20/01/2011
Andréa Marques Leão Doescher
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção oral |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão auditiva e leitura |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão escrita |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Escrita e produção oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
1. Demonstrar as transformações dos comportamentos das pessoas ao longo das décadas
2. Usar o tempo verbal presente perfeito em textos orais e escritos em Inglês.
MOTIVAÇÃO
Antes de iniciar as atividades desta aula, o professor colará algumas imagens impressas em tamanho aproximado de uma folha de papel sulfite nas paredes da sala de aula. Tais imagens são de objetos e situações atuais em contraste com objetos e situações típicos dos anos oitenta (Fig. 1). Doze imagens estão disponibilizadas em tamanho grande no documento proposto no recurso. São elas:
RECURSO – Imagens
http://www.slideshare.net/jugense/anos-80-5758467
Figura 1 – Imagem do Recurso
Caso o professor deseje também poderá acessar imagens de objetos e situações relacionadas a década de 1980 nos seguintes sites:
Em seguida, o professor requisitará que os alunos caminhem pela sala de aula e visualizem as imagens coladas nas paredes. Logo em sequência, requisitará que os alunos que se sentirem à vontade retirem a figura que quiserem das paredes e as colem em um papel pardo (afixado em uma das paredes da sala) que estará dividido em duas colunas que terão cada uma, os seguintes subtítulos:
1. 1980s (the eighties)
2. 2000s (now)
Durante o processo, o professor perguntará aos alunos quais os critérios utilizaram para separar e classificar as figuras. Neste momento, os alunos poderão se expressar livremente e em aula aberta, dando suas opiniões e fazendo seus comentários sobre a década de 1980 e a atual a partir das figuras apresentadas.
ATIVIDADE 1
Como continuidade às atividades de Motivação, o professor instigará os alunos a refletirem sobre as diferenças e semelhanças entre a vida nos anos oitenta e no momento atual. Para tanto, deverá propor as seguintes questões norteadoras:
Is the life now very different from the life in the eighties? (A vida hoje é muito diferente da vida nos anos oitenta?
What is different? (O que é diferente?)
What is the same? (O que é igual?)
Após uma breve conversa em aula aberta, o professor dividirá os alunos em grupos de três a quatro integrantes para que pesquisem na Internet sobre o tema “life in the eighties and life today – vida nos anos 80 e vida hoje”, com base nos seguintes tópicos:
fashion - moda
politics - política
TV programs – programas de TV
music - música
games - jogos
family - família
work – trabalho
culture – cultura
school life – vida escolar
Durante as pesquisas, os grupos deverão anotar em seus cadernos, preferencialmente em Inglês, o que consideraram como semelhanças e diferenças entre as décadas propostas. Por exemplo:
* In the eighties people watched Magaiver. Now people watch Big Brother. (Nos anos oitenta as pessoas assistiam Magaiver. Hoje as pessoas assistem Big Brother.)
* Today people have worn colorful clothes as in the eighties. (Hoje as pessoas têm usado roupas coloridas como nos anos oitenta.)
Para a realização de pesquisas, sugerimos os seguintes sites:
RECURSO – Sites Para Pesquisa
http://pessoas.hsw.uol.com.br/anos-80.htm
http://www.liketotally80s.com/80s-fashion.html (Fig. 2)
http://en.wikipedia.org/wiki/1980s
http://www.scaruffi.com/politics/1980s.html
http://eightiesclub.tripod.com/
Figura 2 – Imagem do Recurso
ATIVIDADE 2
Nesta etapa os grupos apresentarão suas conclusões para a turma. Sob a supervisão do professor, todos poderão comentá-las, comparando-as com as suas ideias sobre as diferenças e similaridades entre o modo de vida nos anos oitenta e na atualidade.
ATIVIDADE 3
A partir das discussões ocorridas na atividade anterior, o professor proporá que os alunos criem um texto em inglês com o tema “What has happened from the eighties to today? (O que tem acontecido desde os anos oitenta até hoje?”).
É importante que neste momento o professor instigue os alunos para que usem o tempo verbal “presente perfeito” quando desejarem se expressar sobre situações que se iniciaram no passado e perduram até o presente ou sobre situações que aconteceram em um passado indeterminado. Por exemplo:
Young people have played videogame for a long time. (Os jovens têm jogado videogame por um longo tempo.)
Para sanar possíveis dúvidas que possuam sobre a forma e uso do tempo verbal “presente perfeito” em Inglês, os alunos poderão consultar os seguintes sites:
RECURSO – Sites Para Consulta
http://www.teclasap.com.br/blog/2007/04/20/gramatica-present-perfect/
http://www.sk.com.br/sk-perf.html
http://www.ego4u.com/en/cram-up/grammar/present-perfect-simple
http://www.colegioweb.com.br/ingles/present-perfect.html
http://www.englishpage.com/verbpage/presentperfect.html (Fig. 3)
http://www.algosobre.com.br/ingles/present-perfect.html
Figura 3 – Imagem do Recurso
Para a realização da atividade, sugerimos o uso de editores de texto tais como o tais como o “BrOffice Writer” (disponível no pacote de programas do BrOffice) (Fig. 4), uma vez que ele permite um processo de escrita e reescrita com registro e maior organização.
RECURSO – BrOffice Writer
Figura 4 – Imagem do Recurso
Fonte: http://www.jurisway.org.br/UPLOADS/upl_img/IGORSANTANA0057.jpg Acesso em: 06 de outubro de 2010.
O professor deverá circular entre os grupos supervisionando e orientando a produção do parágrafo. Por exemplo, um dos textos produzidos poderia ser o seguinte:
Young people have played videogame for a long time. We play videogames everyday, for example. In the eighties the people played ATARI. Now they play Wii. (Os jovens têm jogado videogame por um longo tempo. Nós jogamos videogame todos os dias, por exemplo. Nos anos oitenta as pessoas jogavam ATARI. Agora elas jogam Wii.
ATIVIDADE 4
Para finalizar as atividades destas aulas, os textos produzidos pelos alunos serão publicados em um jornal ou blog da escola. O objetivo da criação do blog ou do jornal é incentivar a interação dos alunos com pessoas fora do contexto da escola para que possam ampliar sua perspectiva acerca do tema a partir do contraste de opiniões. Especificamente, a criação do blog, favorecerá, também, a familiarização com as Novas Tecnologias. Informações sobre como criar um blog (Fig. 5) podem ser acessadas em:
RECURSO
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/links_interacao.html?categoria=198
Figura 5 – Imagem do Recurso
Ao final destas aulas, todos os alunos terão a oportunidade de ler e comentar os textos criados pelos colegas, podendo tirar suas conclusões finais a respeito das transformações dos comportamentos das pessoas ao longo das décadas.
SUGESTÕES
Em colaboração com o professor de História, pesquisar sobre as transformações na vida e no comportamento dos diversos grupos sociais brasileiros nos últimos trinta anos.
Dicionário português-inglês
RECURSO - Dictionary. com
O professor deverá supervisionar os alunos durante todas as atividades, avaliando a capacidade de trabalho em grupos, bem como o uso adequado do tempo verbal presente perfeito na produção de textos.
Quatro estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
08/12/2015
Quatro estrelasGostei muito e vou usar com meus alunos. Todo exercício diferente é importante para fixar o uso de "Present Perfect".
20/01/2011
Cinco estrelasobrigada professora, sua sugesttao de aula me deu norte para varias outras atividades, gostei muito.
20/01/2011
Quatro estrelasGostei muito da sugestão, professora. Parabéns!