13/12/2010
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Conceito de esporte.
Atividade 1: reunir os alunos em uma sala com recursos multimídia e exibir os vídeos abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=sX_p63FyOo0&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=SpgIE3uSo6Q&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=IFiJ_Auc4lI&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=4Zy2nkEccKI (acessos dia 12 de novembro de 2010).
Ao término da exibição, lançar algumas questões para um início de discussão sobre o tema:
Esta discussão inicial tem como objetivo extrair dos alunos o que eles conhecem sobre o esporte, além de direcionar para a próxima atividade.
Atividade 2: os alunos serão conduzidos a um laboratório de informática com acesso à internet, onde serão divididos em 3 grupos para realizar uma pesquisa sobre alguns temas acerca do críquete, bem como pensar sobre algumas questões específicas de cada tema:
grupo 1: Origem e evolução do esporte
Questão-problema: quais foram os motivos que fizeram este esporte ser mais popular em determinados países?
(acesso dia 12 de novembro de 2010)
Grupo 2: Regras e equipamentos do críquete
Questão-problema: Elaborar uma forma de vivenciar o críquete na escola, adaptando materiais e respeitando as regras principais do jogo.
Grupo 3: o críquete no Brasil e as formas de "brincar"
Questão-problema: apresentar jogos e brincadeiras que se assemelham com o críquete, inclusive jogos eletrônicos deste esporte.
Sites para pesquisa:
http://mundoestranho.abril.com.br/esporte/pergunta_425057.shtml
http://jornalbasebol.blogs.sapo.pt/27407.html
http://www.educacaofisica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=213
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cr%C3%ADquete
http://www.brasilcricket.org/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=14&Itemid=9
http://professoralexandreandrade.blogspot.com/2009/05/cricket-historia.html
Acessos dia 12 de novembro de 2010.
A idéia desta atividade é fazer com que os alunos confrontem os dados encontrados com os problemas sociais sobre a prática do críquete. O professor poderá auxiliar os alunos nas pesquisas e nas elaborações. Ao término deste período, o professor deverá organizar, em conjunto com os alunos, a apresentação da pesquisa e a resposta das questões-problema iniciando um debate acerca dos temas no final de cada apresentação. As apresentações deverão seguir os encaminhamentos das atividades abaixo:
Atividade 3: discutindo sobre a história e a popularidade do críquete no mundo:
O grupo responsável por pesquisar este tema deverá explanar os itens das suas pesquisas a fim de tentar responder à questão-problema. A resposta a ser dada é que, dentre vários motivos, os países onde este esporte é mais difundido são ex-colônias britânicas, local da criação do críquete.
O professor poderá organizar um dos jogos que deu origem ao críquete, o stoolball, de forma adaptada:
Serão fixadas duas placas de madeira de cerca de 1 metro de altura conforme a figura abaixo:
http://www.mastersgames.com/images/bat-ball/StoolballPosts.jpg (acesso dia 12 de novembro de 2010).
Estes postes ficarão distantes 5 metros um do outro. O jogo é disputado em duplas. Uma das duplas irá tentar acertar as placas com uma bolinha (sugerimos de tênis de mesa) enquanto a outra deverá defender usando uma espécie de raquete (para a adaptação sugerimos raquetes de tênis de mesa). Cada vez que há acerto, a equipe que está de posse da bolinha marca um ponto. Após 10 lançamentos, trocam-se as equipes. Vence quem marcar mais pontos.
http://www.glogster.com/media/2/9/8/59/9085935.jpg (acesso dia 12 de novembro de 2010).
Atividade 4: adaptando o críquete e suas regras na escola:
O segundo grupo deverá apresentar, em forma de explanação, as regras fundamentais do críquete na sua forma institucionalizada, bem como responder à questão-problema sobre uma forma adaptada do jogo. Propomos, abaixo, uma das possíveis formas:
O professor dividirá a turma em equipes de 11 jogadores. Duas equipes irão disputar a partida, que se desenrolará da seguinte forma:
A cada vez que a casinha for derrubada, a equipe detentora da bolinha ganhará 3 pontos. Toda vez que a equipe que estiver com o taco conseguir rebater a bolinha e os jogadores conseguirem trocar de lado antes que a outra equipe chegue com a bolinha na região próxima às casinhas, marcará 1 ponto.
Ao completar 20 arremessos, as equipes trocam de função, ou seja, a equipe que está defendendo as casinhas passam a arremessar e vice-versa. O jogo termina após haver 4 trocas de função.
A equipe da bolinha deverá ficar espalhada pelo campo para ajudar a pegar a bolinha a fim de chegar mais rápido à zona salva. Os rebatedores poderão trocar a qualquer momento, solicitando substituição.
Atividade 5: as brincadeiras que se parecem com o críquete:
Ao 3º grupo caberá apresentar como o esporte é difundido no Brasil, suas equipes e alguns jogos que assemelhem ao críquete. O grupo irá explanar sobre o tema e apresentará algumas vivências de alguns jogos que têm o mesmo objetivo do críquete. Eis algumas sugestões:
Bente altas: Para jogar, é preciso pegar uma tábua pequena de madeira e parti-la em três pedaços. Depois, amarram-se os pedaços com arame para fazer uma casinha. Cada dupla de jogadores tem que ter sua própria casinha. Um deles tem que acertar a bola com a mão para tentar derrubar a casinha. Depois, os participantes precisam de uma bola pequena e dois pedaços de papelão para serem as pás. A pá será usada pela outra dupla para impedir que a bola derrube a casinha. Se eles conseguirem proteger a casa de madeira, devem dar uma volta em torno das duas casinhas para fazer um ponto. O jogo acaba quando uma das duplas conseguir cinco pontos. Se um jogador consegue defender a casinha dando uma cabeçada na bola, sua dupla ganha os cinco pontos e o jogo termina. Se a dupla que atirou a bola conseguir agarrá-la de volta depois que o jogador adversário chutou ou cabeceou, ela ganha a partida. Quem conseguir derrubar a casinha tem que dizer: “Vitória! Licença para dois”. E para começar a outra partida é preciso falar “Cabadas para dois!” e pisar em cima da pá. Quando um jogador chuta a bola com o calcanhar, a dupla ganha dois pontos e a partida passa a valer seis.
Extraído de http://www1.folha.uol.com.br/folha/treinamento/mapadobrincar/ (acesso dia 12 de novembro de 2010).
Bete ou bets:
Extraído de http://www.scribd.com/doc/95275/regras-do-Bete
Acesso dia 12 de novembro de 2010.
O professor poderá, também, levar os alunos novamente a um laboratório de informática e disponibilizar os jogos contidos em http://www.brasilcricket.org/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=14&Itemid=9 (acesso dia 12 de outubro de 2010), onde há alguns jogos eletrônicos do críquete.
http://www.unb.br/fef/downloads/alexandre/apresentacao_aula_1.ppt
http://www.unb.br/fef/downloads/alexandre/apresentacao_aula_equipamento_e_campo.ppt
http://www.unb.br/fef/downloads/alexandre/apresentacao_aula_3.ppt
http://www.unb.br/fef/downloads/alexandre/apresentacao_aula_7_estrategicas.ppt
http://www.unb.br/fef/downloads/alexandre/apresentacao_aula_8_umpiring.ppt
http://www.unb.br/fef/downloads/alexandre/apresentacao_aula_10_regras_do_campeonato.ppt
Acessos em 12 de novembro de 2010.
A avaliação será dada na forma das apresentações dos trabalhos, na interação com as atividades e nas vivências apresentadas.
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