09/12/2010
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Conceito de esporte.
Atividade 1: o que os alunos sabem sobre o boliche?
O professor deverá reunir os alunos e lançar algumas perguntas sobre o tema da aula: o esporte boliche.
Para tal, poderá exibir as figuras abaixo:
http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://seriesedesenhos.com/br2/images/stories/boliche.jpg&imgrefurl=http://seriesedesenhos.com/br2/index.php%3Foption%3Dcom_content%26view%3Darticle%26id%3D3237:jogando-boliche-com-estilo%26catid%3D90:demo-category%26Itemid%3D133&usg=__RT4s5auK6mD-TsKdnqmwcRaDVZo=&h=275&w=312&sz=16&hl=pt-BR&start=3&sig2=lDzxxhdZCYnw1S8uyNN48A&zoom=1&tbnid=J2zO9mYghTILiM:&tbnh=103&tbnw=117&ei=u9TaTMKgGYH_8Aan08ilCQ&prev=/images%3Fq%3Dboliche%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DX%26biw%3D1280%26bih%3D709%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1
(Acessos dia 12 de novembro de 2010).
O objetivo desta atividade é retirar dos alunos os conhecimentos que eles detêm sobre o esporte boliche. O professor deverá registrar as respostas ou solicitar que isto seja feito pelos alunos em um cartaz onde poderão também conter as fotos exibidas.
Atividade 2: conhecendo a história do boliche:
Os alunos, então, deverão ser conduzidos a um laboratório de informática e o professor solicitará que pesquisem sobre o esporte em questão. Divididos em 3 grupos, cada um deverá ser responsável por um dos temas abaixo:
Sites para pesquisa:
http://www.boliche.com.br/historia.htm
http://www.blogodorium.net/bolicheaprender-como-jogar-bolicheregras-do-jogo/
http://www.boliche.com.br/instru6_6.htm
http://www.bowlin.com.br/?pg=historia-do-boliche
http://www.infoescola.com/esportes/boliche/
http://www.google.com.br/search?q=historia+boliche&hl=pt-BR&tbs=tl:1&tbo=u&ei=ndraTMqqFsOB8gbI14T6CQ&sa=X&oi=timeline_result&ct=title&resnum=11&ved=0CE8Q5wIwCg
http://www.imply.com.br/pgs-entret/prtbow-historiaboliche.htm http://pan2007.globo.com/PAN/Noticias/0,,MUL30309-6251,00.html (acessos dia 12 de novembro de 2010).
Os resultados destas pesquisas devem ser organizados pelos alunos com o auxílio do professor, organizando textos sobre cada um dos temas. Estes textos, posteriormente, farão parte de um livro informativo sobre este esporte, que será parte da avaliação.
Atividade 3: pensando em como adaptar o boliche:
O professor deverá iniciar uma nova discussão, relacionando alguns pontos das pesquisas da atividade anterior com a prática deste esporte no Brasil:
O centro desta discussão deve ser: um dos vários motivos que fazem este esporte não ser tão difundido no Brasil é que os materiais e equipamentos são caros em comparação com outros. Quando os alunos chegarem a este ponto de discussão, o professor deverá lançar uma última questão:
Como podemos adaptar os materiais para jogarmos boliche?
Com os mesmos grupos da atividade anterior, os alunos devem pensar em formas de adaptar os pinos, a bola e a pista de boliche. Seguem algumas sugestões:
Utilizar garrafas do tipo pet de 2 litros cheias de areia até a metade como pinos e uma bola de borracha
Acesso dia 12 de novembro de 2010.
Utilizar rolos de linha industrial como pinos e a bola construída com os fundos de 2 garrafas pet cortadas a cerca de 10 cm da sua base inferior, cheias com areia ou qualquer material que a faça ficar pesada, unidas por fita durex, como podemos ver na figura acima.
http://bebe.abril.com.br/canais/dican/como-fazer-uma-pipa.php (acesso dia 12 de novembro de 2010).
A pista pode ser delimitada com cordas ou fita crepe, dispostas por 10 metros, distanciadas 1 metro.
http://brincandonaedinf.blogspot.com/2008/04/por-que-ser-que-em-muitas-escolas-as.html
Acesso dia 12 de novembro de 2010.
Atividade 4: vivenciando o boliche através dos tempos: O professor, utilizando as pesquisas dos alunos acerca do histórico, irá propor algumas das vivências da evolução do boliche:
O pino único - um dos primeiros registros do esporte no mundo: Este jogo consiste em fazer com que a bola pare o mais próximo de um dos “pinos” sem que o derrube. Cada jogador terá uma chance, vencendo aquele que parar mais perto. Caso derrube, este estará fora do jogo.
Os 9 pinos: na pista criada pelos alunos, os “pinos” deverão ser dispostos em forma de losango, seguindo a ordem de número de pinos: 1, 2, 3, 2, 1. Cada aluno terá uma chance para derrubar todos os pinos. Aqueles que conseguirem continuam no jogo até que somente haja um vencedor.
Os 10 pinos: os pinos, desta vez, serão dispostos em formato triangular, como na figura abaixo:
http://www.boliche.com.br/criticas/melhorar059.html (acesso dia 12 de novembro de 2010).
Neste momento, o grupo que pesquisou o item “regras fundamentais” deverá expor as regras principais do esporte institucionalizado. Segue um link com as regras fundamentais:
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/boliche/regras-do-boliche.php (acesso dia 12 de novembro de 2010).
Ao término das vivências, os alunos deverão registrar como foram construídos os materiais e os jogos realizados. Estes materiais serão introduzidos no livreto que será parte da avaliação.
http://www.boliche.com.br/criticas/melhorar059.html
(Acesso dia 12 de novembro de 2010).
Com os materiais das pesquisas de cada grupo, os alunos deverão organizar um livreto com os aspectos pesquisados e a descrição das vivências realizadas na aula.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!