Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Futebol – Jogos Táticos para desenvolver o Drible

 

15/12/2010

Autor e Coautor(es)
RICARDO LUCAS DA ROCHA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Jose Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O drible e  o que é driblar e passar a bola para o companheiro;

Os diferentes tipos de drible;

A importância do drible para o jogo e para alcançar o objetivo de fazer o gol.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

Futebol – Jogos Táticos para desenvolver o Drible

No futebol, o drible é uma ação dominada pelos jogadores bastante técnicos, especialmente os atacantes.

Entre os tipos de drible, os mais populares são a pedalada, o Drible da Vaca, a caneta, o elástico, o chapéu, drible da pizza e a lambreta.

Alguns dribles levam o nome de seu criador como o "Zidane Roulette" e o "Maradona Turn". Mas a cada dia novas jogadas surgem, dependendo apenas da criatividade dos jogadores, em especial os atacantes.

http://canelada.com.br/santos/o-drible-e-a-inveja/  

Principais Dribles

Drible da Vaca - Esse é quando o jogador esta com a bola e passa ela pelo lado de seu marcador e corre pelo outro lado em busca da bola.

Chapéu - Também conhecido como lençol. É quando o jogador joga a bola por cima da cabeça do marcador e corre pelo lado em busca da bola.

Pedalada - É quando o jogador, indo em direção ao seu marcador, passa diversas vezes o pé sobre a bola, com o intuito de enganar o adversário em relação ao lado que ele vai prosseguir com a jogada.

Caneta - Também conhecido como rolinho, esse drible é quando o jogador rola a bola por debaixo das pernas de seu marcador e corre pelo lado para buscar a bola.

Elástico - É quando o jogador, parado na frente do seu marcador, toca duas vezes com o mesmo pé na bola, mudando o movimento dela, enganando assim o adversário.

Drible da Pizza - Drible criado para uma campanha publicitária de uma empresa. Consiste em levantar a bola com um pé, dar de calcanhar no ar com o outro, e com o primeiro pé mudar a direção da bola.

Lambreta - Muito popular como um drible difícil de fazer consiste em o jogador pegar a bola do chão e rapidamente segurando os dois pés jogá-la para cima passando pelo marcador.

AULA 1

ATIVIDADE I

Demonstrar a execução dos dribles "tradicionais".

ATIVIDADE II

Executar individualmente cada drible

ATIVIDADE III

Alunos divididos em duplas, um aluno da dupla com a bola, o qual deverá driblar o companheiro, que se conseguir tomar a posse de bola passa a ser o driblador.

ATIVIDADE IV

Alunos em duplas, em um espaço determinado, cada um com uma bola, um desloca-se aleatoriamente pela quadra e o outro terá que persegui-lo.

ATIVIDADE V

Alunos espalhados em uma área determinada da quadra, cada um com uma bola, eles driblam neste espaço. Ao sinal do professor , eles deverão proteger a sua bola e tentar chutar para fora da área determinada a bola dos outros alunos. Quem perde a bola não pode chutar outras bolas, tendo que buscar a sua bola para participar do jogo novamente.

AULA 2

ATIVIDADE I

Um jogo de futebol, onde dois alunos de cada equipe só podem jogar em dois toques e os outros tem liberdade para jogar. Após um tempo trocam-se as funções dos jogadores.

ATIVIDADE II

Um jogo de um contra um, em mini quadras de futebol, com goleiros. O professor deverá determinar o tempo para cada jogo e trocar as funções dos alunos.

ATIVIDADE III

Um jogo de dois contra um. Quando o aluno que está só recupera a posse de bola, o aluno que está no gol vem jogar com o colega e um dos alunos da outra equipe vai para o gol.

AULA 3

ATIVIDADE I

Alunos com bolas. Ao sinal do professor, deverão fazer o drible para a direita, esquerda, para trás, girando e conforme o comando do professor.

ATIVIDADE II

A quadra é dividida em quatro partes; em cada parte deverá jogar um aluno de cada equipe. O gol só é valido se feito da última parte do campo. Após um tempo, trocam-se os alunos para uma nova parte da quadra.

ATIVIDADE III

Um jogo de três alunos contra três alunos, com três gols, cada equipe pode fazer o gol em qualquer um dos gols.

AULA 4

O professor dividirá a turma em times com cinco alunos e organizará vários jogos entre esses times. A duração dos jogos será de cinco minutos ou dois gols pró para o time.

Recursos Complementares
Avaliação

Verificar com os  alunos compreenderam o que é driblar e a necessidade de sua utilização durante o jogo.

Identificar os dribles mais fáceis de execução e os mais difíceis, apontando quais são as facilidades e dificuldades na execução de cada um.      

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.