Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


HISTÓRIAS DO MUNDO TODO: REESCRITA E FICHA TÉCNICA

 

13/01/2011

Autor e Coautor(es)
Soymara Vieira Emiliao
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Simone Alencastre, Miriam Kaiuca e Gloria Maria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Produzir textos a partir de outros conhecidos;
  •  Revisar seu próprio texto;
  •  Buscar informações em diferentes tipos de fontes( livros, revistas, web e etc), aprendendo  a valorizar a leitura como fonte de informação;
  •  Reconhecer as características textuais  do gênero" conto";
Duração das atividades
4 AULAS
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá ser leitor e escritor iniciante.

Estratégias e recursos da aula

1º Atividade

Organize a turma em roda e apresente o seguinte livro:

Leia a sinopse:

Com 52 narrativas de 33 países dos cinco continentes, essa coletânea inclui clássicos como "Chapeuzinho Vermelho" e histórias cuja difusão se restringiu a determinadas culturas, como "Soliday e o corvo", da Jamaica. Alguns contos pouco conhecidos no Brasil, como o tcheco "A raposa manca", assemelham-se a narrativas famosas, como "O Gato de Botas". Todas as histórias são complementadas por informações paralelas sobre sua origem, seu tema e seus símbolos, sobre locais e personagens relacionados com os protagonistas, sobre o país e a época em que teriam se desenrolado, etc. Desenhos, quadros famosos e fotografias compõem o material iconográfico e ajudam a dar a esse livro o caráter de uma "história das histórias". A pesquisa e a organização do volume são do inglês Neil Philip, especialista em mito e folclore na literatura infantil.

Apresente os dados técnicos:

  • Editora: COMPANHIA DAS LETRAS
  • ISBN: 8574060259
  • ISBN-13: 9788574060255
  • Edição: 1ª EDIÇÃO - 1998
  • Numero de páginas: 160
  • Formato: BROCHURA
  • Tamanho: 19.50 x 25.50 cm.

Peça que observem os dados técnicos de outros livros dispostos na sala. Socialize os resultados das descobertas feitas a partir das análises de outras fichas técnicas.

Combine com a turma de fazer a leitura de uma história por dia, acrescida das informações sobre a sua origem, tema, locais e personagens relacionados com os protagonistas, sobre a área geográfica e a época em que teriam se desenrolado.

Apresente também o mapa mundi, informando que marcará  ,diariamente,com tachinhas coloridas, a localização do país de origem  da história lida. Desta forma, ao final das 52 histórias a turma poderá comprovar se foi dada a volta ao mundo.

Exemplo de Mapa Mundi:

Modelo das tachinhas coloridas:

Esteja atenta para , no decorrer da leitura, garantir que haja espaço para :

  • Comentar o que se leu e ouvir os comentários da turma.
  • Compartilhar com a turma os efeitos, sensações, sentimentos que a leitura está produzindo.
  • Confrontar interpretações e pontos de vista.  
  • Relacionar o conteúdo do livro com os de outros livros lidos pelas turmas.
  • Destacar a beleza de certas expressões ou fragmentos do texto.
  • Ao retomar a leitura da próxima história, localizar oralmente o  nome e o tema da ultima historia lida.
  • Antecipar o que segue no texto e controlar as antecipações de acordo com o desenrolar da narrativa.
  • Recuar no texto para recuperar aspectos relevantes e, assim, compreender melhor uma situação ou, ainda, para dar mais atenção a uma informação importante.
  • Comparar as personagens, ambientes e situações que a narrativa apresenta.  
  • Comparar a história  com outros textos do gênero de  outros autores.
  •  Chamar atenção para certos recursos linguísticos próprios do gênero .
  •  Destacar recursos linguísticos adequados a determinadas situações comunicativas ou intenções do escritor.

 Quanto aos comentários da turma, deve-se possibilitar que:

  •  Dêem a opinião e releiam trechos sobre o que se está destacando.
  • Contem os sentimentos provocados  ao ouvir determinado trecho ou história.
  • Relatem as interpretações que fizeram.

É fundamental garantir que, ao fim da conversa,  cada um tenha exposto seus pontos de vista, interpretações, emoções e relações estabelecidas com outros textos, autores ou mesmo com momentos da vida. Cabe ao professor ajudá-los também  a incluir as informações dadas antes da leitura na discussão que travarem depois da leitura.

2º Atividade

Ao fim da leitura das 52 histórias, organize a turma em duplas e solicite que cada dupla escolha uma  das histórias para reescrever.

Segundo o Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (PROFA), "a reescrita é uma atividade de produção textual com apoio. É a escrita de uma história cujo enredo é conhecido e cuja referência é um texto escrito.  Quando os alunos aprendem o enredo, junto vem também à forma, a linguagem que se usa para escrever, diferente da que se usa para falar. A reescrita é a produção de mais uma versão, e não a reprodução idêntica. Não é condição para uma atividade de reescrita – e nem é desejável – que o aluno memorize o texto. Para reescrever não é necessário decorar: o que queremos desenvolver não é a memória, mas a capacidade de produzir um texto em linguagem escrita. O conto tradicional, por exemplo, funciona como uma espécie de matriz para a escrita de narrativas. Ao realizar um reconto, os alunos recuperam os acontecimentos da narrativa, utilizando, freqüentemente, elementos da linguagem que se usa para escrever. O mesmo acontece com as reescritas, pois, ao reescrever uma história, um conto, uma fábula os alunos precisam coordenar uma série de tarefas: eles precisam recuperar os acontecimentos, utilizar a linguagem que se escreve organizar junto com os colegas o que querem escrever, controlar o que já foi escrito e o que falta escrever. Ao realizar essas tarefas, os alunos estarão aprendendo sobre o processo de  composição de um texto escrito. "

Fonte: Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (PROFA), Volume 2 -  p :183

Entregue uma cópia xerocada das histórias escolhidas para cada dupla.  Lembre-os que a origem geográfica da história e  a época em que foi escrita deve ter um lugar de destaque na reescrita, porque são esses contextos históricos e geográficos que dão os subsídios para melhor entender o enredo e a temática abordada. 

Faça um cartaz com o nome das duplas e das histórias que serão reescritas. Afixe no mural:

Esclareça que cada dupla deverá se preocupar em:

  •  Planejar um texto e escrevê-lo.
  • Em reapresentar o conteúdo da história.
  • Em utilizar recursos discursivos para tornar a história mais interessante e a linguagem mais literária.
  • Revisar os textos, adequando a linguagem à sua função.

Cuide para que os alunos cumpram os objetivos da reescrita.

Informe que as reescritas serão as páginas de um livro  que será doado para a biblioteca escolar .

Também organize que um sarau de histórias onde as duplas possam ler suas reescritas para as turmas de alunos menores.

Circule entre as duplas  tirando dúvidas e  propondo reflexões quanto à ortografia.

Leve-os ao laboratório de informática para pesquisar mais sobre o local de onde veio a história escolhida.  Socialize o resultado das pesquisas  e as curiosidades descobertas para o grande grupo.

3º Atividade

Quando a 1º versão de todas as duplas já estiverem escritas, organize-os em roda e releia os textos produzidos pelos estudantes.

Reitere a importância de que ele terá de ficar muito bem escrito, assim como no livro, pois será compartilhado com outras pessoas e todos devem compreendê-lo.  

Em cada texto, interrogue as  duplas sobre a adequação da narrativa com base nos elementos da linguagem que se usa para escrever. Por exemplo, se o texto produzido contiver muitas marcas de oralidade (como “aí”, “né” e “então”) ou repetição excessiva de palavras. Caso seja necessário, retome a leitura do conto original  que serviu de referência, questionando se é assim que está registrado.

4º Atividade:

Solicite a escrita da 2º versão, a partir das reflexões feitas na 1º versão.

Circule entre as duplas orientando, tirando dúvidas, propondo novas reflexões.

Solicite que cada dupla leia sua produção para a turma. O grande grupo poderá sugerir, criticar, opinar sobre os textos apresentados.O papel do professor é de mediar as sugestões apresentadas.

Caso seja necessário, solicite uma 3º versão da história.

5º Atividade:

Leve-o ao laboratório de informática para digitação das histórias.

Cada dupla também deve ficar responsável pela ilustração de sua história.

6º Atividade

Produza coletivamente a capa, contracapa, folha de rosto , ficha técnica e índice.

Organize todo material  e encaderne .

Promova ensaio da leitura das histórias para o sarau, marcando as partes que cada um da dupla será responsável.

Faça a entrega festiva do livro  para a biblioteca escolar, assim como o sarau de leitura para alunos menores.

Recursos Complementares

Toda a sequência da aula também poderá ser feita com o livro " Fabulas" de Monteiro Lobato, apenas ajustando para as características do gênero.

Para estudo do professor:

http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/alfabetizacao-inicial/programa-formacao-professores-alfabetizadores-profa-544560.shtml 

Avaliação

O professor deverá avaliar:

  •  O envolvimento e a participação  durante todo o processo;
  • A ampliação do  repertório linguístico;    A capacidade de compreensão e de escuta com atenção;  
  • A disposição  em contribuir para a realização das etapas das atividades;   
  • O avanço na produção textual, tanto quanto na forma quanto no conteúdo;
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • vania, EMEFEI "Professora Terezinha Zanelli" , São Paulo - disse:
    vaniaesper@yahoo.com.br

    06/04/2014

    Cinco estrelas

    A aula é muito boa mesmo. Trabalho excelente.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.