Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Coesão textual no interior dos períodos compostos

 

24/01/2011

Autor y Coautor(es)
Caroline Souza Ferreira Filgueiras
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Edna Maria Santana Magalhães

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: organização estrutural dos enunciados
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Médio Língua Portuguesa Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • reconhecer a importância do uso dos conectivos como estabelecedores de coerência e coesão;
  • estabelecer relações sintático-semânticas na construção do período composto;
  • identificar as relações de significado estabelecidas pelos conectivos;
  • produzir textos explorando os elementos coesivos.
Duração das atividades
Cinco aulas de 1 hora e 40 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É desejável que os alunos apresentem conhecimentos básicos sobre a estrutura sintática dos períodos em Língua Portuguesa e sobre os elementos de coesão.

Estratégias e recursos da aula

Primeira aula - 1h e 40 min. (duas aulas geminadas)

 

 

Professor,

 

Neste primeiro momento da aula pergunte aos alunos: O que é um texto?

Ouça suas respostas, estimule-os a construir coletivamente um conceito para texto que se aproxime do seguinte:

 

 

"Texto é, então, uma sequência verbal (palavras), oral ou escrita, que forma um todo que tem sentido para um determinado grupo de pessoas em uma determinada situação. O texto pode ter uma extensão variável: uma palavra, uma frase ou um conjunto maior de enunciados, mas ele obrigatoriamente necessita de um contexto significativo para existir."

http://educacao.uol.com.br/portugues/ult1693u10.jhtm - acesso em 13-11-10 

 

 

 

Em seguida, explique aos alunos que para um texto apresentar sentido é necessário que tenha coesão e coerência. Mas, o que é coesão e coerência? Pergunte-lhes.

É provável que os alunos não saibam responder, então apresente-lhes as seguintes frases:

 

 

A Seleção Brasileira foi desclassificada porque o grupo não estava coeso. (Faltou união.)

Vocês devem ter atitudes coerentes! - disse a professora aos alunos que estavam matando aula. (Atitudes lógicas)

 

 

Converse com os alunos sobre o sentido das palavras coeso (unido) e coerentes (lógicas) nos exemplos. Em seguida estimule-os a transpor esses significados para o campo da produção textual:

  • Se coeso é unido, o quer dizer a coesão dentro do texto?
  • Se coerente é lógico, o que significa a coerência textual?

 

 

A partir da compreensão dos sentidos das palavras grifadas, elabore coletivamente um conceito de coesão e coerência para que os alunos registrem no caderno.

 

 

A coesão é a correta ligação entre os elementos de um texto, que ocorre no interior das frases, entre as próprias frases e entre os vários parágrafos. Pode-se dizer que um texto é coeso quando os conectivos (conjunções, pronomes relativos) e também a preposição são empregados corretamente. A coerência: diz respeito à ordenação das idéias e dos argumentos. A coerência depende da coesão. Um texto com problemas de coesão terá, provavelmente, problemas de coerência.

 

http://recantodasletras.uol.com.br/trabalhosescolares/634746 - acesso em 13-11-10. 

 

 

Em seguida, projete o textos a seguir ou reproduza-os para os alunos:

 

 

 

http://viajamos.com.br/profiles/blogs/nao-te-amo-mais - acesso em 13-11-10 

 

Peça que os alunos leiam-no e respondam as seguintes questões:

 

 

  1. O texto apresenta sentido?
  2. Qual a mensagem transmitida por ele?
  3. A quem esta mensagem está sendo dirigida?
  4. Que palavras no texto são responsáveis por fazer a ligação entre as outras, ou seja, quais são os elementos de coesão?
  5. Qual a diferença de sentido entre as palavras mas e mais no texto?
  6. Que sentidos apresentam as palavras ainda e já no texto?
  7. Com que objetivo a palavra "que" foi usada repetidas vezes no texto?

 

 

Em seguida, sugira a leitura de baixo para cima e peça que eles respondam as mesmas questões. Pergunte-lhes:

 

 

  • o que mudou?
  • O texto continua apresentando coerência e coesão?

 

 

Espera-se que os alunos percebam que a escolha dos conectivos, (que, ainda, já, e, mas...) neste texto foi fundamental para a construção das duas mensagens transmitidas.

 

 

Depois de ouvir as conclusões dos alunos e corrigir as questões, projete a próxima imagem e peça que eles expliquem qual o sentido da palavra "ou" no texto:

 

 

http://ocantinhodanina.files.wordpress.com/2010/09/ou-isto-ou-aquilo.jpg - 13-11-10 

 

 

 

Segunda aula - 1h e 40 min. (duas aulas geminadas)

 

 

 

Leve os alunos até a biblioteca da escola para que, em grupos, colham  exemplos de períodos compostos que apresentem elementos de coesão. Oriente-os a buscar nos livros didáticos e gramáticas informações sobre o sentido dos elementos de coesão nesses períodos, não se preocupando com a "decoreba" gramatical.

Fique atento/a às dúvidas que surgirem durante a atividade e ajude os grupos na pesquisa sempre que necessário.

Em sala, distribua material para a elaboração de cartazes com os exemplos pesquisados pelos alunos. Cada grupo deverá escrever na cartolina um exemplo de período composto e explicar para a turma o sentido estabelecido na frase pelo elemento de coesão.

Com esta atividade, espera-se que os alunos tenham contato com vários conectivos diferentes, de uma forma dinâmica, o que facilita a compreensão.

 

 

 

Terceira aula - 1h e 40 min. (duas aulas geminadas)

 

 

 

Reproduza para os alunos os textos Circuito Fechado, de Ricado Ramos, e A Pesca, de Affonso de Sant'Anna, encontrados no link:

 

http://www.pucrs.br/gpt/substantivos.php - acesso em 13-11-10 

 

 

Solicite a leitura silenciosa dos textos e pergunte-lhes:

 

  1. O que os dois textos têm em comum?
  2. Quais os temas de cada um deles?
  3. Como os autores elaboraram as mensagens a serem transmitidas?
  4. Apesar da falta dos elementos de coesão, ha coerência nos textos, ou seja, eles apresentam sentido?

 

Espera-se que os alunos percebam que os textos são construídos a partir de um encadeamento de substantivos que vão descrevendo para o leitor as situações. No primeiro, apresenta-se o cotidiano de um homem a partir dos objetos que ele utiliza; já o segundo conta um momento de pesca através dos substantivos relacionados a essa atividade. Apesar de não haver conectivos, a ordenação das palavras em ambos confere coerência aos textos e faz com que o leitor imagine a cena.

 

 

Após a leitura e discussão sobre os textos, que tal pedir que os alunos os reescrevam utilizando os conectivos, sem que modifiquem a mensagem transmitida por cada um? A tarefa poderá ser feita em duplas, o que permite a troca de informações e de ideias entre eles.

 

 

 

Quarta aula - 1h e 40 min.

 

 

Proponha a leitura oral dos textos produzidos na aula anterior. Cada dupla deverá apresentar um de seus textos e os outros alunos deverão comentá-los, levando em conta a adequação à proposta, a manutenção do sentido da mensagem e o uso dos conectivos.

Observe se os alunos produziram, no primeiro texto, períodos compostos. Anote no quadro alguns exemplos e os analise com a turma.

Sugira a reescrita a partir dos comentários dos colegas e recolha os textos para correção.

 

 

 

 

Quinta aula - 1h e 40 min. (duas aulas geminadas)

 

 

 

A partir de uma correção cuidadosa dos textos, elabore uma apresentação de Power Point (ou uma transparência) com os problemas de coesão e de coerência apresentados.

Apresente esse material para a turma, discuta com os alunos os problemas identificados nos textos e peça-lhes sugestões de correção.

Após essa atividade, produza coletivamente uma nova versão de cada um dos textos com os alunos e publique-a no blog da turma.

Recursos Complementares

http://educacao.uol.com.br/portugues/ult1693u13.jhtm - acesso em 13-11-10 (Coesão textual) 

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/redacao/coesao-3.php - acesso em 13-11-10 (coesão textual) 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20258 - acesso em 13-11-10 (aula sobre criação de Blog) 

Avaliação

Durante todo o processo de construção do conhecimento, observe se os alunos estão desenvolvendo a compreensão a respeito dos temas coesão e coerência textuais. Utilize os textos por eles produzidos para avaliar a aprendizagem desse conteúdo e a habilidade de organização textual.

Não se esqueça de perguntar aos alunos o que aprenderam a respeito dos temas estudados e peça que  façam sugestões sobre as atividades propostas. É fundamental que os alunos reflitam sobre a sua aprendizagem, pois assim eles conseguirão perceber as habilidades desenvolvidas e as possíveis dúvidas que surgiram durante o processo.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 6 calificaciones

  • Cinco estrelas 5/6 - 83,33%
  • Quatro estrelas 1/6 - 16,67%
  • Três estrelas 0/6 - 0%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Roseane Soares Guimarães, Escola Lagoa Encantada , Pernambuco - dijo:
    roseaneguimaresroseane@hotmail.com

    02/11/2014

    Cinco estrelas

    Bastante sugestivas as atividades, gostei muito e vou aplicar em sala, é muito bom trocar ideias que dão certo, é construtivo demais. Parabéns pelo trabalho!


  • Roseane Soares Guimarães, Escola Lagoa Encantada , Pernambuco - dijo:
    roseaneguimaresroseane@hotmail.com

    02/11/2014

    Cinco estrelas

    Bastante sugestivas as atividades, gostei muito e vou aplicar em sala, é muito bom trocar ideias que dão certo, é construtivo demais. Parabéns pelo trabalho!


  • Graciele, Colegio Estadual Joao Durval , Bahia - dijo:
    gallcoite@hotmail.com

    27/04/2014

    Cinco estrelas

    Amei as ideias. Vou adaptá-las e usar nas minhas aulas. Parabéns, Pro Caroline!


  • MARTA ALVES DOS SANTOS, EE PEDRO MENDES FONTOURA , Mato Grosso do Sul - dijo:
    profmarta10@gmail.com

    25/11/2013

    Quatro estrelas

    Muito Bacana estas aulas!


  • Mirlla, IESAP , Amapá - dijo:
    mirllasousza@yahoo.com.br

    13/08/2012

    Cinco estrelas

    Muito bom, uma ajuda excelente para os professores recém formados que necessitam de um auxilio extra...


  • Aparecida clemilda porto, ESC DE EDUCACAO BASICA , Minas Gerais - dijo:
    aparecidae@ufu.br

    08/04/2011

    Cinco estrelas

    Uma boa estratégia didática para se trabalhar a coesão e coerência. Gostei!


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.