17/12/2010
Simone Alencastre, Miriam Kaiuca e Glória Maria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Linguagens da pluralidade nos diferentes grupos étnicos e culturais do Brasil |
Conhecer as características do gênero Texto Instrucional;
Produzir textos respeitando as características do gênero aprendido;
Reconhecer e valorizar a leitura como fonte de informação.
Revisar seu próprio texto
O aluno precisa ser leitor e escritor iniciante
Reúna os alunos em roda, e apresente o livro abaixo:
Sinopse:
Manual de Brincadeiras da Mônica
Cabra-cega, pega-pega, mãe da rua e outras brincadeiras e passatempos para você se divertir. Descubra, também, como fazer bola de meia, fantoches, truques e mágicas incríveis.
Explore o livro ,as partes que o compõem ( capa, contracapa, índice, assuntos abordados). Leia algumas instruções de brincadeiras, truques e mágicas.
Pergunte:
Faça uma lista das brincadeiras preferidas da turma e afixe no mural.
Proponha a construção de um livro de brincadeiras preferidas da turma.
2º Atividade:
Leve algumas fotos ou ilustração de crianças brincando: Exemplo:
Exponha as fotos na sala.
Organize a turma em duplas .
Peça que as duplas observem as fotos e escolham uma para produção de uma legenda.
Apresente o conceito de legenda: "Legendas são os textos que aparecem imediatamente abaixo ou ao lado (ou ainda, mais raramente, acima) de uma fotografia, identificando-a, contextualizando-a e acrescentando alguma informação".
A dupla deve debater a legenda que pretende escrever e apresentar oralmente para a turma. Nesse momento, cabe ao professor apresentar as diferenças entre os modos de falar e de escrever.
Circule entre as duplas tirando dúvidas, fazendo intervenções e auxiliando na reflexão quanto à norma ortográfica.
As duplas, após a produção textual, deverão apresentar para o grande grupo.
Organize as fotos e as legendas compondo mural na sala de aula.
3º Atividade:
Produza coletivamente um roteiro de entrevista para que as crianças entrevistem seus pais e/ou avós sobre as brincadeiras do tempo de infância.
Sugestão de perguntas:
"Quais eram as brincadeiras preferidas quando você era criança?"
"Quais eram as regras dessas brincadeiras?"
"Quantas crianças podiam participar?".
Com retorno da pesquisa, socialize as respostas obtidas pelas crianças.
4º Atividade:
Divida a classe em duplas: cada dupla deverá elaborar as regras de uma das brincadeiras listadas e afixadas no mural como as preferidas da turma .
Antes da escrita lembre-os das características do texto instrucional: Tem a função de regular com precisão o comportamento humano para realização de algum objetivo. Contém a explicação detalhada de como fazer uma determinada tarefa. Tem um formato diferenciado graficamente, ordenado através da numeração dos passos a serem seguidos. São usadas frases curtas e precisas. São exemplos de textos instrucionais as receitas culinárias, as regras de jogos, os regulamentos escolares , instruções de manejo de materiais e/ou aparelhos.
Apresente os exemplos em forma de cartaz, chamando atenção para as características do gênero.
Sugestão de exemplo:
RECEITAS CULINÁRIAS
REGRAS DE JOGO
Durante a produção textual circule pela sala tirando duvidas, fazendo intervenções, propondo reflexões sobre as regras gramaticais.
5º Atividade:
Leve-os para a quadra ou o pátio da escola e faça o seguinte combinado: Cada dupla deverá ler as regras que escreveu e o restante da turma deverá brincar seguindo rigorosamente o que determina a regra escrita pelos amigos.
Diante na necessidade real identificada durante a realização da brincadeira, ajude as duplas a promover os ajustes e os acréscimos que se fizerem necessário no texto para o melhor andamento do jogo.
6º Atividade:
Solicite que, cada dupla, faça, baseado nas observações feitas durante as brincadeiras, uma 2º versão das regras do jogo.
Circule pela sala tirando duvidas, fazendo intervenções, propondo reflexões sobre as regras gramaticais.
Cada dupla deve também produzir uma ilustração para seu texto.
Produza coletivamente a capa, contracapa,índice e folha de rosto.
Organize o material, encaderne e promova a entrega festiva do livro para a biblioteca escolar.
Para estudo do professor:
O professor deverá avaliar:
O envolvimento e a participação durante todo o processo;
A ampliação do repertório linguístico;
A capacidade de compreensão e de escuta com atenção;
A disposição em contribuir para a realização das etapas das atividades;
O avanço na produção textual, tanto quanto na forma quanto no conteúdo;
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!