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Jogo de tabuleiro humano.

 

13/12/2010

Autor e Coautor(es)

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Médio Educação Física Jogos: Valores culturais
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Conhecer um jogo dinâmico e inteligente que simula regras e a estrutura de um jogo de tabuleiro.

- Desenvolver a cooperação em grupo e a tomada de decisão frente a desafios arriscados.

- Analisar informações desenvolvendo negociações constantes com os colegas, a equipe adversária, o tempo e os desafios.

- Vivenciar o “jogo de tabuleiro humano” dentro das possibilidades e realidade escolar.

Duração das atividades
Serão duas atividades de 25 minutos e uma de 50 minutos compreendendo um total de 100 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Por se tratar de uma aula introdutória não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – Jogos de tabuleiro.

Duração: 25 minutos.

Material: computadores, jogos de dama e xadrez.

Local: sala de informática ou sala de aula.

Para iniciar a aula sobre o Tabuleiro Humano, o professor (a) poderá apresentar aos alunos as principais características de jogos de tabuleiro: primeiras civilizações em que surgiram; características dos jogos em diferentes civilizações e os jogos mais praticados no Brasil. Terá a sua disposição sites na internet que ajudarão a organizar essa primeira parte da aula. Poderá também levar alguns jogos clássicos como dama e xadrez para ilustrações.

O professor (a) também poderá abordar questões sobre a “virtualização” dos jogos de tabuleiro na sociedade contemporânea, em que a maioria dos jogos já estão disponíveis na internet e são jogados em rede por milhões de pessoas. Jogos de cartas, tabuleiro e até mesmo jogos criados para o próprio “mundo virtual” são acessados em grandes escalas cotidianamente.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jogo_de_tabuleiro  (Acesso em 09/11/10).  

http://www.ludomania.com.br/ (Acesso em 09/11/10). (Diversos jogos de tabuleiro e suas características). 

Atividade 2 – Jogando alguns jogos.

Duração: 25 minutos.

Material: Jogos de tabuleiro propostos pelo professor para os alunos (Ex: tabuleiros de dama, xadrez, trilha, dentre outros).

Local: Sala ou espaço que permita a realização das atividades.

 O professor (a) agora poderá propor que os alunos joguem alguns jogos de tabuleiro, vivenciando-os e relacionando com as características observadas na primeira parte da aula.  

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/xadrez/como-jogar-xadrez.php (Acesso em 09/11/10). (Origem do xadrez; peças; como jogar).    

http://www.angelfire.com/ab/jogos/Tradicionais/xadrez_basico.htm (Acesso em 09/11/10). (Xadrez básico - regras).    

http://www.angelfire.com/ab/jogos/Tradicionais/damas.html (Acesso em 09/11/10). (Como jogar Damas: história, regras e objetivos).    

http://pt.wikipedia.org/wiki/Trilha_(jogo) (Acesso em 09/11/10). (O jogo Trilha: história, regras e estratégias). 

Imagem: Jogo de trilha. Fonte: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.bigmae.com/wp-content/uploads/2010/07/jogo-da-trilha.jpg&imgrefurl=http://www.bigmae.com/jogo-trilha-ou-jogo-do-moinho/&usg=__rhPfS56_8XPZCu6Jcjde8P3HLk4=&h=261&w=257&sz=32&hl=pt-br&start=0&zoom=1&tbnid=yUS89V-7UEZ7TM:&tbnh=155&tbnw=153&prev=/images%3Fq%3Djogo%2Btrilha%26um%3D1%26hl%3Dpt-br%26sa%3DN%26biw%3D1676%26bih%3D821%26rlz%3D1W1GGLD_pt-BR%26tbs%3Disch:10%2C123&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=498&vpy=491&dur=123&hovh=208&hovw=205&tx=135&ty=91&ei=teXeTLWwB4Wclgf748CIDQ&oei=teXeTLWwB4Wclgf748CIDQ&esq=1&page=1&ndsp=33&ved=1t:429,r:27,s:0&biw=1676&bih=821   (Acesso em 13/11/10).

http://pt.wikipedia.org/wiki/War (Acesso em 13/11/10). (Jogo “War”). 

Imagem: Jogando War. Fonte: Próprio autor.

Atividade 3 – O tabuleiro humano.

Duração: 50 minutos.

Material: Cartolinas, palitos de madeira, fita zebrada, cola ou fita adesiva, pincei, bambolês e demais materiais que o professor(a) utilizar para as “provas”.

Local: Quadra ou espaço aberto onde se possa realizar a atividade.

Agora o professor(a) poderá propor um jogo de tabuleiro em que os alunos serão as peças. Organizará o “tabuleiro” em um espaço que permita que os alunos se movimentem com facilidade. Antes poderá desenhar em uma folha de papel como estruturar o tabuleiro. Para montagem poderá utilizar cartolinas presas a palitos de madeira ou algo que sustente. Assim organizará alguns “trechos” a serem percorridos pelos alunos, como apresentado nas imagens a seguir.

Imagem: Estrutura do jogo do "tabuleiro humano". Fonte: Próprio autor.

Imagem: Cartolinas posicionadas na estrutura do "tabuleiro humano". Fonte: Próprio autor.

Imagem: Cartolinas posicionadas na estrutura do "tabuleiro humano". Fonte: Próprio autor.

Assim o professor(a) poderá seguir os seguintes passos:

1) Dividir a turma em dois grupos.

2) Fazer uma introdução sobre as novas competências e o mercado de trabalho e que nesse jogo para se dar bem eles devem escolher as cores quentes! Porém é também preciso arriscar, e o segredo está em não arriscar o que não podem perder.

3) Vence a equipe que conquistar primeiro o último trecho chegando até a vitória. Poderão ser organizados dois tabuleiros em que as equipes fazem o jogo simultaneamente, ou poderá ser montado um tabuleiro e a equipe que fizer em menor tempo será a vencedora.

4) Atrás de cada cartolina deverá conter a “prenda” pela escolha. Ex: A) Elimine um companheiro. B) Junto com a equipe cantem uma música de sucesso nacional. C) Cite ao professor(a) o nome de 4 dos sete anões e prossiga no jogo. D) Dê uma volta de mãos dadas na quadra co sua equipe. E) Passe diretamente para o próximo trecho. F) Retorne com um companheiro ou escolha fazer a prova. G) Jogue o dado e tire na sorte qual cor escolher. Dentre outras possibilidades que tiverem ao alcance da criatividade do professor(a).

Obs:

- O caminho a ser percorrido pelos alunos poderá ser delimitado entre um trecho e outro por fitas zebradas formando um corredor.

- Nos trechos iniciais o professor(a) poderá colocar provas mais difíceis atrás das cores quentes (vermelho, amarela e preta) e provas mais suaves nas cores frias (branca, verde), já que a instrução é para que os alunos também arrisquem nas cores frias.

- O professor(a) poderá utilizar outros materiais para a montagem do tabuleiro caso prefira. Como bolas coloridas, bambolês envoltos por papéis coloridos, etc.

Recursos Complementares

Sugestões de sites:   

http://www.angelfire.com/ab/jogos/ (Acesso em 09/11/10). (Jogos tradicionais, modernos e variedades de tabuleiro).  

http://iguinho.ig.com.br/jogo-tabuleiro.html (Acesso em 09/11/10). 

Avaliação

O professor (a) poderá dividir os alunos em pequenos grupos e pedir para que sistematizem um novo tabuleiro negociando as regras e os objetivos. Pedirá aos alunos para expor suas idéias a respeito da aula, o que acharam interessante dentro das estratégias e objetivos propostos.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

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Opiniões

  • Mariza, colégio Ananias Carlos do Nascimento , Bahia - disse:
    smari.p1@hotmail.com

    24/10/2014

    Quatro estrelas

    Gostei da sua aula é muito criativa. Já estou pensando em adaptações para usa-la. Obrigada


Sem classificação.
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