13/01/2011
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Grandezas e medidas |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Informação, comunicação e interação |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Para a realização desta aula é necessário que o aluno esteja no nível silábico alfabético da escrita e tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que conheça os números naturais, consiga resolver situações problema envolvendo as quatro operações fundamentais e expor oralmente suas ideias e tenha bom relacionamento com os colegas.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, inicie a atividade dialogando com os alunos da turma sobre o que eles sabem a respeito do sistema monetário brasileiro. Você poderá perguntar:
Quem já trocou alguma coisa com o colega de classe ou outro amigo? Por exemplo: uma figurinha por uma bala; um chocolate por um picolé, dentre outros.
* O que você achou da troca?
* Alguém teve vantagem ou desvantagem na troca?
* Será que a troca de objetos acontecia em outras épocas? Em um tempo muito distante do nosso?
* Como será que eram as trocas? Será que as pessoas trocavam jogos, brinquedos, alimentos, animais? Aproveite a oportunidade para explicar que quando trocamos um objeto por outro estamos fazendo escambo.
* E o dinheiro, será que ele sempre existiu? Qual será sua origem?
* Quem sabe o que significa sistema monetário?
* Como é representado o nosso dinheiro?
* Quais são as cédulas do dinheiro brasileiro?
* Quais são as moedas do dinheiro brasileiro?
Após esse levantamento entregue aos alunos uma cópia impressa do texto apresentado a seguir.
Peça a eles que façam a leitura silenciosamente e que sublinhem as palavras que não souberem o significado. Em seguida solicite que alguns alunos leiam em voz alta. Para isso informe que seguindo a ordem da fila, cada um deverá ler um parágrafo.
Depois da leitura pergunte à turma o que foi possível aprender.
Fonte: GUELLI, Oscar. Matemática: livro do professor. São Paulo: Ática, 1998, v. 2 – Coleção Espaço e Ação, p.190-191.
2ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos.
Professor, registre as questões abaixo na lousa e peça que os alunos respondam no caderno de Matemática. Aproveite para registrar outras informações sobre o sistema monetário brasileiro.
Releia o texto “O dinheiro” e responda:
a- Antes de existir o dinheiro em forma de moeda, como as pessoas obtinham as coisas de que precisavam? Por meio de trocas de uma mercadoria por outra.
b- Ingrid tem muitos adesivos e Angélica tem vários lápis. Durante uma de suas brincadeiras, elas resolveram trocar adesivos por alguns lápis. O que Ingrid e Angélica fizeram foi escambo ou uso de moeda? Escambo.
Com a leitura do texto “O dinheiro” descobrimos que no tempo em que não existia o dinheiro, as pessoas faziam entre elas trocas de mercadorias, objetos, alimentos e animais. Hoje usamos o dinheiro para obtermos as coisas que precisamos: alimentação, vestuário, remédios, calçados, materiais escolares, dentre outras.
Continuamos nosso diálogo e fizemos o levantamento do que nossa turma sabe sobre o sistema monetário. Veja o que já sabemos:
* Cada país tem seu próprio dinheiro;
* O nome do nosso dinheiro é real;
* O real tem uma sigla: R$;
* O nosso dinheiro é representado de duas formas: cédulas e moedas;
* As moedas representam os valores menores e recebem o nome de centavos;
* Os centavos são escritos sempre do lado direito da vírgula;
* As cédulas (notas) representam os valores maiores do real.
Valores do nosso sistema monetário
Moedas
R$0,01 - um centavo
R$0,05 – cinco centavos
R$0,10 – dez centavos
R$0,25 – vinte e cinco centavos
R$0,50 – cinquenta centavos
R$1,00 – um real
Cédulas
R$1,00 – um real
R$2,00 – dois reais
R$5,00 – cinco reais
R$10,00 – dez reais
R$20,00- vinte reais
R$50,00 – cinquenta reais
R$100,00 – cem reais
Veja as cédulas do nosso sistema monetário:
Fonte: acervo da autora
Agora, é com você. Em vez de fazer trocas, você usará dinheiro.
Observe o preço de cada livro e em seguida responda as questões.
Fonte: Acervo da autora
a- Quais livros custam aproximadamente 30 reais? Justifique sua resposta.
b- Quais livros custam aproximadamente 40 reais? Justifique sua resposta.
c- Tenho 64 reais e quero comprar dois livros. Quais livros eu poderia comprar? Qual seria o troco em cada situação?
Professor, elabore os títulos dos livros de acordo com os conteúdos que você estiver trabalhando.
Peça que os alunos leiam cada título, observando a capa dos livros e que imaginem a história de cada um deles. Pergunte aos alunos qual dos livros citados gostariam de ler, peça que justifiquem a resposta. Aproveite e incentive a turma a produzir um texto sobre um dos títulos apresentados. Caso não tenha nenhum título que o aluno se interesse solicite que elabore outro. Você poderá com as palavras que intitulam cada livro, montar uma cruzadinha ou um caça palavras.
Se preferir elabore outras situações problema utilizando os valores estipulados.
3- Pense e resolva as situações problema apresentadas a seguir.
Fonte da imagem: http://todaoferta.uol.com.br/comprar/brasil-cedulas-de-50-reais-ver-relacao-01U8B3RRV7
Fonte da imagem: http://blog.tomais.com.br/2010/02/novas-cedulas-do-real-moeda-brasileira/ (Acesso 04/11/2010)
a- Quem tem mais cédulas?___________
b- Quem tem mais dinheiro? _________________
c- Quanto tem Marlene?_______________
d- Quanto tem Adriana? ______________
e- Qual é a quantia que uma tem a mais que a outra? _______________
f- Quanto tem as duas juntas? ________________
g- Se você tivesse a quantia que a Adriana tem, o que você faria? _____________
h- E se você possuísse a quantia da Marlene? O que faria? _______________________
Para essa atividade você poderá utilizar cédulas de brinquedos (compradas em loja de preço único) ou poderá pedir que os alunos façam retângulos e escrevam os valores das notas dentro de cada um deles. Veja:
2 reais |
20 reais |
50 reais |
No sítios http://cratonoticias.wordpress.com/2010/08/06/ e http://estabilidadefinanceira.wordpress.com/page/3/ você encontrará cédulas e moedas possíveis de serem recortadas, veja:
3ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos.
Professor, providencie panfletos de propaganda ou encartes de jornais para que os alunos possam observar os preços dos produtos (a vista e a prazo) e resolver algumas situações problema. Poderá ser panfleto de propaganda de supermercados, lojas de brinquedos dentre outros.
Entregue um panfleto para cada aluno e solicite que observe o nome da loja, endereço, cidade, validade das ofertas, os produtos e os preços de cada um deles.
Em seguida proponha que cada aluno construa a sua loja. Deverá pensar em um nome para sua loja e quais produtos irá vender.
Você poderá estipular a quantidade de mercadorias que os alunos poderão escolher e também indicar dois ou mais produtos que todos deverão ter em sua loja. Abaixo ilustramos com uma atividade realizada com uma turma de 3o ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia.
REGISTRANDO
Hoje nós analisamos um panfleto de propaganda de um estabelecimento comercial.
Observamos o nome da loja, o endereço e a data em que os produtos seriam vendidos.
Deveríamos imaginar que seríamos proprietários de uma loja que poderia vender brinquedos.
Teríamos de escolher um nome para a loja e selecionar seis produtos que gostaríamos de vender. Dois dos produtos foram indicados pela professora.
Após a seleção tivemos que recortar os produtos e montar a nossa loja.
Veja o nome da minha loja e os produtos que escolhi.
Fonte: A cervo da autora
Professor, se não for possível adquirir os panfletos você poderá pedir que os alunos façam desenhos dos produtos ou ainda utilizar carimbos.
Você também poderá pedir que os alunos utilizem apenas os itens que você escolher, assim, todos trabalharão com os mesmos produtos.
Para finalizar esse momento solicite a seguinte tarefa de casa:
Pesquise e escreva em uma folha de papel em branco o nome de produtos que você poderá comprar por R$2,00. Atenção! Não poderá ser produto com valor acima do estipulado.
4ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos.
Professor, organize os alunos para que possam comparar o resultado da pesquisa realizada em casa.
Solicite que fiquem atentos aos produtos que poderão comprar com apenas R$2,00. Faça intervenções quando necessário questionando sobre os estabelecimentos pesquisados e também as possíveis diferenças de preços de um mesmo produto.
Logo após registre na lousa as atividades propostas a seguir. Elas deverão contemplar os produtos que cada aluno escolheu para compor a sua loja (atividade realizada na aula anterior).
Observando os produtos de seu estabelecimento comercial faça o que se pede:
a- Escreva o valor de cada produto por extenso.
b- Responda:
1- Qual é o produto mais barato? Quanto ele custa?
2- Qual é o produto mais caro? Quanto ele custa?
3- Qual é a diferença entre o produto mais barato e o mais caro?
c- Resolva:
1-Eduardo tem R$26,00 e quer comprar alguns brinquedos. Quais brinquedos ele poderia comprar?
2- Quatro amigos querem comprar um jogo Super Banco Imobiliário. Para a divisão ser justa, quanto cada um deles terá de dar?_____________ Represente usando a divisão: ___________
3-Três amigas querem comprar a boneca Milla. Se cada uma der R$5,00, vai sobrar ou faltar dinheiro? Quanto? ______________ Se cada uma der R$10,00, vai sobrar ou faltar dinheiro? _______ Quanto? __________
4- Se eu comprar uma boneca Milla e um jogo Super Banco Imobiliário, quanto irei gastar? Esse valor é par ou ímpar?
5ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos.
Imagem- Fonte: CD Cliparts & Cia - Número 05
Professor, para reforçar os conhecimentos sobre sistema monetário acompanhe seus alunos até o Laboratório de Informática.
No sítio http://www.bcb.gov.br/htms/bcjovem/jogos/memoria/memoria.asp você encontrará um jogo da memória com as cédulas do sistema monetário brasileiro.
Nos sítios a seguir você terá acesso a diversas informações sobre o sistema monetário brasileiro
http://www.bcb.gov.br/?ORIGEMOEDA
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dinheiro#Origem_e_evolu.C3.A7.C3.A3o_do_dinheiro
http://www.bcb.gov.br/?CEDMUDA
http://www.bcb.gov.br/?MOEDAFAM1
http://www.bcb.gov.br/?MUDAMOEDA
http://www.portalbrasil.net/economia_real.htm (Acesso em 02/11/2010)
Se preferir você poderá utilizar data show ou DVD para apresentar os sítios que selecionamos. Caso sua escola não possua esse recurso você poderá optar por apresentar aos alunos imagens de cédulas utilizadas em outras épocas e na época de hoje. Veja algumas delas:
Fonte: Acervo da autora
Para finalizar esta atividade pergunte aos alunos o que acharam e o que foi possível aprender.
VARIAÇÕES
Você ainda poderá realizar as seguintes atividades:
* Pesquisar com pais e avós as moedas e cédulas antigas.
* Fazer uma coleção de moedas e cédulas na sala.
* Propor aos alunos uma feira de troca. Cada um traz de sua casa algum objeto para ser trocado na feira.
* Confeccionar dinheiro e cheque e brincar de banco: troca de dinheiro, pagamento de contas e empréstimos.
* Elaborar uma lista com dúvidas sobre o dinheiro e entrevistar os pais ou um profissional que trabalhe em um banco.
Atenção! Para realizar as atividades é necessário encaminhar um bilhete aos pais relatando seus objetivos.
Nos sítios abaixo é possível ter outras informações sobre o sistema monetário brasileiro.
http://www.bcb.gov.br/?CEDMOEBR
http://www.pedagogia.com.br/atividade.php?id=211
http://www.bcb.gov.br/?refsismon
http://www.eumed.net/cursecon/ecolat/br/07/nk.htm http://www.bcb.gov.br/?CEDMOEBR
http://www.bcb.gov.br/?MECIRORG
http://drcalc.net/padrao.htm (Acesso em 02/11/2010)
Professor, a avaliação no processo de construção do conhecimento deve conter o significado básico de investigação e de questionamentos. Assim, avalie o desempenho da turma durante as diferentes atividades propostas. Observe se os alunos são capazes de: conhecer o sistema monetário a partir da prática, representar e escrever quantias em reais e comparar preços; e se utilizam o dinheiro para fazer trocas e conseguem resolver situações problema através de cálculo mental, envolvendo real e centavos.
Cinco estrelas 6 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
30/07/2013
Cinco estrelasSUAS AULAS FORAM MAGNIFICAS E VOCÊ ESTA DE PARABÉNS.
16/05/2013
Cinco estrelasGostei muito ajudou muito a valorizar com imagens e etc, a prova da minha Mãe Luciana. Vale a pena ler.. Olha que tenho11 anos
18/04/2013
Cinco estrelasAula completa e pode ser adaptada para matemática financeira
03/09/2012
Cinco estrelasAdorei edte site foi muito util para mim Continue assim ele irá ajudar muita gente assim como me ajudou Continuarei acessando... Obrigada...
30/04/2012
Cinco estrelasExcelentes estratégias
19/03/2012
Cinco estrelasÓtima idéia para trabalhar o sistema monetário brasileiro. Amei, vou aplicar em minhas turmas de 6º ano.