Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


PRODUÇÃO DE TEXTOS: CATÁLOGOS DE NOSSAS BRINCADEIRAS PREFERIDAS

 

17/12/2010

Autor e Coautor(es)
Soymara Vieira Emiliao
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Simone Alencastre, Miriam Kaiuca e Glória Maria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Linguagens da pluralidade nos diferentes grupos étnicos e culturais do Brasil
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 Conhecer as características  do gênero Texto Instrucional;

 Produzir textos respeitando as características do gênero aprendido;

 Reconhecer e valorizar a leitura como fonte de informação.

 Revisar seu próprio texto

Duração das atividades
4 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno precisa ser leitor e escritor iniciante

Estratégias e recursos da aula

Reúna os alunos em roda, e apresente o livro abaixo:

Sinopse:

Manual de Brincadeiras da Mônica

Cabra-cega, pega-pega, mãe da rua e outras brincadeiras e passatempos para você se divertir. Descubra, também, como fazer bola de meia, fantoches, truques e mágicas incríveis.

Explore  o livro ,as partes que o compõem ( capa, contracapa, índice, assuntos abordados). Leia algumas instruções de brincadeiras, truques e mágicas.

Pergunte:

  • Quem conhece as brincadeiras relacionadas  no livro?
  • Quem já brincou dessas brincadeiras?
  • Com quem aprendeu?
  • Quando brincou, utilizou-se das mesmas regras ou usaram outras?
  • Se usaram outras regras, quais foram?
  • Você conhece alguma derivação dessas brincadeiras? Quais?
  • Quais são as brincadeiras preferidas?

Faça uma lista das brincadeiras preferidas da turma e afixe no mural.

Proponha a construção de um livro de brincadeiras preferidas da turma.

2º Atividade:

Leve algumas fotos ou ilustração de crianças brincando: Exemplo:

Exponha as fotos na sala.

Organize a turma em duplas .

Peça que as duplas observem as fotos e escolham uma para produção de uma legenda.

Apresente o conceito de legenda: "Legendas são os textos que aparecem imediatamente abaixo ou ao lado (ou ainda, mais raramente, acima) de uma fotografia, identificando-a, contextualizando-a e acrescentando alguma informação".

A dupla deve debater a legenda que pretende escrever e apresentar oralmente para a turma. Nesse momento, cabe ao professor  apresentar as diferenças entre os  modos de falar e de escrever.

Circule entre as duplas tirando  dúvidas, fazendo intervenções e auxiliando na reflexão quanto à norma ortográfica.

As duplas, após a produção textual, deverão apresentar para o grande grupo.

Organize as fotos e as legendas compondo mural na sala de aula.

3º Atividade:

Produza coletivamente um roteiro de entrevista  para que as crianças entrevistem seus pais e/ou avós sobre as  brincadeiras do  tempo de infância.

Sugestão de perguntas:

 "Quais eram as brincadeiras preferidas quando você era criança?"

 "Quais eram as regras dessas brincadeiras?"

 "Quantas crianças podiam participar?".

Com retorno da pesquisa, socialize as respostas obtidas pelas crianças.

4º Atividade:

Divida a classe em duplas: cada dupla deverá elaborar as regras de uma das brincadeiras listadas  e afixadas no  mural como as preferidas da turma .

Antes da escrita lembre-os das características do texto instrucional: Tem a função de regular com precisão o comportamento humano para realização de algum objetivo. Contém a explicação detalhada de como fazer uma determinada tarefa.  Tem um formato diferenciado graficamente, ordenado através da numeração dos passos a serem seguidos. São usadas frases curtas e precisas.  São exemplos de textos instrucionais as receitas culinárias, as regras de jogos, os regulamentos escolares , instruções de manejo de materiais e/ou aparelhos.

Apresente os exemplos em forma de cartaz, chamando atenção para as características do gênero.

Sugestão de exemplo:

RECEITAS CULINÁRIAS

Doces Caramelados

Ingredientes: 

  • - 2 xícaras de açúcar 
  • - 1 xícara de água 
  • - 2 colheres de sopa de vinagre branco

Modo de preparo:

  • Leve ao fogo o açúcar e a água, deixando ferver até o ponto de bala mole (pingue a calda em uma xícara com água para verificar o ponto).
  • Adicione o vinagre e deixe no fogo até ficar com cor de champagne (no ponto de quebrar).
  • Abaixe o fogo ao mínimo.
  • Jogue os doces um a um na calda, retire-os e coloque-os sobre superfície untada com manteiga.

REGRAS DE JOGO

Boca de forno

Início do jogo:

  • Escolhe-se uma criança que é quem vai pedir as tarefas às outras.
  • Inicia-se o jogo com o diálogo entre as crianças e a criança que vai pedir as tarefas.
  • -Boca de forno-Forno-Tirando bolo-Bolo-Jacarandá-Dá-Onde eu mandar-Vou-E se não for-Apanha um bolo-Remoinho, remoinho.
  • Em seguida, a criança dita as tarefas e exige qualquer coisa, como por exemplo: "Eu quero que você traga uma formiga" (este exemplo foi usado durante a observação).
  • Todas as crianças saem a procura da formiga e, quando acham, levam-na para a criança que a pediu.
  • Se alguma criança não trouxe o pedido, ganha um bolo.

Fim do jogo:

  • O jogo acaba quando não houver mais interesse das crianças.

Durante a  produção textual circule pela sala tirando duvidas, fazendo intervenções, propondo reflexões sobre as regras gramaticais.

5º Atividade:

Leve-os para a quadra ou o pátio da escola e faça o seguinte combinado: Cada dupla deverá ler as regras que escreveu e o restante da turma deverá brincar seguindo rigorosamente o que determina a regra escrita pelos amigos.

Diante na necessidade real identificada durante a realização da brincadeira, ajude as duplas a promover os ajustes e os acréscimos que se fizerem necessário no texto para o melhor andamento do jogo.

6º Atividade:

Solicite que, cada dupla, faça, baseado nas observações feitas durante as brincadeiras, uma 2º versão das regras do jogo.

Circule pela sala tirando duvidas, fazendo intervenções, propondo reflexões sobre as regras gramaticais.

Cada dupla deve também produzir uma ilustração para seu texto.

Produza coletivamente a capa, contracapa,índice e folha de rosto.

Organize o material, encaderne e promova a entrega festiva do livro para a biblioteca escolar.

Recursos Complementares
Avaliação

O professor deverá avaliar:  

O envolvimento e a participação  durante todo o processo;

A ampliação do  repertório linguístico;

A capacidade de compreensão e de escuta com atenção;   

A disposição  em contribuir para a realização das etapas das atividades;    

O avanço na produção textual, tanto quanto na forma quanto no conteúdo;

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.