Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Sapos: os hábitos e a sua alimentação

 

15/12/2010

Autor e Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Mariane Éllen da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com as atividades propostas o aluno poderá conhecer os hábitos de vida de um sapo, descobrir sobre a sua alimentação, trabalhar leitura e escrita a partir de músicas sobre sapos, bem como ampliar os conhecimentos sobre o tamanho e o tempo de vida dos sapos.

Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – quatro (4) atividades de sessenta (60) minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula, é necessário que já tenha sido trabalhado com o aluno, de forma contextualizada, atividades que envolvam o diálogo sobre questões ambientais de proteção da natureza.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. No trabalho em sala de aula, temos percebido a importância de resgatar com as crianças o que já sabem sobre o que irão estudar, tornando a aprendizagem mais significativa. Por isso, aproveite esse momento, para resgatar com os alunos o que sabem sobre sapos, se já viram algum e o que sentiram ou sentem ao verem um sapo. É importante, observar as expressões que os alunos fazem ao relatarem suas hipóteses para que você possa conduzir o diálogo no sentido de valorizar cada sentimento, tais como: medo, nojo, pavor, alegria etc.

Após o diálogo, disponibilize uma cópia para cada aluno, da letra da música “Sapo Cururu”, uma cantiga popular conhecida por muitas crianças. Leia e cante com a turma.

Sapo Cururu

Cantigas Populares   

Sapo Cururu na beira do rio

Quando o sapo grita, ó Maninha, diz que está com frio

A mulher do sapo, é quem está lá dentro

Fazendo rendinha, ó Maninha, pro seu casamento   

Fonte: http://letras.terra.com.br/cantigas-populares/984008/ 

Agora, cada aluno poderá fazer um desenho representando um Sapo Cururu, da forma como o imagina. Possibilite um momento para que os alunos apresentem os seus trabalhos para os colegas e os fixem no mural da sala de aula.

Depois, faça com a turma, a brincadeira de saltar como o sapo. Para isso, os alunos poderão estar organizados em uma roda e ao seu sinal todos devem imitar os movimentos de um sapo. Você poderá filmar esse momento e depois assistir com a turma.

Em seguida, organize os alunos em duplas e leve-os ao Laboratório de Informática da escola e acesse o sítio sugerido abaixo:

Fonte: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/noticias/bichos-e-plantas/Sapo-cururu-na-beira-do-rio 

Faça a leitura do texto com a turma, a fim de que os alunos descubram se o Sapo Cururu é realmente perigoso para nós e a forma como ele lança o seu veneno. Também é importante que os alunos observem as imagens do Sapo Cururu e façam uma comparação com o desenho feito por eles na atividade anterior. Para consolidar o conhecimento obtido a partir da leitura do texto, proponha que cada dupla faça um resumo das informações e apresente para a turma, assim, todos poderão compreender melhor que o Sapo Cururu não faz mal para nós e que não precisamos ter medo ou mesmo machucá-lo.

Atividade 2

Professor, indague os alunos sobre o que sabem sobre as fases do desenvolvimento de um sapo. Explore as ideias iniciais da turma, registre-as em uma cartolina e depois afixe no mural da sala de aula. Agora, organize a turma em duplas, para realizar outra aula no Laboratório de Informática. Para isso, acesse o sítio abaixo e descubra as fases do desenvolvimento do sapo:

Fases de desenvolvimento

Fonte: http://www.ra-bugio.org.br/anfibios_sobre_03.php 

A partir do texto e das imagens os alunos poderão conhecer as fases do desenvolvimento de um sapo e dialogar sobre as mesmas. É importante que os alunos percebam que no desenvolvimento do sapo ele tem vida dupla, ou seja, na fase de girino ele vive na água e na vida adulta ele vive na terra. Como registro, sugerimos:

Legal! Hoje descobrimos as fases do desenvolvimento de um sapo. Agora, faça desenhos ilustrando cada fase.

Ovos na água

Girino na água

Sapo na terra

Agora, que tal descobrir o que os sapos comem? No sítio sugerido abaixo os alunos obterão essa informação. Leve a turma ao Laboratório de Informática da escola e acesse o sítio. Veja a imagem a seguir:

O que os sapos comem?

Fonte: http://www.ra-bugio.org.br/anfibios_sobre_03.php 

Agora, organize os alunos em grupos de quatro ou cinco alunos e entregue uma cartolina em branco para cada grupo. Nesta cartolina os alunos deverão fazer desenhos e explicações, demonstrando como o sapo se alimenta. Os grupos deverão apresentar os trabalhos para a turma e afixar os cartazes no mural da sala de aula.

Atividade 3

Professor, se for possível sugerimos que você providencie um sapo e leve os alunos ao Laboratório de Ciências de sua escola ou da sua cidade para fazerem observações do sapo, tendo em vista o que já estudaram até o momento. Em nosso cotidiano com os alunos, percebemos a importância da observação e das vivências para contribuir com uma postura investigativa dos alunos. É importante que os alunos desvendem como é o coaxar do sapo. Após as observações, leve a turma ao Laboratório de Informática da escola e acesse o sítio abaixo para descobrir o motivo pelo qual os sapos coaxam.

Por que os anfíbios coaxam?

Fonte: http://www.ra-bugio.org.br/anfibios_sobre_03.php 

Professor, leia o texto com a turma e auxilie os alunos na descoberta de que o objetivo do coaxar é atrair a fêmea para o acasalamento e que por isso, apenas os machos coaxam e as fêmeas são mudas. Para compreender e conhecer melhor o coaxar dos sapos, sugerimos que assistam ao vídeo abaixo:

Coaxar de Aplastodiscus perviridis 2

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=xnppEykaf4c 

Professor, uma dúvida muito comum refere-se à diferença entre sapo, rã e perereca. Por isso, trabalhe com os alunos informações importantes sobre essa diferenciação. Para isso, organize os alunos em duplas e proponha que façam uma pesquisa nos sítios sugeridos abaixo:

Qual a diferença entre sapo, rã e perereca?

Fonte: http://mundoestranho.abril.com.br/mundoanimal/pergunta_286930.shtml  

No sítio sugerido acima, é importante que os alunos percebam a diferenciação quanto ao tamanho e ao habitat de cada animal.

Sapos, Rãs e Pererecas 

Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/anfibios/classe-anfibia.php 

Depois da leitura e observação das imagens, solicite que cada dupla faça uma pesquisa na internet de uma imagem de sapo, de rã e de perereca. Depois, imprima as imagens de cada dupla e organize-as em uma cartolina. A dupla deverá escrever abaixo da imagem as características de cada animal a partir da pesquisa realizada anteriormente. Os alunos deverão socializar os trabalhos com a turma e depois afixar no mural da escola, para que toda a comunidade escolar possa se informar sobre essa diferenciação.

Atividade 4

Professor, para ampliar os conhecimentos e trabalhar a conscientização dos cuidados com a natureza e mais especificamente com os animais, sugerimos que leve a turma ao Laboratório de Informática e acesse os sítios abaixo, fazendo a leitura do texto e posteriormente assistindo ao vídeo que apresenta algumas espécies de sapos e rãs em ameaça de extinção:

Salvem os Anfíbios

Fonte: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/noticias/ecologia-e-meio-ambiente/salvem-os-anfibios      

Sapos e rãs em perigo 

Fonte: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/videos/2010/agosto/sapos-e-ras-em-perigo 

Após a leitura, construa um texto coletivo com a turma sobre o seguinte tema:

Como as crianças podem ajudar a proteger e a salvar os sapos?

No texto algumas informações precisam estar presentes, por isso ajude os alunos a pensarem sobre:

  • Por que algumas espécies de sapos estão desaparecendo?  
  • Como são chamados os cientistas que estudam os anfíbios?
  • O que acontecerá se os sapos desaparecerem?
  • O que podemos fazer para ajudar?

Na construção do texto coletivo é importante que todos os alunos possam participar e expressar a sua opinião. Depois de concluído o trabalho, providencie cópias dos textos para que a turma possa fazer uma campanha pela escola, distribuindo o texto como forma de conscientizar a comunidade escolar sobre a importância dos sapos para o meio ambiente.

Recursos Complementares

Para outras informações sobre a temática "Sapos" acesse o sítio: http://www.zoologico.sp.gov.br/animaisdozoo/sapocururu_.htm 

Avaliação

Professor, como parte integrante do processo de ensino aprendizagem a avaliação necessita permear todo o processo de realização das atividades. Por isso, recorremos à observação, a qual nos fornecerá elementos para perceber o interesse e a disponibilidade dos alunos para com as atividades propostas. Também sugerimos a análise das escritas dos alunos, no sentido de compreender o processo de desenvolvimento de cada um e intervir de acordo com as necessidades detectadas.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • terezinha, Centro Educacional Manuel Valentin , Espírito Santo - disse:
    xerox@esfa.edu.br

    16/03/2011

    Cinco estrelas

    Adorei fazer parte desse conhecimento, pois estou trabalhando o Meio Ambiente com alunos da Estimulacção Precoce e preciso de algo mais concreto para explicar a eles


  • Liliane Bertusso, Escola Municipal Santos Dumont Ensino Fundamental , Paraná - disse:
    lilianebertusso@hotmail.com

    06/02/2011

    Cinco estrelas

    Achei sua aula ótima. Parabéns. Sou professora e precisamos de idéias como a sua.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.