13/12/2010
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Conceito de esporte.
Atividade 1:
Reunir os alunos e exibir o vídeo abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=UNOTGk58514 (acesso dia 13 de novembro de 2010).
http://www.tvaudiencia.net/2009/11/19/a-turma-do-pica-pau-recupera-vice-lideranca-para-a-record/ (acesso dia 13 de novembro de 2010).
Ao término da exibição, lançar alguns questionamentos aos alunos acerca do tema da aula:
O objetivo destas perguntas é incitar os alunos a conhecer o conteúdo da aula, bem como conhecer o que eles sabem acerca do cróquete.
Atividade 2 :
Ao fim da primeira atividade, o professor deverá conduzir uma pesquisa na internet (em um laboratório de informática) onde os alunos irão investigar o surgimento, os equipamentos, as regras e os locais onde este jogo é mais praticado no mundo, bem como verificar se esta prática é considerada esporte. Os resultados desta pesquisa serão guardados para as atividades posteriores da aula.
Sites de apoio:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Croquet
http://www.croquetbrasil.hpg.com.br/
http://www.worldlingo.com/ma/enwiki/pt/Croquet
http://joguediferente.blogspot.com/2008/04/croquet-um-esporte-antigo-e-diferente.html
Acessos dia 13 de novembro de 2010.
Atividade 3: Jogando cróquete I: construindo os equipamentos do jogo:
O professor irá questionar aos alunos (embasados nas pesquisas): quais são os equipamentos necessários para jogar o cróquete? Pode-se, inclusive, mostrar a foto abaixo:
http://www.trygrs.com/kids-carnival-games.html (acesso dia 13 de novembro de 2010).
Assim, os alunos serão questionados: Como podemos construir estes equipamentos para jogarmos o cróquete? Os alunos serão divididos em 4 equipes tendo que adaptar estes materiais. Sugerimos que, para o taco, utilize os tacos construídos na aula http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9783 de autoria de Adriano de Paiva Reis e Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho e as casinhas podem ser feitas com garrafas pet de 500 ml cheias de areia com um pedaço de barbante de 30 centímetros amarrado na parte superior.
Dica: professor, esta é apenas uma sugestão; valorize a criatividade dos seus alunos!
Atividade 4: Jogando cróquete II: aplicando e adaptando as regras:
Com os materiais prontos, o professor irá organizar com os alunos o jogo propriamente dito. As casinhas deverão ser dispostas no espaço conforme indicado na figura, respeitando as distâncias:
http://www.corpus.cam.ac.uk/mcr/croquetrules (acesso dia 13 de novembro de 2010).
O objetivo do jogo é fazer a bolinha passar por dentro dos 6 arcos e encostar no pino central (que será mais uma garrafa pet cheia de areia) com o menor número de tacadas possível. O jogo começa na linha de início (Start line). Ao passar pela casinha, o jogador terá 2 chances para passar pela próxima; caso contrário, a vez passa para o próximo jogador que iniciará o seu jogo com a sua bolinha. Outras regras podem ser adicionadas ou adaptadas à realidade da escola.
http://www.youtube.com/watch?v=sLq6p6NKApk&feature=fvsr
(Acesso dia 13 de novembro de 2010).
Os alunos deverão construir cartazes com as dimensões discutidas e pesquisadas na aula, bem como as adaptações e vivências.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!