13/01/2011
Simone Alencastre, Miriam Kaiuca e Gloria Maria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
O aluno deverá ser leitor e escritor iniciante.
Organize a turma em roda e apresente o seguinte livro:
Leia a sinopse:
Com 52 narrativas de 33 países dos cinco continentes, essa coletânea inclui clássicos como "Chapeuzinho Vermelho" e histórias cuja difusão se restringiu a determinadas culturas, como "Soliday e o corvo", da Jamaica. Alguns contos pouco conhecidos no Brasil, como o tcheco "A raposa manca", assemelham-se a narrativas famosas, como "O Gato de Botas". Todas as histórias são complementadas por informações paralelas sobre sua origem, seu tema e seus símbolos, sobre locais e personagens relacionados com os protagonistas, sobre o país e a época em que teriam se desenrolado, etc. Desenhos, quadros famosos e fotografias compõem o material iconográfico e ajudam a dar a esse livro o caráter de uma "história das histórias". A pesquisa e a organização do volume são do inglês Neil Philip, especialista em mito e folclore na literatura infantil.
Apresente os dados técnicos:
Peça que observem os dados técnicos de outros livros dispostos na sala. Socialize os resultados das descobertas feitas a partir das análises de outras fichas técnicas.
Combine com a turma de fazer a leitura de uma história por dia, acrescida das informações sobre a sua origem, tema, locais e personagens relacionados com os protagonistas, sobre a área geográfica e a época em que teriam se desenrolado.
Apresente também o mapa mundi, informando que marcará ,diariamente,com tachinhas coloridas, a localização do país de origem da história lida. Desta forma, ao final das 52 histórias a turma poderá comprovar se foi dada a volta ao mundo.
Exemplo de Mapa Mundi:
Modelo das tachinhas coloridas:
Esteja atenta para , no decorrer da leitura, garantir que haja espaço para :
Quanto aos comentários da turma, deve-se possibilitar que:
É fundamental garantir que, ao fim da conversa, cada um tenha exposto seus pontos de vista, interpretações, emoções e relações estabelecidas com outros textos, autores ou mesmo com momentos da vida. Cabe ao professor ajudá-los também a incluir as informações dadas antes da leitura na discussão que travarem depois da leitura.
Ao fim da leitura das 52 histórias, organize a turma em duplas e solicite que cada dupla escolha uma das histórias para reescrever.
Segundo o Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (PROFA), "a reescrita é uma atividade de produção textual com apoio. É a escrita de uma história cujo enredo é conhecido e cuja referência é um texto escrito. Quando os alunos aprendem o enredo, junto vem também à forma, a linguagem que se usa para escrever, diferente da que se usa para falar. A reescrita é a produção de mais uma versão, e não a reprodução idêntica. Não é condição para uma atividade de reescrita – e nem é desejável – que o aluno memorize o texto. Para reescrever não é necessário decorar: o que queremos desenvolver não é a memória, mas a capacidade de produzir um texto em linguagem escrita. O conto tradicional, por exemplo, funciona como uma espécie de matriz para a escrita de narrativas. Ao realizar um reconto, os alunos recuperam os acontecimentos da narrativa, utilizando, freqüentemente, elementos da linguagem que se usa para escrever. O mesmo acontece com as reescritas, pois, ao reescrever uma história, um conto, uma fábula os alunos precisam coordenar uma série de tarefas: eles precisam recuperar os acontecimentos, utilizar a linguagem que se escreve organizar junto com os colegas o que querem escrever, controlar o que já foi escrito e o que falta escrever. Ao realizar essas tarefas, os alunos estarão aprendendo sobre o processo de composição de um texto escrito. "
Fonte: Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (PROFA), Volume 2 - p :183
Entregue uma cópia xerocada das histórias escolhidas para cada dupla. Lembre-os que a origem geográfica da história e a época em que foi escrita deve ter um lugar de destaque na reescrita, porque são esses contextos históricos e geográficos que dão os subsídios para melhor entender o enredo e a temática abordada.
Faça um cartaz com o nome das duplas e das histórias que serão reescritas. Afixe no mural:
Esclareça que cada dupla deverá se preocupar em:
Cuide para que os alunos cumpram os objetivos da reescrita.
Informe que as reescritas serão as páginas de um livro que será doado para a biblioteca escolar .
Também organize que um sarau de histórias onde as duplas possam ler suas reescritas para as turmas de alunos menores.
Circule entre as duplas tirando dúvidas e propondo reflexões quanto à ortografia.
Leve-os ao laboratório de informática para pesquisar mais sobre o local de onde veio a história escolhida. Socialize o resultado das pesquisas e as curiosidades descobertas para o grande grupo.
Quando a 1º versão de todas as duplas já estiverem escritas, organize-os em roda e releia os textos produzidos pelos estudantes.
Reitere a importância de que ele terá de ficar muito bem escrito, assim como no livro, pois será compartilhado com outras pessoas e todos devem compreendê-lo.
Em cada texto, interrogue as duplas sobre a adequação da narrativa com base nos elementos da linguagem que se usa para escrever. Por exemplo, se o texto produzido contiver muitas marcas de oralidade (como “aí”, “né” e “então”) ou repetição excessiva de palavras. Caso seja necessário, retome a leitura do conto original que serviu de referência, questionando se é assim que está registrado.
Solicite a escrita da 2º versão, a partir das reflexões feitas na 1º versão.
Circule entre as duplas orientando, tirando dúvidas, propondo novas reflexões.
Solicite que cada dupla leia sua produção para a turma. O grande grupo poderá sugerir, criticar, opinar sobre os textos apresentados.O papel do professor é de mediar as sugestões apresentadas.
Caso seja necessário, solicite uma 3º versão da história.
Leve-o ao laboratório de informática para digitação das histórias.
Cada dupla também deve ficar responsável pela ilustração de sua história.
Produza coletivamente a capa, contracapa, folha de rosto , ficha técnica e índice.
Organize todo material e encaderne .
Promova ensaio da leitura das histórias para o sarau, marcando as partes que cada um da dupla será responsável.
Faça a entrega festiva do livro para a biblioteca escolar, assim como o sarau de leitura para alunos menores.
Toda a sequência da aula também poderá ser feita com o livro " Fabulas" de Monteiro Lobato, apenas ajustando para as características do gênero.
Para estudo do professor:
O professor deverá avaliar:
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06/04/2014
Cinco estrelasA aula é muito boa mesmo. Trabalho excelente.