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Futebol - Jogos táticos para desenvolver a marcação

 

13/12/2010

Autor e Coautor(es)
RICARDO LUCAS DA ROCHA
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JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Jose Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Jogar e praticar pequenos jogos para auxiliar no desenvolvimento da marcação no futebol;         

Como e o que é a marcação no futebol através de pequenos jogos táticos;

Os diferentes tipos de marcação existentes no futebol.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

Futebol - Jogos táticos para desenvolver a marcação

Didaticamente, no jogo de futebol, podemos dividir o Sistema de Marcação em quatro formas predominantes de aplicação:

1 - Marcação Individual

2 - Marcação em Zona

3 - Marcação Mista

4 - Marcação Híbrida

A Marcação Individual tem como premissa a busca constante pelo “jogador a ser marcado” - o jogador “B” deve marcar o jogador “A” em todos os seus deslocamentos ofensivos; podendo ter como referencial não somente o jogador, mas também a “posição” do jogador (em outras palavras a marcação individual pode ser do tipo “homem a homem”, mas também pode ser do tipo “lateral pega lateral”, “volante pega meia” etc.).

A Marcação em Zona tem como premissa a otimização da ocupação dos espaços, impondo controle posicional regional e buscando obter vantagem numérica nos diversos setores do campo de jogo.

A Marcação Mista é aquela que tem como premissa a utilização da Marcação Individual e da Marcação Zona em situações diferentes e específicas do jogo, alternando-as de acordo com essas situações.

A Marcação Híbrida apresenta características da Marcação Individual e em Zona ao mesmo tempo, tendo como premissa a utilização da Marcação Individual e a Marcação Zona de acordo com estratégias bem definidas para a recuperação da posse da bola.

Para qualquer uma dessas marcações há ainda, de acordo com a forma de recuperação da posse da bola, a marcação ativa, a passiva e a mista; e para cada uma delas cinco linhas regionais de referência para o início propriamente dito da estratégia de recuperação da bola.

A marcação ativa é aquela que busca “atacar” a bola na tentativa de recuperá-la mais rapidamente. A marcação passiva é aquela que busca “forçar” o adversário ao erro quando ele está de posse da bola.

AULA 1

ATIVIDADE I

Alunos divididos em duplas, uma dupla com bola, tenta penetrar dentro da área com a bola dominada e os defensores tentam evitar.

ATIVIDADE II

Um jogo de cinco contra cinco, cada equipe com um goleiro, e cada equipe deverá ter três atacantes e dois defensores. Os alunos não podem sair de sua área de ação. Para diferenciar os alunos atacantes e defensores de cada time o professor poderá utilizar coletes de cores diferentes para facilitar a execução da atividade.

ATIVIDADE III

Dividir a quadra em pequenos mini campos e oito equipes jogam em um espaço reduzido sem gol. Para marcar ponto, a equipe tem que manter a posse de bola por um minuto.

AULA 2

ATIVIDADE I

Em meia quadra, duas equipes de quatro alunos cada uma, uma equipe ataca e outra defende. Após um tempo, trocar as funções das equipes.

ATIVIDADE II

Em meia quadra, dividir quatro alunos defensores contra três alunos atacantes, o gol só é valido de dentro da área.

ATIVIDADE III

Um jogo normal de futebol, mas as equipes só podem chutar a gol após realizarem cinco passes entre seus jogadores.

AULA 3

ATIVIDADE I

Um jogo de quatro alunos contra quatro, com um goleiro em cada equipe, o goleiro deverá defender um gol grande e dois gols pequenos montados por cones de cada lado nas linhas de fundo da quadra. Cada time definirá dois jogadores que usarão coletes diferentes e que não podem passar da sua metade da quadra, fazendo sempre três atacantes contra quatro defensores.

ATIVIDADE II

Um jogo normal de futebol, sendo que cada equipe escolherá um aluno que poderá fazer os gols da equipe. Este jogador terá um colete diferente dos demais e a cada cinco minutos troca-se o jogador responsável por marcar o gol da equipe.

ATIVIDADE III

O professor dividirá a turma em duas equipes e realizará um jogo de futsal ou futebol de campo com duas bolas.

AULA 4

ATIVIDADE I

Um jogo de três alunos contra três, com um aluno neutro e de colete diferente que joga com a equipe que tem a posse de bola.

ATIVIDADE II

Um jogo de cinco alunos contra cinco, tendo cada equipe um jogador dentro de um arco, toda vez em que a bola chegar a este jogador, a equipe marca um ponto.

ATIVIDADE III

Um jogo de futsal ou futebol de campo e a marcação utilizada pelas equipes será a individual.

Recursos Complementares
Avaliação

Os alunos entenderam o que é a marcação no jogo de futebol?

Aprenderam os diferentes tipos de marcação no futebol?

Os pequenos jogos táticos foram interessantes para os alunos aprenderem o que é a marcação?

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