Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Como se joga cróquete?

 

13/12/2010

Autor e Coautor(es)
Adriano de Paiva Reis
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer a dinâmica do jogo e as principais regras do cróquete.
  • Adaptar materiais alternativos para a vivência deste jogo.
Duração das atividades
3 aulas (150 minutos).
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conceito de esporte.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:

Reunir os alunos e exibir o vídeo abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=UNOTGk58514 (acesso dia 13 de novembro de 2010).

http://www.tvaudiencia.net/2009/11/19/a-turma-do-pica-pau-recupera-vice-lideranca-para-a-record/ (acesso dia 13 de novembro de 2010).

Ao término da exibição, lançar alguns questionamentos aos alunos acerca do tema da aula:

  • Qual o nome desta prática?
  • Será que ele é um esporte?
  • Quais devem ser as regras e onde ele deve ser mais praticado?

O objetivo destas perguntas é incitar os alunos a conhecer o conteúdo da aula, bem como conhecer o que eles sabem acerca do cróquete.

Atividade 2 :

Ao fim da primeira atividade, o professor deverá conduzir uma pesquisa na internet (em um laboratório de informática) onde os alunos irão investigar o surgimento, os equipamentos, as regras e os locais onde este jogo é mais praticado no mundo, bem como verificar se esta prática é considerada esporte. Os resultados desta pesquisa serão guardados para as atividades posteriores da aula.

Sites de apoio:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Croquet 

http://forum.esporte.uol.com.br/croquet-o-famoso-esporte-dos-desenhos-do-pica-pau-e-reconhecido-pelo-ministerio-dos-esportes_t_1123038  

http://www.croquetbrasil.hpg.com.br/  

http://www.worldlingo.com/ma/enwiki/pt/Croquet 

http://joguediferente.blogspot.com/2008/04/croquet-um-esporte-antigo-e-diferente.html 

Acessos dia 13 de novembro de 2010.

Atividade 3: Jogando cróquete I: construindo os equipamentos do jogo: 

O professor irá questionar aos alunos (embasados nas pesquisas): quais são os equipamentos necessários para jogar o cróquete? Pode-se, inclusive, mostrar a foto abaixo:

http://www.trygrs.com/kids-carnival-games.html (acesso dia 13 de novembro de 2010).

Assim, os alunos serão questionados: Como podemos construir estes equipamentos para jogarmos o cróquete? Os alunos serão divididos em 4 equipes tendo que adaptar estes materiais. Sugerimos que, para o taco, utilize os tacos construídos na aula http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9783 de autoria de Adriano de Paiva Reis e Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho e as casinhas podem ser feitas com garrafas pet de 500 ml cheias de areia com um pedaço de barbante de 30 centímetros amarrado na parte superior.

Dica: professor, esta é apenas uma sugestão; valorize a criatividade dos seus alunos! 

Atividade 4: Jogando cróquete II: aplicando e adaptando as regras:

Com os materiais prontos, o professor irá organizar com os alunos o jogo propriamente dito. As casinhas deverão ser dispostas no espaço conforme indicado na figura, respeitando as distâncias:

http://www.corpus.cam.ac.uk/mcr/croquetrules (acesso dia 13 de novembro de 2010).

O objetivo do jogo é fazer a bolinha passar por dentro dos 6 arcos e encostar no pino central (que será mais uma garrafa pet cheia de areia) com o menor número de tacadas possível. O jogo começa na linha de início (Start line). Ao passar pela casinha, o jogador terá 2 chances para passar pela próxima; caso contrário, a vez passa para o próximo jogador que iniciará o seu jogo com a sua bolinha. Outras regras podem ser adicionadas ou adaptadas à realidade da escola.

Recursos Complementares

http://www.youtube.com/watch?v=sLq6p6NKApk&feature=fvsr 

(Acesso dia 13 de novembro de 2010).

Avaliação

Os alunos deverão construir cartazes com as dimensões discutidas e pesquisadas na aula, bem como as adaptações e vivências.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.