Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


The Eighties: a vida nos anos 80 e a vida hoje!

 

20/01/2011

Autor e Coautor(es)
JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Andréa Marques Leão Doescher

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão auditiva e leitura
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão escrita
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Escrita e produção oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1. Demonstrar as transformações dos comportamentos das pessoas ao longo das décadas   

2. Usar o tempo verbal presente perfeito em textos orais e escritos em Inglês.

Duração das atividades
Aproximadamente 04 (quatro) horas-aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  1. Forma e uso do tempo verbal presente perfeito em Inglês   
  2. Forma e uso do tempo verbal passado simples em Inglês
Estratégias e recursos da aula

MOTIVAÇÃO   

Antes de iniciar as atividades desta aula, o professor colará algumas imagens impressas em tamanho aproximado de uma folha de papel sulfite nas paredes da sala de aula. Tais imagens são de objetos e situações atuais em contraste com objetos e situações típicos dos anos oitenta (Fig. 1). Doze imagens estão disponibilizadas em tamanho grande no documento proposto no recurso. São elas:

 

  1. videotape - fita de vídeo
  2. CD - CD
  3. ATARI (videogame típico dos anos oitenta)
  4. Wii (um dos mais atuais videogames)
  5. TV program (Magaiver) - programa de TV (Magaiver, programa dos anos 1980)
  6. TV program (BBB) - programa de TV (Big Brother Brasi. programa dos anos 2000) 
  7. Looks (1980's) - Visual (foto de Olivia Newton John nos anos 1980)
  8. Looks (2000's) - Visual (foto de adolescente dos anos 2000)
  9. Car (80's model)  - Carro (de um dos modelos dos anos 1980)
  10. Car (2000's model) - Carro (de um dos modelos dos anos 2000)

 

RECURSO – Imagens

http://www.slideshare.net/jugense/anos-80-5758467    

Figura 1 – Imagem do Recurso   

 

Caso o professor deseje também poderá acessar imagens de objetos e situações relacionadas a década de 1980 nos seguintes sites:

 

Em seguida, o professor requisitará que os alunos caminhem pela sala de aula e visualizem as imagens coladas nas paredes. Logo em sequência, requisitará que os alunos que se sentirem à vontade retirem a figura que quiserem das paredes e as colem em um papel pardo (afixado em uma das paredes da sala) que estará dividido em duas colunas que terão cada uma, os seguintes subtítulos:   

1. 1980s (the eighties)   

2. 2000s (now)   

Durante o processo, o professor perguntará aos alunos quais os critérios utilizaram para separar e classificar as figuras. Neste momento, os alunos poderão se expressar livremente e em aula aberta, dando suas opiniões e fazendo seus comentários sobre a década de 1980 e a atual a partir das figuras apresentadas.   

 

ATIVIDADE 1   

Como continuidade às atividades de Motivação, o professor instigará os alunos a refletirem sobre as diferenças e semelhanças entre a vida nos anos oitenta e no momento atual. Para tanto, deverá propor as seguintes questões norteadoras:  

 

Is the life now very different from the life in the eighties? (A vida hoje é muito diferente da vida nos anos oitenta?   

What is different? (O que é diferente?)   

What is the same? (O que é igual?)   

 

Após uma breve conversa em aula aberta, o professor dividirá os alunos em grupos de três a quatro integrantes para que pesquisem na Internet sobre o tema “life in the eighties and life today – vida nos anos 80 e vida hoje”, com base nos seguintes tópicos:   

 

fashion - moda

politics - política

TV programs – programas de TV

music - música

games - jogos

family - família

work – trabalho

culture – cultura

school life – vida escolar   

 

Durante as pesquisas, os grupos deverão anotar em seus cadernos, preferencialmente em Inglês, o que consideraram como semelhanças e diferenças entre as décadas propostas. Por exemplo:   

 

* In the eighties people watched Magaiver. Now people watch Big Brother. (Nos anos oitenta as pessoas assistiam Magaiver. Hoje as pessoas assistem Big Brother.)   

* Today people have worn colorful clothes as in the eighties. (Hoje as pessoas têm usado roupas coloridas como nos anos oitenta.)   

 

Para a realização de pesquisas, sugerimos os seguintes sites:   

RECURSO – Sites Para Pesquisa   

http://pessoas.hsw.uol.com.br/anos-80.htm    

http://www.liketotally80s.com/80s-fashion.html (Fig. 2)    

http://en.wikipedia.org/wiki/1980s    

http://www.scaruffi.com/politics/1980s.html    

http://eightiesclub.tripod.com/      

 

Figura 2 – Imagem do Recurso     

 

ATIVIDADE 2  

Nesta etapa os grupos apresentarão suas conclusões para a turma. Sob a supervisão do professor, todos poderão comentá-las, comparando-as com as suas ideias sobre as diferenças e similaridades entre o modo de vida nos anos oitenta e na atualidade.   

 

ATIVIDADE 3   

A partir das discussões ocorridas na atividade anterior, o professor proporá que os alunos criem um texto em inglês com o tema “What has happened from the eighties to today? (O que tem acontecido desde os anos oitenta até hoje?”).   

É importante que neste momento o professor instigue os alunos para que usem o tempo verbal “presente perfeito” quando desejarem se expressar sobre situações que se iniciaram no passado e perduram até o presente ou sobre situações que aconteceram em um passado indeterminado. Por exemplo:   

Young people have played videogame for a long time. (Os jovens têm jogado videogame por um longo tempo.)   

 

Para sanar possíveis dúvidas que possuam sobre a forma e uso do tempo verbal “presente perfeito” em Inglês, os alunos poderão consultar os seguintes sites:   

 

RECURSO – Sites Para Consulta

http://www.teclasap.com.br/blog/2007/04/20/gramatica-present-perfect/    

http://www.sk.com.br/sk-perf.html    

http://www.ego4u.com/en/cram-up/grammar/present-perfect-simple    

http://www.colegioweb.com.br/ingles/present-perfect.html    

http://www.englishpage.com/verbpage/presentperfect.html (Fig. 3)    

http://www.algosobre.com.br/ingles/present-perfect.html    

 

Figura 3 – Imagem do Recurso   

Para a realização da atividade, sugerimos o uso de editores de texto tais como o tais como o “BrOffice Writer” (disponível no pacote de programas do BrOffice) (Fig. 4), uma vez que ele permite um processo de escrita e reescrita com registro e maior organização.   

RECURSO – BrOffice Writer

http://www.broffice.org/    

Figura 4 – Imagem do Recurso

Fonte: http://www.jurisway.org.br/UPLOADS/upl_img/IGORSANTANA0057.jpg Acesso em: 06 de outubro de 2010.   

 

 

O professor deverá circular entre os grupos supervisionando e orientando a produção do parágrafo. Por exemplo, um dos textos produzidos poderia ser o seguinte:   

 

Young people have played videogame for a long time. We play videogames everyday, for example. In the eighties the people played ATARI. Now they play Wii. (Os jovens têm jogado videogame por um longo tempo. Nós jogamos videogame todos os dias, por exemplo. Nos anos oitenta as pessoas jogavam ATARI. Agora elas jogam Wii.   

 

ATIVIDADE 4   

Para finalizar as atividades destas aulas, os textos produzidos pelos alunos serão publicados em um jornal ou blog da escola. O objetivo da criação do blog ou do jornal é incentivar a interação dos alunos com pessoas fora do contexto da escola para que possam ampliar sua perspectiva acerca do tema a partir do contraste de opiniões. Especificamente, a criação do blog, favorecerá, também, a familiarização com as Novas Tecnologias.  Informações sobre como criar um blog (Fig. 5) podem ser acessadas em:

RECURSO

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/links_interacao.html?categoria=198   

 

Figura 5 – Imagem do Recurso   

 

Ao final destas aulas, todos os alunos terão a oportunidade de ler e comentar os textos criados pelos colegas, podendo tirar suas conclusões finais a respeito das transformações dos comportamentos das pessoas ao longo das décadas.   

 

SUGESTÕES   

Em colaboração com o professor de História, pesquisar sobre as transformações na vida e no comportamento dos diversos grupos sociais brasileiros nos últimos trinta anos.   

Recursos Complementares

Dicionário português-inglês   

RECURSO - Dictionary. com  

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?pagina=1&tamanhoPagina=25&categoria=3&outrosPaises=false

Avaliação

O professor deverá supervisionar os alunos durante todas as atividades, avaliando a capacidade de trabalho em grupos, bem como o uso adequado do tempo verbal presente perfeito na produção de textos.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 1/3 - 33.33%
  • Quatro estrelas 2/3 - 66.67%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Erica Pianura, CMRJ , Rio de Janeiro - disse:
    ericapianura15@gmail.com

    08/12/2015

    Quatro estrelas

    Gostei muito e vou usar com meus alunos. Todo exercício diferente é importante para fixar o uso de "Present Perfect".


  • iraci raposo, Escola Estadual Margarida de Freitas , Rio Grande do Norte - disse:
    iraciraposo@yahoo.com

    20/01/2011

    Cinco estrelas

    obrigada professora, sua sugesttao de aula me deu norte para varias outras atividades, gostei muito.


  • José Dirceu Silveira, ANTONIO DORIGON C E E FUND MED PROF , Paraná - disse:
    teacherdirceu@hotmail.com

    20/01/2011

    Quatro estrelas

    Gostei muito da sugestão, professora. Parabéns!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.