24/01/2011
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Edna Maria Santana Magalhães
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: organização estrutural dos enunciados |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
É desejável que os alunos apresentem conhecimentos básicos sobre a estrutura sintática dos períodos em Língua Portuguesa e sobre os elementos de coesão.
Primeira aula - 1h e 40 min. (duas aulas geminadas)
Professor,
Neste primeiro momento da aula pergunte aos alunos: O que é um texto?
Ouça suas respostas, estimule-os a construir coletivamente um conceito para texto que se aproxime do seguinte:
"Texto é, então, uma sequência verbal (palavras), oral ou escrita, que forma um todo que tem sentido para um determinado grupo de pessoas em uma determinada situação. O texto pode ter uma extensão variável: uma palavra, uma frase ou um conjunto maior de enunciados, mas ele obrigatoriamente necessita de um contexto significativo para existir."
http://educacao.uol.com.br/portugues/ult1693u10.jhtm - acesso em 13-11-10
Em seguida, explique aos alunos que para um texto apresentar sentido é necessário que tenha coesão e coerência. Mas, o que é coesão e coerência? Pergunte-lhes.
É provável que os alunos não saibam responder, então apresente-lhes as seguintes frases:
A Seleção Brasileira foi desclassificada porque o grupo não estava coeso. (Faltou união.)
Vocês devem ter atitudes coerentes! - disse a professora aos alunos que estavam matando aula. (Atitudes lógicas)
Converse com os alunos sobre o sentido das palavras coeso (unido) e coerentes (lógicas) nos exemplos. Em seguida estimule-os a transpor esses significados para o campo da produção textual:
A partir da compreensão dos sentidos das palavras grifadas, elabore coletivamente um conceito de coesão e coerência para que os alunos registrem no caderno.
A coesão é a correta ligação entre os elementos de um texto, que ocorre no interior das frases, entre as próprias frases e entre os vários parágrafos. Pode-se dizer que um texto é coeso quando os conectivos (conjunções, pronomes relativos) e também a preposição são empregados corretamente. A coerência: diz respeito à ordenação das idéias e dos argumentos. A coerência depende da coesão. Um texto com problemas de coesão terá, provavelmente, problemas de coerência.
http://recantodasletras.uol.com.br/trabalhosescolares/634746 - acesso em 13-11-10.
Em seguida, projete o textos a seguir ou reproduza-os para os alunos:
http://viajamos.com.br/profiles/blogs/nao-te-amo-mais - acesso em 13-11-10
Peça que os alunos leiam-no e respondam as seguintes questões:
Em seguida, sugira a leitura de baixo para cima e peça que eles respondam as mesmas questões. Pergunte-lhes:
Espera-se que os alunos percebam que a escolha dos conectivos, (que, ainda, já, e, mas...) neste texto foi fundamental para a construção das duas mensagens transmitidas.
Depois de ouvir as conclusões dos alunos e corrigir as questões, projete a próxima imagem e peça que eles expliquem qual o sentido da palavra "ou" no texto:
http://ocantinhodanina.files.wordpress.com/2010/09/ou-isto-ou-aquilo.jpg - 13-11-10
Segunda aula - 1h e 40 min. (duas aulas geminadas)
Leve os alunos até a biblioteca da escola para que, em grupos, colham exemplos de períodos compostos que apresentem elementos de coesão. Oriente-os a buscar nos livros didáticos e gramáticas informações sobre o sentido dos elementos de coesão nesses períodos, não se preocupando com a "decoreba" gramatical.
Fique atento/a às dúvidas que surgirem durante a atividade e ajude os grupos na pesquisa sempre que necessário.
Em sala, distribua material para a elaboração de cartazes com os exemplos pesquisados pelos alunos. Cada grupo deverá escrever na cartolina um exemplo de período composto e explicar para a turma o sentido estabelecido na frase pelo elemento de coesão.
Com esta atividade, espera-se que os alunos tenham contato com vários conectivos diferentes, de uma forma dinâmica, o que facilita a compreensão.
Terceira aula - 1h e 40 min. (duas aulas geminadas)
Reproduza para os alunos os textos Circuito Fechado, de Ricado Ramos, e A Pesca, de Affonso de Sant'Anna, encontrados no link:
http://www.pucrs.br/gpt/substantivos.php - acesso em 13-11-10
Solicite a leitura silenciosa dos textos e pergunte-lhes:
Espera-se que os alunos percebam que os textos são construídos a partir de um encadeamento de substantivos que vão descrevendo para o leitor as situações. No primeiro, apresenta-se o cotidiano de um homem a partir dos objetos que ele utiliza; já o segundo conta um momento de pesca através dos substantivos relacionados a essa atividade. Apesar de não haver conectivos, a ordenação das palavras em ambos confere coerência aos textos e faz com que o leitor imagine a cena.
Após a leitura e discussão sobre os textos, que tal pedir que os alunos os reescrevam utilizando os conectivos, sem que modifiquem a mensagem transmitida por cada um? A tarefa poderá ser feita em duplas, o que permite a troca de informações e de ideias entre eles.
Quarta aula - 1h e 40 min.
Proponha a leitura oral dos textos produzidos na aula anterior. Cada dupla deverá apresentar um de seus textos e os outros alunos deverão comentá-los, levando em conta a adequação à proposta, a manutenção do sentido da mensagem e o uso dos conectivos.
Observe se os alunos produziram, no primeiro texto, períodos compostos. Anote no quadro alguns exemplos e os analise com a turma.
Sugira a reescrita a partir dos comentários dos colegas e recolha os textos para correção.
Quinta aula - 1h e 40 min. (duas aulas geminadas)
A partir de uma correção cuidadosa dos textos, elabore uma apresentação de Power Point (ou uma transparência) com os problemas de coesão e de coerência apresentados.
Apresente esse material para a turma, discuta com os alunos os problemas identificados nos textos e peça-lhes sugestões de correção.
Após essa atividade, produza coletivamente uma nova versão de cada um dos textos com os alunos e publique-a no blog da turma.
http://educacao.uol.com.br/portugues/ult1693u13.jhtm - acesso em 13-11-10 (Coesão textual)
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/redacao/coesao-3.php - acesso em 13-11-10 (coesão textual)
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20258 - acesso em 13-11-10 (aula sobre criação de Blog)
Durante todo o processo de construção do conhecimento, observe se os alunos estão desenvolvendo a compreensão a respeito dos temas coesão e coerência textuais. Utilize os textos por eles produzidos para avaliar a aprendizagem desse conteúdo e a habilidade de organização textual.
Não se esqueça de perguntar aos alunos o que aprenderam a respeito dos temas estudados e peça que façam sugestões sobre as atividades propostas. É fundamental que os alunos reflitam sobre a sua aprendizagem, pois assim eles conseguirão perceber as habilidades desenvolvidas e as possíveis dúvidas que surgiram durante o processo.
Quatro estrelas 6 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
02/11/2014
Cinco estrelasBastante sugestivas as atividades, gostei muito e vou aplicar em sala, é muito bom trocar ideias que dão certo, é construtivo demais. Parabéns pelo trabalho!
02/11/2014
Cinco estrelasBastante sugestivas as atividades, gostei muito e vou aplicar em sala, é muito bom trocar ideias que dão certo, é construtivo demais. Parabéns pelo trabalho!
27/04/2014
Cinco estrelasAmei as ideias. Vou adaptá-las e usar nas minhas aulas. Parabéns, Pro Caroline!
25/11/2013
Quatro estrelasMuito Bacana estas aulas!
13/08/2012
Cinco estrelasMuito bom, uma ajuda excelente para os professores recém formados que necessitam de um auxilio extra...
08/04/2011
Cinco estrelasUma boa estratégia didática para se trabalhar a coesão e coerência. Gostei!