Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


The Simpsons – Será que os Americanos são muito diferentes dos brasileiros?

 

16/12/2010

Autor e Coautor(es)
JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Andréa Marques Leão Doescher

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão auditiva e leitura
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Escrita e produção oral
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Grau de formalidade na escrita e na fala
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão escrita
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1.      Conscientizar-se quanto aos diferentes estilos de vida como reflexo da cultura   

2.      Reconhecer a forma e uso dos verbos TO BE, TO HAVE and TO WEAR no presente simples e no presente contínuo   

3.      Desenvolver vocabulário relacionado a atividades diárias, descrição de lugares e de pessoas   

4.      Produzir e interpretar textos orais e escritos   (referência: http://www.eslmonkeys.com/teacher/lessonplans_d.php?id=113

Duração das atividades
Aproximadamente 04 (quatro) horas-aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  1. Verbos TO BE, TO HAVE and TO WEAR no presente simples e no presente contínuo em Inglês   
  2. Vocabulário relacionado a atividades diárias, descrição de lugares e de pessoas em Inglês   
  3. Vocabulário relacionado a membros da família em Inglês.
Estratégias e recursos da aula

MOTIVAÇÃO   

No início das atividades destas aulas, o professor exibirá uma imagem com vários personagens da série de TV “Os Simpsons” (Fig. 1) fazendo uso do projetor multimídia ou de retroprojetor.   

RECURSO - “Os Simpsons”

http://www.slideshare.net/jugense/simpsons-esleflexercise    

Figura 1 - Imagem do Recurso

Fonte: http://digitalcitizen.ca/2009/03/01/cultural-english-as-a-secondforeign-language-and-public-speaking-exercises/ Acesso em: 10 de novembro de 2010.    

A partir da imagem exibida, o professor promoverá uma conversa com os alunos, preferencialmente em Inglês, com base nas seguintes questões norteadoras:   

Do you know these characters? (Você conhece estes personagens?) – Open answer. (Resposta livre.)   

Which TV program are they from? (De qual programa de TV eles são?) – The Simpsons. (Os Simpsons.)   

Which character do you prefer? Why? (Qual personagem você prefere? Por quê?) – Open answer. (Resposta livre.)   

Neste momento, os alunos poderão se expressar livremente e em aula aberta, dando suas opiniões e fazendo seus comentários sobre os personagens apresentados.   

ATIVIDADE 1   

Como continuidade às atividades de Motivação, o professor dividirá os alunos em grupos de três integrantes. Cada grupo deverá escolher um dos personagens na figura mostrada anteriormente e elaborar uma apresentação. O primeiro passo será criar um texto sobre tal personagem. Para tanto, os grupos poderão ter como base as questões apresentadas no recurso, que poderão ser impressas em forma de folha atividade ou exibidas em projetor multimídia/retroprojetor.   

RECURSO – Questões   

Which character did you choose? - Qual personagem você escolheu?   

Why did you choose him/her/it? - Por que você escolheu ele/ela?   

What is this character relation to the others? (eg: father, sister...) - O que este personagem é em relação aos outros? (ex: pai, irmã...)   

What does he/she or it look like? – Como é a aparência dele(a)?   

What is he/she wearing? – O que ele/ela está vestindo?   

What is he/she/it like? -  Como ele/ela é?   

What does he/she/it do? (eg: study, work...) – O que ele/ela faz?   

Ainda, durante a produção dos textos a serem inseridos na apresentação, os alunos poderão acessar alguns sites sobre o programa “Os Simpsons”, bem como sobre o uso de vocabulário e expressões adequadas para descrever pessoas:   

RECURSO – Sites   

1. Sites sobre “Os Simpsons”

http://www.thesimpsons.com/    

http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Simpsons    

http://en.wikipedia.org/wiki/The_Simpsons   

http://pt.wikiquote.org/wiki/The_Simpsons    

http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_characters_in_The_Simpsons    

http://www.thesimpsons.com/characters/home.htm (Fig. 2)    

http://animatedtv.about.com/od/characters/Characters_from_The_Simpsons.htm   

Figura 2 – Imagem do Recurso   

2. Sites com vocabulário e expressões para descrição de pessoas    

http://www.examples-help.org.uk/parts-of-speech/personality-adjectives.htm    

http://www.esolcourses.com/content/exercises/grammar/adjectives/personality/more-words-for-describing-personality.html    

http://www.talkeasy.co.uk/link/materials/esl11.html    

http://www.englishclub.com/vocabulary/illustrated-clothes.htm    

http://www.english-zone.com/vocab/warm.html    

3. Sites sobre Presente Simples e Contínuo usado para falar de atividades diárias  

http://wn.com/daily_activities_the_simple_present_tense    

http://www.brasilescola.com/ingles/present-continuous.htm    

http://www.brasilescola.com/ingles/simple-present.htm  

http://www.tolearnenglish.com/free/news/printmatchpresent.php    

Os alunos poderão produzir, por exemplo, o seguinte texto:   

We like Bart Simpson. He is Homer and Margie’s son. Bart has two sisters: Meg and Lisa. He is energetic. Bart is wearing a red blouse, a blue shorts and blue shoes. He studies and likes to watch TV. He watches TV every day.   

(Nós gostamos de Bart Simpson. Ele é filho de Homer e Margie. Bart tem duas irmãs: Meg e Lisa. Ele é agitado. Bart está vestindo uma blusa vermelha, um shorts azul e sapatos azuis. Ele estuda e gosta de ver TV. Ele assiste TV todo dia.)   

Neste momento, o professor deverá circular entre os grupos supervisionando e orientando as atividades. Sugerimos o uso da ferramenta “Impress” (disponível no pacote de programas do BrOffice) (Fig. 3) para a criação de slides com as apresentações. Tais slides poderão conter, além dos textos, imagens dos personagens em questão.   

RECURSO – BrOffice Impress

http://www.broffice.org/    

Figura 3 – Imagem do Recurso

Fonte: http://programaslinux.com.br/html/uploads/user_1455/Office_impress_010.jpg   Acesso em: 11 de novembro de 2010.   

Ao final desta etapa é importante que o professor auxilie os alunos quanto à pronúncia e entonação adequadas para a leitura do texto, pois na sequência, irão apresentá-lo oralmente.   

ATIVIDADE 2   

Dando sequência as atividades destas aulas, os grupos deverão apresentar oralmente para a turma o personagem escolhido. Nesta oportunidade, todos os alunos terão a oportunidade de comentar sobre os personagens apresentados.   

ATIVIDADE 3   

Com base nas apresentações realizadas, o professor perguntará aos alunos, em aula aberta:  

Do you think that the Simpsons and his friends live in a different way? (Você acha que os Simpsons e seus amigos vivem de uma forma diferente?)   

The Simpsons are North-American. Is the North-American lifestyle different from the Brazilian lifestyle? (Os Simpsons são norte-americanos. O estilo de vida dos norte-americanos é diferente do estilo de vida dos brasileiros?   

What do you know about the “American way of life”? (O que você sabe do “American way of life – estilo de vida americano”?   

Are the families in The USA different from the families in Brazil? How? (As famílias nos EUA são diferentes das famílias no Brasil? Como?   

Os alunos responderão livremente às questões.  Em seguida, novamente em grupos, deverão pesquisar sobre o tema “American Way of Life – Families (Estilo de vida Americano – Famílias), a partir de pesquisas na Internet para produzir um parágrafo sobre o tema.   

RECURSO – Sites para Pesquisa  

http://www.klickeducacao.com.br/conteudo/pagina/0,6313,POR-1307-10082-,00.html    

http://www.americanfamilytraditions.com/    

http://www.filologia.org.br/pub_outras/sliit02/sliit02_87-92.html    

http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/ipea-mostra-uma-revolucao-na-familia-brasileira    

http://economia.ig.com.br/financas/no+brasil+38+das+familias+tem+condicoes+de+comprar+carro/n1237814918742.html    

http://www.salariominimo.net/2010/04/08/renda-media-das-familias-no-brasil-tem-aumento-recorde-em-2010/    

http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/0404sintese.shtm    

Para a realização da atividade, sugerimos o uso de editores de texto tais como o “BrOffice Writer” (disponível no pacote de programas do BrOffice) (Fig. 4), uma vez que ele permite um processo de escrita e reescrita com registro e maior organização.   

RECURSO – BrOffice Writer

http://www.broffice.org/    

Figura 4 – Imagem do Recurso

Fonte: http://www.jurisway.org.br/UPLOADS/upl_img/IGORSANTANA0057.jpg Acesso em: 06 de outubro de 2010.   

O professor deverá circular entre os grupos supervisionando e orientando a produção do parágrafo. Por exemplo, um dos textos produzidos poderia ser o seguinte:   

The American families are usually smaller than Brazilian families. They usually live in big houses and eat a lot. Many Americans are fat. Americans are considered consumist, but Brazilians are becoming more consumist every year. (As famílias Americanas são comumente menores que as brasileiras. Eles costumam viver em casas grandes e comer muito. Muitos americanos são gordos. Os americanos são considerados consumistas, mas os brasileiros estão se tornando mais consumistas a cada dia.)   

ATIVIDADE 4   

Os textos produzidos pelos grupos serão impressos em letras de tamanho grande para que possam ser afixados nas paredes da sala, de forma que todos os alunos possam circular pela sala, lê-los e discutir as informações apresentadas.   

ATIVIDADE 5   

A partir das discussões nas atividades anteriores,  para finalizar as atividades destas aulas, o professor proporá um debate, a ser realizado preferencialmente em Inglês, em aula aberta, com base nas seguintes questões:   

1.      Are Brazilians imitating the American way of life? Is it good or bad? (Os brasileiros estão imitando o estilo de vida Americano? Isto é bom ou ruim?   

2.      What are the positive and negative aspects of the Brazilians lifestyle? (Quais os aspectos positivos e negativos do estilo de vida dos brasileiros?   

O professor deverá estimular para que todos os alunos expressem suas opiniões, gerenciando o debate de forma a que todos possam chegar a uma conclusão a respeito das diferenças e semelhanças entre o estilo de vida das famílias brasileiras e norte-americanas.   

SUGESTÕES   

Em colaboração com o professor de Geografia, pesquisar dados estatísticos do Brasil e dos EUA, estabelecendo comparações entre os mesmos.   

Recursos Complementares

Dicionário português-inglês   

RECURSO - Dictionary. com  

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?pagina=1&tamanhoPagina=25&categoria=3&outrosPaises=false 

Avaliação

O professor deverá supervisionar os alunos durante todas as atividades, avaliando a capacidade de trabalho em grupos bem como a produção e apresentação adequada de textos orais e escritos sobre o tema proposto.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.