13/12/2010
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Médio | Educação Física | Jogos: Valores culturais |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
- Conhecer um jogo dinâmico e inteligente que simula regras e a estrutura de um jogo de tabuleiro.
- Desenvolver a cooperação em grupo e a tomada de decisão frente a desafios arriscados.
- Analisar informações desenvolvendo negociações constantes com os colegas, a equipe adversária, o tempo e os desafios.
- Vivenciar o “jogo de tabuleiro humano” dentro das possibilidades e realidade escolar.
Por se tratar de uma aula introdutória não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.
Atividade 1 – Jogos de tabuleiro.
Duração: 25 minutos.
Material: computadores, jogos de dama e xadrez.
Local: sala de informática ou sala de aula.
Para iniciar a aula sobre o Tabuleiro Humano, o professor (a) poderá apresentar aos alunos as principais características de jogos de tabuleiro: primeiras civilizações em que surgiram; características dos jogos em diferentes civilizações e os jogos mais praticados no Brasil. Terá a sua disposição sites na internet que ajudarão a organizar essa primeira parte da aula. Poderá também levar alguns jogos clássicos como dama e xadrez para ilustrações.
O professor (a) também poderá abordar questões sobre a “virtualização” dos jogos de tabuleiro na sociedade contemporânea, em que a maioria dos jogos já estão disponíveis na internet e são jogados em rede por milhões de pessoas. Jogos de cartas, tabuleiro e até mesmo jogos criados para o próprio “mundo virtual” são acessados em grandes escalas cotidianamente.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jogo_de_tabuleiro (Acesso em 09/11/10).
http://www.ludomania.com.br/ (Acesso em 09/11/10). (Diversos jogos de tabuleiro e suas características).
Atividade 2 – Jogando alguns jogos.
Duração: 25 minutos.
Material: Jogos de tabuleiro propostos pelo professor para os alunos (Ex: tabuleiros de dama, xadrez, trilha, dentre outros).
Local: Sala ou espaço que permita a realização das atividades.
O professor (a) agora poderá propor que os alunos joguem alguns jogos de tabuleiro, vivenciando-os e relacionando com as características observadas na primeira parte da aula.
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/xadrez/como-jogar-xadrez.php (Acesso em 09/11/10). (Origem do xadrez; peças; como jogar).
http://www.angelfire.com/ab/jogos/Tradicionais/xadrez_basico.htm (Acesso em 09/11/10). (Xadrez básico - regras).
http://www.angelfire.com/ab/jogos/Tradicionais/damas.html (Acesso em 09/11/10). (Como jogar Damas: história, regras e objetivos).
http://pt.wikipedia.org/wiki/Trilha_(jogo) (Acesso em 09/11/10). (O jogo Trilha: história, regras e estratégias).
http://pt.wikipedia.org/wiki/War (Acesso em 13/11/10). (Jogo “War”).
Imagem: Jogando War. Fonte: Próprio autor.
Atividade 3 – O tabuleiro humano.
Duração: 50 minutos.
Material: Cartolinas, palitos de madeira, fita zebrada, cola ou fita adesiva, pincei, bambolês e demais materiais que o professor(a) utilizar para as “provas”.
Local: Quadra ou espaço aberto onde se possa realizar a atividade.
Agora o professor(a) poderá propor um jogo de tabuleiro em que os alunos serão as peças. Organizará o “tabuleiro” em um espaço que permita que os alunos se movimentem com facilidade. Antes poderá desenhar em uma folha de papel como estruturar o tabuleiro. Para montagem poderá utilizar cartolinas presas a palitos de madeira ou algo que sustente. Assim organizará alguns “trechos” a serem percorridos pelos alunos, como apresentado nas imagens a seguir.
Imagem: Estrutura do jogo do "tabuleiro humano". Fonte: Próprio autor.
Imagem: Cartolinas posicionadas na estrutura do "tabuleiro humano". Fonte: Próprio autor.
Imagem: Cartolinas posicionadas na estrutura do "tabuleiro humano". Fonte: Próprio autor.
Assim o professor(a) poderá seguir os seguintes passos:
1) Dividir a turma em dois grupos.
2) Fazer uma introdução sobre as novas competências e o mercado de trabalho e que nesse jogo para se dar bem eles devem escolher as cores quentes! Porém é também preciso arriscar, e o segredo está em não arriscar o que não podem perder.
3) Vence a equipe que conquistar primeiro o último trecho chegando até a vitória. Poderão ser organizados dois tabuleiros em que as equipes fazem o jogo simultaneamente, ou poderá ser montado um tabuleiro e a equipe que fizer em menor tempo será a vencedora.
4) Atrás de cada cartolina deverá conter a “prenda” pela escolha. Ex: A) Elimine um companheiro. B) Junto com a equipe cantem uma música de sucesso nacional. C) Cite ao professor(a) o nome de 4 dos sete anões e prossiga no jogo. D) Dê uma volta de mãos dadas na quadra co sua equipe. E) Passe diretamente para o próximo trecho. F) Retorne com um companheiro ou escolha fazer a prova. G) Jogue o dado e tire na sorte qual cor escolher. Dentre outras possibilidades que tiverem ao alcance da criatividade do professor(a).
Obs:
- O caminho a ser percorrido pelos alunos poderá ser delimitado entre um trecho e outro por fitas zebradas formando um corredor.
- Nos trechos iniciais o professor(a) poderá colocar provas mais difíceis atrás das cores quentes (vermelho, amarela e preta) e provas mais suaves nas cores frias (branca, verde), já que a instrução é para que os alunos também arrisquem nas cores frias.
- O professor(a) poderá utilizar outros materiais para a montagem do tabuleiro caso prefira. Como bolas coloridas, bambolês envoltos por papéis coloridos, etc.
Sugestões de sites:
http://www.angelfire.com/ab/jogos/ (Acesso em 09/11/10). (Jogos tradicionais, modernos e variedades de tabuleiro).
http://iguinho.ig.com.br/jogo-tabuleiro.html (Acesso em 09/11/10).
O professor (a) poderá dividir os alunos em pequenos grupos e pedir para que sistematizem um novo tabuleiro negociando as regras e os objetivos. Pedirá aos alunos para expor suas idéias a respeito da aula, o que acharam interessante dentro das estratégias e objetivos propostos.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/10/2014
Quatro estrelasGostei da sua aula é muito criativa. Já estou pensando em adaptações para usa-la. Obrigada