13/12/2010
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Física | Oscilações, ondas, óptica e radiação |
Ensino Médio | Física | Calor, ambiente e usos de energia |
Diferenciar um espelho côncavo de um convexo;
Caracterizar as imagens formadas por um espelho esférico;
Relacionar o funcionamento de um forno solar com um espelho côncavo.
Calor;
Princípios da óptica geométrica;
Estratégias de Ensino:
- Aula expositiva (ou participativa) teórica com uso de recursos multimeios;
- Aula experimental interativa (criação de forno solar).
Materiais:
- Lâminas de compensado, ou outro tipo de madeira disponível;
- Papelão;
- Peças de metal (canos e chapas rígidas);
- Folha de alumínio (papel alumínio) com alto índice de reflexão;
- Espelhos esféricos (côncavos e convexos)
Considerações iniciais:
Nos últimos anos, as questões de cunho social, econômico e cultural estão cada vez mais presentes no currículo, e consequentemente nas aulas, da disciplina de física no Ensino Médio. O engajamento da temática Ciência/Tecnologia/Sociedade, e mais recentemente Ambiente, (CTSA) nas aulas da disciplina (sem perder de vista os fundamentos teóricos e específicos de seu conteúdo) é de extrema importância para a formação de alunos críticos e comprometidos com as causas sócio-ambientais.
É neste sentido que esta aula busca contemplar uma discussão ampla e interdisciplinar dos conteúdos de óptica e termologia, vinculando-os a um projeto social desenvolvido por Quinton Stowell, em 1999, em comunidades carentes no Peru.
Introdução á aula:
“A sociedade não pode mais negligenciar: enquanto houver fome não haverá futuro sustentável.
Quando se coloca na balança uma criança subnutrida, o que está sendo pesado na verdade não é apenas um organismo enfraquecido, mas a síntese de uma lógica tão nefasta quanto a que derruba florestas, sopra destruição e exclui a possibilidade de vida digna a bilhões de pessoas em todo o mundo. A consciência do século XXI não pode mais negligenciar que, enquanto houver fome no mundo, não haverá futuro sustentável”
(José Graziano da Silva, Valor Econômico - SP - Colunas - 16/12/2009)
Disponível em: http://www.fomezero.gov.br/artigo/com-fome-nao-havera-um-futuro-sustentavel-jose-graziano-da-silva acessado em 12/11/2010.
A citação acima de José Graziano da Silva chama-nos a atenção a uma “crise de percepção” da atual sociedade – cuja lógica do progresso e desenvolvimento está sustentada na devastação nefasta dos recursos naturais, em especial, dos paises subdesenvolvidos ou em desenvolvimento - que leva, dentre outras consequências, à geração da fome e da subnutrição infantil. Em um encontro anterior a esta aula, disponibilize aos alunos o texto completo para leitura e reflexão. No encontro proposto, inicie a aula com a citação abaixo, retirado do documento “Exigências Evangélicas e Éticas de Superação da Miséria e da Fome”, produzido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil:
"Garantir o alimento para todos, superando a miséria e a fome, exige de cada um de nós o engajamento pessoal. Mais do que isto, supõe a experiência pessoal do humilde e corajoso processo de gestação de uma nova sociedade, que atenda aos direitos e às necessidades básicas da população: educação, saúde, reforma agrária, política agrícola, demarcação das terras indígenas e das terras remanescentes dos quilombos, distribuição de renda, reforma fiscal e tributária, moradia"
(Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Exigências Evangélicas e Éticas de Superação da Miséria e da Fome )
Disponível em: http://www.catedralgo.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=101:-exigencias-evangelicas-e-eticas-de-superacao-da-miseria-e-da-fome&catid=46:pastoral-urbana&Itemid=69 acessado em 12/11/2010
Use esta citação e o texto disponibilizado anteriormente como elementos de motivação e sensibilização para as discussões que seguirão ao longo da aula. Finalize esta introdução passando aos seus alunos a reportagem a seguir, a qual relata a instalação de fogões solares no sertão da Paraíba.
Figura 1: Reportagem do fogão solar
Disponivel em: http://www.youtube.com/watch?v=j5zddIut_9g acessado em 12/11/2010
Com estes dois textos, e com a reportagem, peça para os alunos que façam uma resenha crítica sobre as inovações tecnológica e suas implicações positivas para o desenvolvimento social e cultural da humanidade.
Atividade 1 – Espelhos esféricos: espelho côncavo ou convexo?
O recurso 1, disponível abaixo, apresenta um rápido experimento para que os alunos compreendam melhor a diferença entre um espelho esférico côncavo e um espelho esférico convexo.
Recurso 1: Espelhos esféricos
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=17927 acessado em 12/11/2010
Disponibilize uma cópia do recurso 1 para os alunos (pode ser uma roteiro por aluno ou grupo de alunos). Conforme orienta o roteiro deste recurso, leve para a sala de aula espelhos esféricos côncavos e convexos. Não há a necessidade de que sejam comerciais, isto é, espelhos construídos com finalidade pedagógica. Podem ser espelhos (esféricos) que utilizamos no próprio cotidiano, como colheres, espelhos para fazer maquiagem ou a barba, etc. Oriente os alunos para aproximar um objeto, pode até mesmo ser a própria mão, como indica o roteiro, dos espelhos (primeiramente do espelho côncavo e depois do espelho convexo). Na sequência, devem registrar as informações, detalhadamente, no próprio roteiro.
A atividade não deverá levar que mais dez minutos. Para complementar a atividade, passe o vídeo referente ao recurso 2 (antes mesmo de qualquer discussão ou explicação do experimento).
Recurso 2: óptica e a reflexão da luz
Disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=29633 acessado em 12/11/2010
A primeira metade do vídeo retrata os fundamentos da reflexão da luz. A partir do quarto minuto, a discussão passa a ser sobre os espelhos esféricos. As questões abaixo devem servir de base para a observação do vídeo e elaboração de um relatório simplificado:
1) Quais os espelhos podem projetar a imagem de objetos?
2) Qual a característica da imagem nos espelhos convexos? (Quanto a natureza, ampliação e orientação)
3) Qual a característica da imagem em espelhos côncavos (quanto a natureza, ampliação e orientação) nas seguintes circunstâncias: objeto antes centro de curvatura do espelho; objeto entre o centro de curvatura e o foco do espelho; objeto sobre o foco do espelho; objeto entre o foco e o espelho.
4) Quais as aplicações dos espelhos esféricos
5) Quais importâncias dos estudos de Gauss?
Para finalizar esta primeira parte acerca da fundamentação teórica dos espelhos esféricos, disponibilize o recurso 3 abaixo.
Recurso 3: Imagem em espelhos esféricos
Disponível em: http://www.labmetro.ufsc.br/Disciplinas/EMC6422/APPLETS/EspelhoEsferico/EspelhoEsferico.html acessado em 12/11/2010
Identifique para os alunos os elementos ilustrados no simulador: a barra amarela representa o objeto; a azul, a imagem; a linha curvada, o espelho; e as linhas avermelhadas, os raios de luz que partem do objeto. Relembre com os alunos que a imagem pode ser localizada na posição onde os raios (principais) de luz se cruzam. Utilizando primeiramente o espelho convexo, posicione o objeto nas seguintes posições:
a) atrás do centro de curvatura,
b) sobre o centro de curvatura,
c) entre o centro de curvatura e o foco,
d) sobre o foco,
e) entre o foco e o espelho.
Repita o procedimento alternando o espelho para o formato côncavo. Faça as mesmas observações, para cada posição do objeto em relação ao espelho. Os alunos terão, desta forma, a oportunidade de visualizar as informações passadas no vídeo anterior e compreender melhor o que aconteceu no experimento que fizeram. Explique, a partir deste simulador, por que o espelho convexo não pode projetar a imagem, e em que circunstâncias o espelho côncavo pode fazer esta projeção.
Atividade 2 – Fundamentos físicos do forno solar
Disponibilize aos alunos o site produzido por Quinton Stowell, no qual ele apresenta a construção de diversos tipos de forno solar. O site de Stowell foi elaborado a partir de um projeto para a instrução e construção deste forno em comunidades carentes no Peru. Embora esteja em inglês, na terceira atividade desta aula apresentamos detalhadamente os passos para construção de um forno solar.
Figura 2: Projeto Sunspot
Disponível em: http://www.sunspot.org.uk/ewb/ acesso em 12/11/2010
Apresente aos alunos as duas ilustrações abaixo do forno solar, e estimule-os, a partir das questões abaixo, a fundamentar o funcionamento deste dispositivo a partir dos princípios da física:
Figura 3: Fogão Solar
Disponível em: http://www.sunspot.org.uk/ewb/ acesso em 12/11/2010
1) Qual o fenômeno óptico principal que o forno solar utiliza para o aquecimento?
2) Qual deve ser a posição onde a panela deve estar para que o forno tenha o melhor rendimento? (Foco)
3) Por que a panela, para aquecer mais, deve ser escura? (para aumentara absorção da radiação) (Reflexão)
4) Qual o tipo de espelho que o forno representa? (espelho esférico, ou parabólico, côncavo)
5) Qual é a diferença entre um espelho côncavo de um espelho convexo? Um espelho convexo poderia aquecer a panela?
Para que os alunos compreendam melhor porque um espelho convexo não seria eficiente para o aquecimento da panela, apresente-lhes o seguinte simulador:
Recurso 4: Convergência dos raios solares em um espelho esférico
Disponível em: http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=tex&cod=_espelhoesferico acesso 3m 12/11/2010
Oriente aos alunos que selecionem o espelho côncavo na simulação.
1) Comparando o espelho côncavo ao forno solar, o ponto amarelo com o sol, em que posição deveria estar colocada a panela para que seu aquecimento fosse mais efetivo?
Oriente agora os alunos que selecionem o espelho convexo.
2) Será que este espelho convexo poderia ser utilizado para aquecer a panela?
Atividade 3 – Construindo um forno solar
O forno solar funciona a partir da reflexão convergente dos raios solares em sua superfície de formato esférico ou parabólico. A panela de cozimento, conforme á apresentado na aula, é posicionada no foco do espelho, de forma que os raios que atingem a área do forno convirjam para ela. A absorção da energia solar na panela (preferencialmente pintada de preta para aumentar o índice de absorção) provocará seu aquecimento e, consequentemente, do alimento que estará em seu interior.
Figura 4: Representação da lateral do forno
Disponível em: http://www.sunspot.org.uk/Solar1000/solar1000.htm acessado em 12/11/2010
O fogão deve ser construído com dimensões de 1x1m, com um “esqueleto” de compensado e papelão, coberto por uma folha de alumínio. Uma lâmina de compensado cortada em formato quadrado de 1m² é a base do fogão. As quatro laterais também são construídas com compensado, com 1 metro de comprimento (34,28 cm de altura na parte mais alta e 18,4 cm de altura na parte mais baixa, como consta a imagem).
Figura 5. Protótipos do forno solar
Disponível em: http://www.sunspot.org.uk/Prototypes.htm acessado em 12/11/2010
As “costelas” internas são feitas com papelão em dois formatos: 1) formato retangular (cinco costelas); 2) formato igual ao das laterais, com borda superior com curvatura parabólica (nove costelas). As nove costelas côncavas são encaixadas transversalmente sobre as cinco retangulares. Após montar as estruturas internas e prender o suporte metálico da panela no centro da base, o forno deve ficar com a aparência abaixo. Para finalizar a construção do forno solar deve-se ainda revesti-lo com a folha flexível de alumínio. Quinton descreve em seu site que para fazer este revestimento basta recortar a folha, com ângulos de 15º entre cada corte, deixando a parte central da folha sem ser cortada, como ilustra a foto abaixo.
Figura 6. Protótipos do forno solar
Disponível em: http://www.sunspot.org.uk/Prototypes.htm acessado em 12/11/2010
Terminando o corte da folha, basta sobrepô-la ao esqueleto do forno e prendê-la nas bordas das laterais da caixa.
Figura 7: Forno solar
Disponível em: http://www.sunspot.org.uk/Solar.htm acessado em 12/11/2010
Nome | Tipo |
---|---|
A óptica e a reflexão da luz | Vídeo |
Espelhos esféricos | Experimento prático |
Você pode complementar as informações da aula com o material do site "e-física", que dispõe de um conteúdo multimidia interessante e bem organizado.
http://efisica.if.usp.br/otica/basico/espelhos_esfericos/
Outro material interessante é este video produzido pelo professor Flávio, sobre espelhos:
http://www.youtube.com/watch?v=J8H9fTa5-wc
A avaliação da aula deve ser feita por meio da resenha escrita pelos alunos, na introdução, pelos relatórios da atividade 1 e 2 e pela construção de um pequeno fogão solar, como proposto na atividade 3.
Cinco estrelas 2 classificações
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27/04/2012
Cinco estrelasMUITO BOA A AULA. PRETENDO APLICAR COM MEUS ALUNOS AQUI NO RJ.
10/01/2011
Cinco estrelasExcelente. Gostei muito da sugestão da construção do espelho côncavo.