórico, irá propor algumas das vivências da evolução do boliche:  

O pino único - um dos primeiros registros do esporte no mundo: Este jogo consiste em fazer com que a bola pare o mais próximo de um dos “pinos” sem que o derrube. Cada jogador terá uma chance, vencendo aquele que parar mais perto. Caso derrube, este estará fora do jogo.

Os 9 pinos: na pista criada pelos alunos, os “pinos” deverão ser dispostos em forma de losango, seguindo a ordem de número de pinos: 1, 2, 3, 2, 1. Cada aluno terá uma chance para derrubar todos os pinos. Aqueles que conseguirem continuam no jogo até que somente haja um vencedor.   

Os 10 pinos: os pinos, desta vez, serão dispostos em formato triangular, como na figura abaixo:    

http://www.boliche.com.br/criticas/melhorar059.html  (acesso dia 12 de novembro de 2010).

Neste momento, o grupo que pesquisou o item “regras fundamentais” deverá expor as regras principais do esporte institucionalizado. Segue um link com as regras fundamentais:

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/boliche/regras-do-boliche.php (acesso dia 12 de novembro de 2010). 

Ao término das vivências, os alunos deverão registrar como foram construídos os materiais e os jogos realizados. Estes materiais serão introduzidos no livreto que será parte da avaliação.  

Recursos Complementares

http://www.boliche.com.br/criticas/melhorar059.html 

(Acesso dia 12 de novembro de 2010).

Avaliação

Com os materiais das pesquisas de cada grupo, os alunos deverão organizar um livreto com os aspectos pesquisados e a descrição das vivências realizadas na aula.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.