16/12/2010
Andréa Marques Leão Doescher
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão auditiva e leitura |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção oral |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Escrita e produção oral |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Grau de formalidade na escrita e na fala |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão escrita |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão oral |
1. Conscientizar-se quanto aos diferentes estilos de vida como reflexo da cultura
2. Reconhecer a forma e uso dos verbos TO BE, TO HAVE and TO WEAR no presente simples e no presente contínuo
3. Desenvolver vocabulário relacionado a atividades diárias, descrição de lugares e de pessoas
4. Produzir e interpretar textos orais e escritos (referência: http://www.eslmonkeys.com/teacher/lessonplans_d.php?id=113)
MOTIVAÇÃO
No início das atividades destas aulas, o professor exibirá uma imagem com vários personagens da série de TV “Os Simpsons” (Fig. 1) fazendo uso do projetor multimídia ou de retroprojetor.
RECURSO - “Os Simpsons”
http://www.slideshare.net/jugense/simpsons-esleflexercise
Figura 1 - Imagem do Recurso
Fonte: http://digitalcitizen.ca/2009/03/01/cultural-english-as-a-secondforeign-language-and-public-speaking-exercises/ Acesso em: 10 de novembro de 2010.
A partir da imagem exibida, o professor promoverá uma conversa com os alunos, preferencialmente em Inglês, com base nas seguintes questões norteadoras:
Do you know these characters? (Você conhece estes personagens?) – Open answer. (Resposta livre.)
Which TV program are they from? (De qual programa de TV eles são?) – The Simpsons. (Os Simpsons.)
Which character do you prefer? Why? (Qual personagem você prefere? Por quê?) – Open answer. (Resposta livre.)
Neste momento, os alunos poderão se expressar livremente e em aula aberta, dando suas opiniões e fazendo seus comentários sobre os personagens apresentados.
ATIVIDADE 1
Como continuidade às atividades de Motivação, o professor dividirá os alunos em grupos de três integrantes. Cada grupo deverá escolher um dos personagens na figura mostrada anteriormente e elaborar uma apresentação. O primeiro passo será criar um texto sobre tal personagem. Para tanto, os grupos poderão ter como base as questões apresentadas no recurso, que poderão ser impressas em forma de folha atividade ou exibidas em projetor multimídia/retroprojetor.
RECURSO – Questões
Which character did you choose? - Qual personagem você escolheu?
Why did you choose him/her/it? - Por que você escolheu ele/ela?
What is this character relation to the others? (eg: father, sister...) - O que este personagem é em relação aos outros? (ex: pai, irmã...)
What does he/she or it look like? – Como é a aparência dele(a)?
What is he/she wearing? – O que ele/ela está vestindo?
What is he/she/it like? - Como ele/ela é?
What does he/she/it do? (eg: study, work...) – O que ele/ela faz?
Ainda, durante a produção dos textos a serem inseridos na apresentação, os alunos poderão acessar alguns sites sobre o programa “Os Simpsons”, bem como sobre o uso de vocabulário e expressões adequadas para descrever pessoas:
RECURSO – Sites
1. Sites sobre “Os Simpsons”
http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Simpsons
http://en.wikipedia.org/wiki/The_Simpsons
http://pt.wikiquote.org/wiki/The_Simpsons
http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_characters_in_The_Simpsons
http://www.thesimpsons.com/characters/home.htm (Fig. 2)
http://animatedtv.about.com/od/characters/Characters_from_The_Simpsons.htm
Figura 2 – Imagem do Recurso
2. Sites com vocabulário e expressões para descrição de pessoas
http://www.examples-help.org.uk/parts-of-speech/personality-adjectives.htm
http://www.talkeasy.co.uk/link/materials/esl11.html
http://www.englishclub.com/vocabulary/illustrated-clothes.htm
http://www.english-zone.com/vocab/warm.html
3. Sites sobre Presente Simples e Contínuo usado para falar de atividades diárias
http://wn.com/daily_activities_the_simple_present_tense
http://www.brasilescola.com/ingles/present-continuous.htm
http://www.brasilescola.com/ingles/simple-present.htm
http://www.tolearnenglish.com/free/news/printmatchpresent.php
Os alunos poderão produzir, por exemplo, o seguinte texto:
We like Bart Simpson. He is Homer and Margie’s son. Bart has two sisters: Meg and Lisa. He is energetic. Bart is wearing a red blouse, a blue shorts and blue shoes. He studies and likes to watch TV. He watches TV every day.
(Nós gostamos de Bart Simpson. Ele é filho de Homer e Margie. Bart tem duas irmãs: Meg e Lisa. Ele é agitado. Bart está vestindo uma blusa vermelha, um shorts azul e sapatos azuis. Ele estuda e gosta de ver TV. Ele assiste TV todo dia.)
Neste momento, o professor deverá circular entre os grupos supervisionando e orientando as atividades. Sugerimos o uso da ferramenta “Impress” (disponível no pacote de programas do BrOffice) (Fig. 3) para a criação de slides com as apresentações. Tais slides poderão conter, além dos textos, imagens dos personagens em questão.
RECURSO – BrOffice Impress
Figura 3 – Imagem do Recurso
Fonte: http://programaslinux.com.br/html/uploads/user_1455/Office_impress_010.jpg Acesso em: 11 de novembro de 2010.
Ao final desta etapa é importante que o professor auxilie os alunos quanto à pronúncia e entonação adequadas para a leitura do texto, pois na sequência, irão apresentá-lo oralmente.
ATIVIDADE 2
Dando sequência as atividades destas aulas, os grupos deverão apresentar oralmente para a turma o personagem escolhido. Nesta oportunidade, todos os alunos terão a oportunidade de comentar sobre os personagens apresentados.
ATIVIDADE 3
Com base nas apresentações realizadas, o professor perguntará aos alunos, em aula aberta:
Do you think that the Simpsons and his friends live in a different way? (Você acha que os Simpsons e seus amigos vivem de uma forma diferente?)
The Simpsons are North-American. Is the North-American lifestyle different from the Brazilian lifestyle? (Os Simpsons são norte-americanos. O estilo de vida dos norte-americanos é diferente do estilo de vida dos brasileiros?
What do you know about the “American way of life”? (O que você sabe do “American way of life – estilo de vida americano”?
Are the families in The USA different from the families in Brazil? How? (As famílias nos EUA são diferentes das famílias no Brasil? Como?
Os alunos responderão livremente às questões. Em seguida, novamente em grupos, deverão pesquisar sobre o tema “American Way of Life – Families (Estilo de vida Americano – Famílias), a partir de pesquisas na Internet para produzir um parágrafo sobre o tema.
RECURSO – Sites para Pesquisa
http://www.klickeducacao.com.br/conteudo/pagina/0,6313,POR-1307-10082-,00.html
http://www.americanfamilytraditions.com/
http://www.filologia.org.br/pub_outras/sliit02/sliit02_87-92.html
http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/ipea-mostra-uma-revolucao-na-familia-brasileira
http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/0404sintese.shtm
Para a realização da atividade, sugerimos o uso de editores de texto tais como o “BrOffice Writer” (disponível no pacote de programas do BrOffice) (Fig. 4), uma vez que ele permite um processo de escrita e reescrita com registro e maior organização.
RECURSO – BrOffice Writer
Figura 4 – Imagem do Recurso
Fonte: http://www.jurisway.org.br/UPLOADS/upl_img/IGORSANTANA0057.jpg Acesso em: 06 de outubro de 2010.
O professor deverá circular entre os grupos supervisionando e orientando a produção do parágrafo. Por exemplo, um dos textos produzidos poderia ser o seguinte:
The American families are usually smaller than Brazilian families. They usually live in big houses and eat a lot. Many Americans are fat. Americans are considered consumist, but Brazilians are becoming more consumist every year. (As famílias Americanas são comumente menores que as brasileiras. Eles costumam viver em casas grandes e comer muito. Muitos americanos são gordos. Os americanos são considerados consumistas, mas os brasileiros estão se tornando mais consumistas a cada dia.)
ATIVIDADE 4
Os textos produzidos pelos grupos serão impressos em letras de tamanho grande para que possam ser afixados nas paredes da sala, de forma que todos os alunos possam circular pela sala, lê-los e discutir as informações apresentadas.
ATIVIDADE 5
A partir das discussões nas atividades anteriores, para finalizar as atividades destas aulas, o professor proporá um debate, a ser realizado preferencialmente em Inglês, em aula aberta, com base nas seguintes questões:
1. Are Brazilians imitating the American way of life? Is it good or bad? (Os brasileiros estão imitando o estilo de vida Americano? Isto é bom ou ruim?
2. What are the positive and negative aspects of the Brazilians lifestyle? (Quais os aspectos positivos e negativos do estilo de vida dos brasileiros?
O professor deverá estimular para que todos os alunos expressem suas opiniões, gerenciando o debate de forma a que todos possam chegar a uma conclusão a respeito das diferenças e semelhanças entre o estilo de vida das famílias brasileiras e norte-americanas.
SUGESTÕES
Em colaboração com o professor de Geografia, pesquisar dados estatísticos do Brasil e dos EUA, estabelecendo comparações entre os mesmos.
Dicionário português-inglês
RECURSO - Dictionary. com
O professor deverá supervisionar os alunos durante todas as atividades, avaliando a capacidade de trabalho em grupos bem como a produção e apresentação adequada de textos orais e escritos sobre o tema proposto.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
05/02/2011
Cinco estrelasExcelente.