Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Romeo and Juliet: uma história de amor e ódio?

 

24/01/2011

Autor e Coautor(es)
JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Andréa Marques Leão Doescher

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão escrita
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Escrita e produção oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão auditiva e leitura
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conscientizar-se quanto à necessidade de respeito às diferenças nas relações interpessoais   

  1. Discutir quanto às características do amor romântico e suas manifestações  
  2. Ler e interpretar de textos literários: Romeo and Juliet de William Shakespeare em contraste com suas adaptações para o cinema   
  3. Reconhecer a forma e usar os pronomes indefinidos: some, any, no, every e seus derivados   
  4. Utilizar as estratégias de compreensão auditiva para interpretação de textos orais em Inglês
Duração das atividades
Aproximadamente 04 (quatro) horas-aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Leitura e interpretação de gráficos e tabelas.

Estratégias e recursos da aula

MOTIVAÇÃO   

Para dar início à esta aula, o professor exibirá o vídeo “New Moon - Edward Recites Shakespeare”, com a duração de 0:36 segundos (Fig. 1). Este vídeo é uma cena do filme Lua Nova (2009), baseado no romance escrito por Stephenie Meyer para jovens adultos que faz parte da série Crepúsculo de histórias de fantasia e romance sobre vampiros (maiores detalhes sobre o enredo de Lua Nova (2009) podem ser acessados em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lua_Nova_%28livro%29).      

RECURSO - Vídeo “New Moon - Edward Recites Shakespeare”

http://www.youtube.com/watch?v=ndDq-R20bNA

Figura 1 – Imagem do Recurso   

 

OBSERVAÇÕES:

1)     O vídeo poderá ser baixado para ser assistido em DVD por todos os alunos ao mesmo tempo!

2)     Se for possível, o professor poderá exibir a cena completa, favorecendo a compreensão da mesma pelos alunos. Para tanto, necessitará dispor do DVD do filme em questão.   

 

Na cena em questão, Edward (Robert Pattinson) e Bella (Kristen Stewart) assistem ao filme “Romeu e Julieta”, baseado na obra de William Shakespeare, em sala de aula. O professor da turma pede que Edward relate o que está acontecendo na cena (Romeu chora a suposta morte de Julieta e decide se matar) e este recita exatamente trecho da fala de Romeu na cena. O trecho em questão, que faz parte da cena 3 do ato 5 da peça, segue abaixo:

(…) O, here Will I set up my everlasting rest,

And shake the yoke of inauspicious stars

From this world-wearied flesh.

Eyes, look your last!

Arms, take your last embrace! and, lips,

O you The doors of breath, seal with a righteous kiss

A dateless bargain to engrossing death!   

Extraído de: Romeo and Juliet entire play. Disponível em: http://shakespeare.mit.edu/romeo_juliet/full.html Acesso em: 08 de novembro de 2010.   

 

Em Português:   

Aqui, sim, aqui mesmo fixar quero meu eterno repouso, e desta carne lassa do mundo sacudir o jugo das estrelas funestas.

Olhos, vede mais uma vez; é a última. Um abraço permiti-vos também, ó braços!

Lábios, que sois a porta do hálito, com um beijo legítimo selai este contrato sempiterno com a morte exorbitante.   

Extraído de: Romeu e Julieta. Disponível em: www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cv000087.pdf. Acesso em: 08 de novembro de 2010.   

 

Após assistirem a cena, o professor deverá requisitar que os alunos debatam sobre a mesma, em aula aberta, a partir das seguintes questões norteadoras:   

 

  1. What happens in the scene? (Edward recites a verse). – O que acontece na cena? (Edward recita um verso).   
  2. Do you know why Edward did this? (Because the teacher asked him to explain the scene of the movie). – Você sabe por que Edward fez isso? (Porque o professor pediu para que ele explicasse a cena do filme).   
  3. The class is watching Franco Zeffirelli’s version of Romeo and Juliet. What do you know about Romeo and Juliet’s story? (Open answer). – A classe está assistindo a versão de Franco Zeffirelli para Romeu e  Julieta. O que você sabe sobre a história de Romeu e Julieta? (Resposta livre.)   

 

OBSERVAÇÃO: o vídeo New Moon - "Romeo e Giulietta", com a duração de 2:30 minutos, contém a cena completa, entretanto dublada em italiano: http://www.youtube.com/watch?v=Ek-nWJ1U-TY&feature=related     

 

Ao final desta etapa, o professor poderá exibir o vídeo “Edward Recitando Shakespeare – FanDublado”, com a duração de 0:51 segundos (Fig. 2). Neste, a cena em questão é dublada em Português e, assim, os alunos poderão confirmar as hipóteses levantadas sobre a cena.

 

RECURSO - Vídeo “Edward Recitando Shakespeare – FanDublado”

http://www.youtube.com/watch?v=RyP3BOcJYbc

Figura 2 – Imagem do Recurso   

Será importante, neste momento, estimular os alunos para que reflitam sobre a história de Romeu e Julieta e exponham suas opiniões e interpretações sobre a mesma.   

 

ATIVIDADE 1   

Como continuidade às atividades de Motivação, o professor proporá que os alunos escrevam um parágrafo em Inglês para responder às seguintes questões:   

Who has a stronger love? Romeo and Juliet or Edward and Bella? Why? (Quem tem o amor mais forte? Romeu e Julieta ou Edward e Bella? Por quê?)   

Do Romeo and Juliet suffer prejudice? How? Why? What about Edward and Bella? (Romeu e Julieta sofrem preconceito? Como? Por quê? E Edward e Bella?)   

 

Para responder as questões, os alunos, divididos em trios, deverão explorar trechos e comentários sobre as duas obras nos seguintes sites:   

 

RECURSO – Sites Para Pesquisa  

http://blogs.setonhill.edu/KatieVann/2009/04/deemed_the_new_modern_day.html  

http://www.twilightmovie.org/page/New+Moon+Quotes

http://www.hogwartsprofessor.com/twilight-guest-post-on-romeo-and-juliet/    

http://sites.google.com/site/licrepusculoluanova/capitulo-1--festa    

http://shakespeare.mit.edu/romeo_juliet/full.html    

http://www.shakespeare-navigators.com/romeo/   

http://www.shmoop.com/romeo-and-juliet/    

http://www.enotes.com/romeo-and-juliet (Fig. 3)    

http://www.youtube.com/watch?v=6S6IJWilpx4    

http://www.youtube.com/watch?v=fi-wH30IN_Y&feature=player_embedded    

http://www.youtube.com/watch?v=jEpG_CCpjYU&feature=related

Figura 3 – Imagem do Recurso   

 

Para que a leitura dos trechos propostos se torne mais instigante, sugerimos que o professor proponha que os grupos encontrem pelo menos duas situações semelhantes pelas quais os personagens de ambas as obras passam (como, por exemplo, a impossibilidade/dificuldade em  ficarem juntos por alguma diferença).

Para realização da atividade sugerimos o uso de editores de texto tais como o tais como o “BrOffice Writer” (disponível no pacote de programas do BrOffice) (Fig. 4), uma vez que ele permite um processo de escrita e reescrita com registro e maior organização. O parágrafo escrito deverá conter pelo menos 50 palavras e representar a interpretação feita pelos  alunos quanto ao amor dos personagens das duas obras (suas semelhanças e diferenças).

RECURSO – BrOffice Writer

http://www.broffice.org/

Figura 4 – Imagem do Recurso

Fonte: http://www.jurisway.org.br/UPLOADS/upl_img/IGORSANTANA0057.jpg Acesso em: 06 de outubro de 2010.   

 

O professor deverá circular entre os grupos supervisionando e orientando as atividades. Por exemplo, um dos textos produzidos poderia ser o seguinte:   

Edward and Bella’s love is stronger than Romeo and Juliet’s love because they face the problems. Romeo and Juliet wanted to escape from reality. Juliet’s family does not accept Romeo because he is from one enemy family. Edward suffers because he is a vampire and does not want that Bella become one. (O amor de Edward e Bella é mais forte do que o de Romeu e Julieta porque eles enfrentam os problemas. Romeu e Julieta queriam escapar da realidade. A família de Julieta não o aceita porque ele é de uma família inimiga. Edward sofre porque ele é um vampiro e não quer que Bella se torne uma.)   

Para concluir esta etapa, os grupos apresentarão oralmente seus parágrafos à turma, que, em um processo colaborativo, poderá comentá-los, comparando e contrastando idéias sobre o tema proposto.   

 

ATIVIDADE 2   

Dando sequência às atividades destas aulas, o professor requisitará que a partir dos debates realizados, os alunos, ainda em grupos, criem uma enquete (conjunto de testemunhos ou pesquisas com o fim de elucidar uma questão de interesse geral). Esta poderá conter, por exemplo, as seguintes questões:   

1)     Do you prefer reading the book or watching the film? (Você prefere ler o livro ou assistir ao filme?)   

2)     Did you read “Romeo and Juliet”? (Você leu “Romeu e Julieta”?)   

3)     Did you watch “New Moon”? (Você assistiu “Lua Nova”?)   

4)     Are Romeo and Edward alike? (Romeu e Edward são parecidos?)   

 

Para a criação da enquete, sugerimos o uso do serviço online totalmente gratuito “PollDaddy” (Fig. 5), o qual possibilita criar enquetes para colocar em sites e blogs. Para a criação das pesquisas de opinião não é necessário conhecer profundamente Informática e tal programa permite a tabulação dos resultados na forma de gráficos.   

RECURSO – PollDaddy

http://polldaddy.com/

Figura 5 – Imagem do Recurso

Fonte: http://www.web20screenshots.com/wp-content/uploads/2010/02/polldaddy2.jpg Acesso em: 08 de novembro de 2010.    

 

Durante a realização da atividade, o professor deverá circular entre os grupos supervisionando e orientando quanto à criação, tanto no que diz respeito ao uso do idioma Inglês, quanto ao uso do aplicativo sugerido.   

 

ATIVIDADE 3   

Nesta etapa, os grupos publicarão suas enquetes em um blog da turma para que todos os alunos da sala a respondam.   

Finalizado este momento (em que os alunos respondem as enquetes dos colegas), os grupos deverão produzir frases relatando as respostas recebidas. Para tanto, usarão os determinantes some, any, every, no e seus derivados, tais como (someone, everybody). Por exemplo, os alunos poderão dizer:   

Everybody watched “New Moon”. (Todos assitiram “Lua Nova”)   

Some people read “Romeo and Juliet”. (Algumas pessoas leram “Romeu e Julieta”.)   

 

Sugerimos os seguintes sites para que os alunos pesquisem sobre o uso adequado dos determinantes:  

http://www.edufind.com/english/grammar/Determiners7d.cfm    

http://www.polseguera.com/freegrammar/indefinite.htm    

http://www.inglesvip.xpg.com.br/gramatica/pronind.htm    

http://teachermaximo.blogspot.com/2010/08/gramatica-determinantes-quantifiers.html (Fig. 6)    

Figura 6 – Imagem do Recurso   

Durante a realização da atividade o professor deverá circular entre os grupos supervisionando e orientando quanto à seleção de imagens e redação das frases.   

 

ATIVIDADE 4   

Nesta atividade, os grupos apresentarão as frases que criaram a partir das pesquisas realizadas, escrevendo-as na lousa ou em cartolinas que poderão ser coladas nas paredes da sala.

Em um processo colaborativo, toda a turma poderá comentar as frases, sugerindo adequações, que podem ser escritas nas cartolinas enquanto os alunos circulam livremente pela sala de aula.   

Ao final, os grupos terão a oportunidade de revisar suas frases, reescrevendo e reorganizando o que julgarem necessário de acordo com os comentários e correções sugeridas pela turma e pelo professor.   

 

ATIVIDADE 5  

Para finalizar as atividades desta aula, os alunos debaterão, em aula aberta, as características do amor romântico e suas manifestações, com base nas seguintes questões norteadoras:   

1)     What is love? (O que é o amor?)   

2)     How important is love? (Quão importante é o amor?)   

3)     How does love make people feel?  (Como o amor faz as pessoas se sentirem?)   

4)     Does love last forever? (O amor dura para sempre?)   

5)     Is it more important to love or be loved? (É mais importante amar ou ser amado?)   

(questões adaptadas de: http://www.esldiscussions.com/l/love.html. Acesso em 09 de novembro de 2010.)   

 

Finalizado o debate, os alunos novamente em trios, escreverão suas opiniões a respeito do tema, sob a supervisão do professor. Os alunos poderão escrever, por exemplo:   

Love is very important. It lasts forever. People fell good when they love. (O amor é muito importante. Ele dura para sempre. As pessoas se sentem bem quando amam.)  

 

SUGESTÕES   

1. Promover uma “sessão de cinema” na escola, para que os alunos assistam aos filmes “Romeu e Julieta” e “Lua Nova”.

2. Em colaboração com o professor de Literatura, promover uma palestra com especialistas da área a respeito das diferenças entre as linguagens cinematográfica e literária. 

Recursos Complementares

Dicionário português-inglês   

RECURSO -  Dictionary. com  

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?pagina=1&tamanhoPagina=25&categoria=3&outrosPaises=false     

Avaliação

O professor deverá supervisionar os alunos durante todas as atividades, avaliando a capacidade de trabalho em grupos, o nível de compreensão dos textos e vídeos propostos e o uso dos determinantes de forma adequada.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Jair, UPF , Rio Grande do Sul - disse:
    jairpereira35@yahoo.com.br

    06/01/2014

    Cinco estrelas

    A apartir dessa proposta é possível ter outras ideias. Parabéns, muito bom!!!


  • Emannuela Maria Vitoriano Melo, Escola Castelo do Gury , Ceará - disse:
    emannuelav@hotmail.com

    21/03/2011

    Quatro estrelas

    muito bom adorei!


  • Iris Gonzaga de Souza, Sou estudante do 1º ano de Letras , Rio de Janeiro - disse:
    irisgsouza@hotmail.com

    11/02/2011

    Cinco estrelas

    Adorei esta sugestão de aula, mistura um romance clássico com um moderno, e ainda aguça o interesse dos alunos, devido sucesso da saga Crepúsculo. Foi uma excelente idéia!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.