27/01/2011
Aparecida Clemilda Porto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática | Grandezas e medidas |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática | Geometria |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Espaço e forma |
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
Caso ele não saiba este conteúdo, o professor poderá trabalhar com colagens (mosaicos) para classificar tais figuras e distinguir suas características principais: número de lados, vértices e ângulos, no caso dos polígonos; raio e centro, no caso da circunferência.
1ª ATIVIDADE
A primeira atividade tem o objetivo de que o aluno possa distinguir figuras planas dos sólidos geométricos. Isto é importante para que, posteriormente, ele não classifique uma figura plana em um sólido, e vice-versa, como também saiba diferenciar e classificar os sólidos.
Nota:
Para essa atividade, o professor deve pedir, previamente, aos alunos que providenciem diferentes materiais, tais como: fotos, papéis, caixas de remédio, bolas de natal, de isopor ou de futebol; latas de extrato ou de outro tipo, garrafas pet, etc. Deve orientá-los para que ao selecionarem mais de um objeto escolham os que tenham formatos diferentes. O professor deve também providenciar materiais que representem sólidos geométricos (poliedros e corpos redondos) e ainda figuras planas, para o caso de os materiais providenciados pelos alunos não serem suficientes ou não contemplarem algumas dessas figuras. |
AÇÕES - Grupos de 5 a 8 alunos
1) Dispor sobre uma mesa os materiais providenciados.
2) Os alunos deverão se organizar em volta dessa mesa. Se a turma for numerosa, o professor deverá organizá-la de maneira que cada grupo realize a tarefa de manusear os materiais ali dispostos: tocar, girar, virar, sentir a textura, o formato, etc.
NOTA: O aluno deverá manusear o material com liberdade, para fazer uso dos seus sentidos, em relação às dimensões das figuras. |
3) Ainda em grupos, o professor deve solicitar que escolham um representante, o qual deverá ter os olhos vendados. O professor, com a assistência dos demais alunos, colocará nas mãos do aluno de olhos vedados diferentes objetos e pedir que os manuseie. A seguir, fará as perguntas:
4) Após esse exercício, o professor deve observar se com essa atividade os alunos perceberam a existência de objetos que podem, intuitivamente, serem colocados totalmente em contato com a mesa (exemplo, uma fotografia), e outros não (exemplo, uma caixa de remédio). Caso isso não ocorra, o professor deve utilizar mais objetos e também repetir a atividade com outros alunos, principalmente com os que demonstrarem dúvidas.
5) Após analisarem os objetos e perceberem as características dos materiais, pedir aos grupos que as registrem em cartolina (ou papel pardo).
6) Após o registro, os grupos devem escolher um representante para afixar a cartolina no quadro e apresentar as observações feitas pelo grupo. É importante que o professor incentive o aluno a utilizar os objetos para mostrar como seu grupo chegou às suas conclusões.
7) Usando as cartolinas afixadas no quadro, o professor deverá partir da linguagem do aluno para transpô-la para a linguagem Matemática, explicando o conceito de dimensão. Para isso, deve questionar sobre o uso de outras palavras similares a "fino", "grosso" e também sobre questões como "o que eu posso medir na figura?". Essas questões serão usadas na conceituação de figuras planas e figuras espaciais (sólidos geométricos).
NOTA:
(A) Com a palavra fino
Exemplo:
Se o grupo apontou que uma figura (retangular) é muito fina, esta pode ser colocada totalmente na mesa. Então, deve-se questionar:
OBS..:
Se possível, marcar alguns pontos no objeto ( ou figura).
OBS.:
Pedir aos alunos que mostrem e observem que essas medidas possuem duas direções (vertical / horizontal, inclinadas para a direita e para a esquerda), permanecendo a régua na mesa. Caso seja um círculo, mostrar que também a medida sempre pode estar em duas direções.
Continuando os questionamentos:
OBS.:
Essas duas últimas questões estão relacionadas. São intervenções que têm o objetivo de mostrar ao aluno o conceito de comprimento e largura.
8) O professor deve reforçar que essas figuras têm apenas comprimento e largura as quais são chamadas de DIMENSÕES e que, por isso, são denominadas de FIGURAS PLANAS.
9) Como atividade complementar, o professor deve pedir aos alunos que registrarem no caderno as conclusões do grupo sobre o conceito de figura plana, exemplificando por meio de desenhos.
NOTA:
(B) Com a palavra grosso
Exemplo:
Se o grupo apontou que uma figura (sólido) é muito grossa, e por isso não poderá ser colocada totalmente na mesa, deve ser questionado:
OBS.:
Marcar alguns pontos na figura.
OBS. :
Pedir aos alunos para mostrarem e observarem que:
( OBS.: Caso seja uma esfera, ou um cilindro, mostrar também que as medidas sempre estarão em três direções.)
Continuando as perguntas:
OBS.:
Essas duas últimas questões estão relacionadas. São intervenções que têm o objetivo de mostrar ao aluno o conceito de comprimento e largura e acrescentar o conceito de altura. O professor, nesse momento, poderá explicar diferentes exemplos do conceito de altura, como:
10) O professor deverá reforçar que essas figuras possuem TRÊS DIMENSÕES que são: comprimento, largura e altura e que, por isso, são denominadas FIGURAS ESPACIAIS OU SÓLIDOS GEOMÉTRICOS.
NOTA:
O professor deve mostrar materiais que se pareçam com todos os sólidos. Abaixo, seguem as dimensões a serem observadas e destacadas.
EXEMPLOS DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS (Fonte: Figuras produzidas pela aulora da aula.)
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11) Como atividade complementar, o professor pedirá aos alunos que registrem, no caderno, as conclusões do grupo do conceito de sólido geométrico, exemplificando por meio de desenhos.
2ª ATIVIDADE
Nessa atividade, a proposta é diferenciar sólidos geométricos: poliedros e corpos redondos.
1) Nessa aula, o professor deve aproveitar o material que os alunos providenciaram para a atividade anterior.
2) Organizar grupos de 5 e montar uma mesa com as carteiras onde os alunos ficarão ao redor.
3) Distribuir os objetos na mesa e pedir a eles para retirarem aqueles que não são sólidos geométricos, justificando a sua escolha.
4) Se o grupo não concordar com a retirada ou permanência de algum objeto, o professor deverá participar da discussão para desfazer o impasse, mas sempre com argumentações que instiguem os próprios alunos a chegarem a uma conclusão.
OBS.:
O professor, nesse momento, deve retomar com eles as características das figuras planas e das figuras espaciais, reforçando o número de dimensões. |
5) Retirados os objetos que não são sólidos geométricos, o professor propõe aos grupos que tentem movimentar os objetos que ficaram sobre a mesa, (empurrando, deslizando ou puxando), separando-os em dois grupos, por meio dos seguintes questionamentos:
( Grupo I ) Quais continuaram em movimento depois que vocês deixaram de tocá-los?
(Grupo II) Quais pararam de se movimentar quando vocês deixaram de tocá-los?
OBS.:
No caso dos cilindros, o professor deve estar atento, orientando os alunos a fazerem os movimentos em várias posições, para evitar que os objetos sejam movimentados apenas pelas bases. Deve atentar também para os cones, cujo movimento se dá em círculos.
FORMA DO CILINDRO (Fonte: Figura produzida pela autora da aula.)
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6) Questionar: "Quais características vocês observam nos corpos que continuam se movimentando? E como se movimentam?"
OBS.: Caso os alunos não percebam a superfície arredondada, escolher um objeto, a esfera, por exemplo, e pedir para manuseá-la. Questionar: "Esse material tem quinas?" "Se não tem, como é chamada sua superfície?". O professor deve também reforçar como é o movimento, mostrando que a esfera, o cilindro e outros objetos, que têm a forma arredondada, "rolam" ao invés de deslizar. |
7) Pedir aos alunos para registrarem suas observações em uma cartolina (ou papel pardo).
8) Questionar: "Quais características vocês observam nos corpos que não rolam?"
OBS.: O professor, nesse momento, deve observar se os alunos notaram as "quinas" e o formato das faces. Se não notaram deve questionar: a) Esses objetos têm quinas?
b) Se você fosse montar esse sólido, você utilizaria alguma figura plana? Essa figura pode ser um círculo? Por quê?
c) Se não pode ser um círculo, que figura teremos que usar?
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9) Pedir aos alunos que registrem suas observações em uma cartolina (ou papel pardo).
10) Os grupos devem escolher um colega para representá-los e, afixando a cartolina no quadro (ou parede), ele deverá socializar as observações do grupo.
11) Durante a socialização, o professor deve reforçar que existem objetos que "rolam" em alguma posição e objetos que não "rolam", independente do posicionamento e, a partir daí, conceituar:
"Os sólidos geométricos que rolam (giram) são chamados de CORPOS REDONDOS e sólidos geométricos formados por figuras planas, diferente do círculo, são chamadas de "POLIEDROS". |
Nota: Como o professor já destacou que nos poliedros existem arestas, ele deve motivar o aluno a observar que os corpos redondos não possuem arestas. Para isso, sugerimos que ele escolha entre os materiais diversos corpos redondos e questionar a turma: "Esse corpo tem arestas?". Prosseguir, mostrando outros objetos, até os alunos concluírem que as arestas não aparecem nos corpos redondos. Depois, deve orientar os grupos para que registrem, no caderno, essa observação. O professor poderá dar seguimento a essa atividade, desenvolvendo exercícios em que poliedros e/ou corpos redondos sejam identificados e classificados. |
12) Como atividade complementar, pedir aos alunos que registrem, por escrito e por meio de desenhos, o que eles aprenderam.
13) O professor poderá também propor um jogo, como, por exemplo, o jogo da memória. Neste, é interessante utilizar as figuras, mas também as características dos sólidos, conforme exemplo de fichas a seguir:
OBS: As figuras acima são de autoria da própria autora.
3ª ATIVIDADE
Para que o aluno perceba que o meio que nos cerca é formado basicamente por sólidos geométricos e, que, nós mesmos somos seres de três
dimensões, sugerimos a seguinte atividade a ser realizada dentro e fora da sala de aula e, caso haja, no laboratório de informática:
ATENÇÃO: Se não houver laboratório de informática, o professor poderá utilizar apenas as imagens digitais. Nesse caso, o grupo de trabalho pode ser maior, com até quatro alunos e não dois, como sugerido abaixo. Nesse caso o aluno: 1) pode desconsiderar o item 4. 2) no item 4, selecionar as imagens digitais, na própria máquina fotográfica. 3) no item 5, ao invés do computador, poderá fazer anotações manuscritas e desenhos. 4) no item 7, poderá usar desenhos e descrição dos objetos. |
1) Antecipadamente, separar os alunos em grupos de 2 alunos. O professor deverá orientar os grupos que registrem, por meio de maquina digital, cenas do cotidiano e que mostrem o espaço por eles frequentado: sua casa, a igreja, o clube, o shopping, o parque, enfim, qualquer cena que considerem interessante, e que levem essas imagens para a aula seguinte.
2) Pedir a eles que, se possível, providenciem uma máquina fotográfica digital para levá-la para a próxima aula.
NOTA: O professor deve providenciar sua própria máquina. Caso não tenha máquinas suficientes, ele deverá selecionar cenas escolhidas por alunos, para desenvolver a atividade a seguir. |
3) O professor, nessa aula, antes de solicitar as imagens, deve propor aos grupos um passeio pela escola, onde poderão registrar novas imagens.
NOTA: Essa atividade é importante, principalmente, para aqueles que, por algum motivo, como por exemplo, falta da máquina digital, não puderam realizar o procedimento 1 da 3ª ATIVIDADE. Por meio dessa atividade, o professor permite a todos os alunos a produzirem suas próprias imagens e a participarem efetivamente da aula. |
4) No laboratório pedir aos grupos que passem as imagens para o computador.
5) Após isso, o grupo deverá selecionar 5 (cinco) imagens que contenham as seguintes características:
(A) São interessantes.
(B) Fazem parte do cotidiano.
(C) Representem um sólido geométrico.
(D) Três delas deverão ter algum corpo redondo.
6) Os alunos deverão abrir uma pasta no arquivo do computador e registrar as imagens e também, usando um editor de texto, justificar suas escolhas.
7) Em seguida, os alunos deverão analisar cada uma das imagens e deteminar quais sólidos geométricos as compuseram.
8) Usando o datashow, os grupos devem socializar as imagens, apresentando os argumentos que justificam a escolha das fotografias.
9) Se houver programa adequado, os alunos deverão recriar as imagens por meio de linhas e formas geométricas. Caso contrário, eles deverão fazê-lo, usando os recursos disponíveis nos programas básicos, tais como o autoforma e outros, para fazer um croqui.
NOTA: Os croquis poderão, em atividades futuras, ser utilizados para que verifiquem as diferentes formas de se planificar um sólido. |
10) Os desenhos deverão ser utilizados na construção de uma maquete.
Para acessar imagens, o professor poderá consultar o site:
Acesso em: 15 de novembro de 2010
Consultas e atividades nos sites:
http://www.escolakids.com/planificacao-de-solidos-geometricos.htm Acesso em 15 de novembro de 2010
http://www.pedagogia.com.br/atividade.php?id=106
Acesso em 15 de novembro de 2010
Bibliografia para consulta:
DANTE, L.R.Matemática: contexto e aplicações.v. 2. São Paulo: Ed. Ática, 2007.
FUGITA, Felipe et al. Matemática,v. 2. São Paulo: Edições SM, 2009.
RIBEIRO, Jackson da Silva. Projeto Radix: matemática. São Paulo, Scipione, 2009.
Para verificar o desempenho dos alunos, o professor poderá:
Cinco estrelas 4 classificações
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12/01/2016
Cinco estrelasParabéns ! Sua aula é muito bem elaborada.
02/07/2014
Cinco estrelasInteressante :)
02/03/2013
Cinco estrelasMeus parabéns pelo excelente trabalho, sua aula é bem rica em recursos, também deixa bem claro a relação entre os sólidos geométricos e as figuras planas.
28/03/2011
Cinco estrelasmuito interesante