Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Água doce: escassez anunciada

 

08/12/2010

Autor e Coautor(es)
Leandro Faber Lopes
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Oswaldo José Bueno Alves da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia Questões ambientais, sociais e econômicas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Outros Estudo da natureza e sua importância para o homem
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno deve ser capaz de analisar a distribuição da água doce na Terra e seus principais usos pela humanidade, com condições de levantar e discutir os principais pontos da crise mundial da água doce. Espera-se que ele compreenda os mecanismos naturais que regem a distribuição da água doce na superfície terrestre. Por último, que desenvolva o trabalho com mapas, tabelas e gráficos de diferentes tipos sobre o tema em questão.

Duração das atividades
02 aulas de cinquenta minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ciclo Hidrológico, tipos climáticos, interpretação de gráficos, tabelas e mapas.

Estratégias e recursos da aula

A questão da água doce no mundo: distribuição, uso e escassez.

Nas mais diversas regiões do globo, para milhões de pessoas a água doce torna-se cada vez mais escassa. Segundo a Organização das Nações Unidas, atualmente quase 900 milhões de pessoas vivem sem água limpa em todo o mundo. Em um país como o Brasil, para boa parte dos habitantes essa realidade parece distante. Para outros brasileiros, nem tanto. Seja em termos mundiais ou nacionais, o acesso à água doce está longe de ser equilibrado. Há nesse desequilíbrio fatores climáticos, sociais, econômicos e políticos.

Gastando Água

(Fonte: http://www.humortadela.com.br/humor/0/view.php?cnl=charges&num=02148, em 03-12-2010) 

Leia com os alunos a notícia abaixo:

ONU DIZ QUE ACESSO À ÁGUA POTÁVEL É DIREITO HUMANO

Em: 28/07/2010

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York. 

Resolução da Assembleia Geral recebeu 122 votos a favor, 41 abstenções e nenhum voto contra; quase 900 milhões de pessoas vivem sem água limpa em todo o mundo.

Direito básico

Uma resolução das Nações Unidas, aprovada nesta quarta-feira, declarou o acesso à água potável e ao saneamento básico um direito de todo ser humano. Segundo o documento votado pelos países-membros da ONU, na Assembleia Geral, é motivo de extrema preocupação o fato de 884 milhões de pessoas não terem acesso à água potável.

Crianças

O número dos que não recebem serviços de saneamento básico é quase 3 vezes maior, chegando a 2,6 bilhões de pessoas. A resolução obteve 122 votos a favor, 41 abstenções e nenhum voto contra. Foi aprovado ainda o pedido do Conselho de Direitos Humanos para que a relatora independente do órgão, Catarina de Albuquerque, passe a apresentar um balanço anual sobre o tema à Assembleia Geral. Estudos analisados pela ONU revelam que pelo menos 1,5 milhão de crianças morrem, anualmente, antes de completar cinco anos por falta de água potável. O acesso à água limpa e ao saneamento básico faz parte dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, uma agenda para erradicar ou reduzir males sociais até 2015.

Fonte: http://www.unmultimedia.org/radio/portuguese/detail/182780.html, disponível em 15-11-2010. 

Sugestão de atividade:

1. Qual a ideia central do texto?

2. A falta de acesso à água limpa e ao saneamento básico afeta a população de nossa cidade? Em caso afirmativo, o que deveria ser feito a respeito?

3. Qual o papel do poder público em relação à escassez da água doce em muitos países do mundo?

4. Individualmente, há o que pode ser feito em relação à problemática do texto, ou essas ações são de caráter coletivo?

5. Em sua opinião, de que forma o combate à pobreza poderia reduzir o número de crianças que morrem anualmente por falta de água potável?

Relembre com os alunos: 

A hidrosfera é o conjunto de todos os reservatórios de água que existem no planeta. Supostamente, ao longo das eras geológicas, a quantidade total de água da Terra continua a mesma. Ela não é criada nem destruída, apenas migra entre diferentes tipos de reservatório (oceanos, rios e lagos, lençóis freáticos, aquíferos subterrâneos, calotas polares, solos e nuvens).

A figura a seguir apresenta as principais etapas do ciclo hidrológico:  

Fig. 1. CICLO HIDROLÓGICO 

Fonte: http://ga.water.usgs.gov/edu/watercycleportuguesehi.html, disponível em 13-11-2010. 

Sugestão de atividade:

1. Descreva as etapas do ciclo hidrológico.

2. Escreva um pequeno texto sobre a importância do ciclo hidrológico em termos humanos e ambientais.

3. Explique os principais impactos provocados pela ação antrópica no ciclo da água, no meio urbano e no meio rural.

4. Explique a importância da manutenção da cobertura vegetal para o ciclo hidrológico.

5. A partir do ciclo da água, explique a ideia de ecossistema.

Professor (a), a despeito da renovação da água através do ciclo acima representado, sua escassez é hoje realidade para milhões de pessoas no mundo, conforme citado anteriormente. Por isso, é preciso que os alunos entendam por que isso ocorre, já que cerca de 70% da superfície terrestre são cobertos pela água. Trabalhe com tabelas e gráficos sobre o assunto.

Sugestão de atividade com tabelas:

Peça aos alunos que preencham os dados das tabelas abaixo (oriente-os para que façam a lápis, a fim de que possam fazer as correções quando necessário).

O objetivo é envolvê-los no preenchimento dos dados, ao invés de oferecê-los prontamente.

Com essa tarefa, espera-se que os jovens levantem e discutam hipóteses a respeito das informações que constam nas tabelas.

Após o término do preenchimento das tabelas pelos alunos, faça as correções no quadro ou oralmente, mas sempre depois de ouvir suas opiniões. Verifique o quanto seus alunos sabem a respeito do assunto trabalhado.

Tabela 1. Distribuição da água na Terra

ÁGUA SALGADA (%)

ÁGUA DOCE (%)

Tabela 2. Distribuição da água doce no planeta

CALOTAS POLARES E GELEIRAS

ÁGUA SUBTERRÂNEA

RIOS E LAGOS

OUTROS RESERVATÓRIOS (ATMOSFERA, PERMAFROST)

Tabela 3. Uso mundial da água doce por setores

AGRÍCOLA

INDUSTRIAL

DOMÉSTICO

(Fonte: tabelas elaboradas pelo autor)

Atividade com gráficos:

1. Peça que os alunos façam a interpretação e análise dos gráficos a seguir, respondendo às seguintes questões:

a) determine o tipo de gráfico utilizado;

b) há possibilidade de usar outros tipos de gráficos para representar as mesmas informações? Quais?

c) o uso de gráficos pode facilitar a leitura de informações a respeito de um tema? Por quê?

2. De acordo com as informações apresentadas pelos gráficos em questão, por que a situação da água doce é preocupante no mundo hoje?

Fig. 2. DISTRIBUIÇÃO DA ÁGUA NA TERRA

Fonte: http://www.cq.ufam.edu.br/moleculas/agua/agua.html, disponível em: 15-11-2010. 

Professor (a), trabalhe com a turma alguns dos principais pontos relativos à questão mundial da água, conforme resumo a seguir.

ALGUNS PONTOS ESSENCIAIS SOBRE A QUESTÃO MUNDIAL DA ÁGUA   

a) Escassez – O crescimento da população mundial, o desenvolvimento econômico não-sustentável (somado à poluição, ao desperdício e ao mau uso dos recursos hídricos) e a agricultura irrigada são os principais fatores que ameaçam as fontes de água doce no planeta. Quase 900 milhões de pessoas não possuem acesso à água limpa no mundo, segundo a ONU. Até 2050, o problema pode atingir quase a metade da população mundial. Além disso, coloca em risco os esforços para reduzir a fome no planeta. Para reverter esse quadro dramático, a ONU estabeleceu a meta de reduzir pela metade a população mundial sem acesso à água potável até o ano de 2015.   

b) Má distribuição – A má distribuição mundial dos recursos hídricos resulta de causas diversas, que vão desde fatores naturais, como a diversidade climática do planeta, àqueles de ordem política e social. Devido a questões naturais, há regiões que recebem menos de 250 mm anuais de chuva, como as áreas desérticas espalhadas pelos continentes. Por outro lado, em outros pontos do planeta a precipitação média anual ultrapassa os 2000 mm, como na Amazônia. Em termos políticos e sociais, há dificuldades de acesso à água potável e ao saneamento básico ligadas à falta de investimentos públicos e, também, à pobreza extrema.               

A esse respeito, observe a figura e os mapas abaixo:

Fig. 3. CRIANÇAS TOMANDO BANHO (órfãos de guerra)

Libéria. África. Foto de Carolyn Cole. Photographer, Los Angeles Times.

Fonte: http://www.pulitzer.org/awards/2004, disponível em: 15-11-2010.

Mapa 1. ESCASSEZ DE ÁGUA DOCE NO MUNDO

Fonte: http://www.bbc.co.k/portuguese/reporterbbc/story/2006/08/060821_faltaaguarelatoriofn.shtml, disponível em 15-11-2010. 

Mapa 2. CLIMAS DO MUNDO

Fonte: http://personales.ya.com/isaacbuzo/primeroeso/tema3/clasificacion_climas.html, disponível em 15-11-2010. 

Motive a turma para a leitura e análise da figura 3 e dos mapas 1 e 2, acima.

Pontos que merecem destaque:

- a Libéria, país da África Ocidental, apresenta clima equatorial, portanto, úmido; a foto das crianças tomando banho (fig. 3), em nada faz lembrar um país cujo índice pluviométrico é elevado;

- no mapa 1, há na legenda diferenciação entre "escassez econômica" e "escassez física" de água, fato que evidencia a diversidade de fatores que afetam o acesso à água potável no mundo;

- esclareça que, mesmo no Brasil, que no mapa 1 aparece como país com pouca ou nenhuma escassez de água, há desigualdade na distribuição desse recurso no território nacional;

- peça que os alunos relacionem os mapas 1 e 2, comparando a escassez ou a abundância de água com os tipos climáticos do globo.

c) Agricultura - A maior parte da água doce disponível para consumo no mundo é utilizada nos cultivos agrícolas. A tendência é essa utilização aumentar, porque a produção de alimentos precisará crescer para sus­tentar o crescimento populacional. Além de retirar água em quantidade exagerada dos rios, as lavouras com irrigação podem causar desmatamento e erosão do solo, o que prejudica ainda mais os mananciais.

d) Conflitos – Cada vez mais escassa, a água é foco de conflitos internacionais, como ocorre no Oriente Médio e na África. Um terço de todas as bacias hidrográficas do mundo é compartilhado com mais de dois países. Nos últimos 50 anos, houve mais de 500 conflitos entre nações pelo acesso aos recursos hídricos.

e) Doenças – A escassez de água e de saneamento básico leva ao aumento de doenças infecciosas.

f) Água no Brasil – A distribuição de água no país é muito desigual. O maior volume está concentrado ao longo dos rios Amazonas e Tocantins, onde a concentração populacional é pequena. Nas grandes cidades, as chuvas não resolvem a falta de água. Devido à impermeabilização do solo, elas causam enchentes e não são aproveitadas para o consumo.   

g) Mudanças no uso da água no Brasil – Entre as medidas para reduzir o desperdício de água em nosso país, cabe destacar: - a cobrança pelo uso da água – mesmo aquela não tratada e captada diretamente dos rios; - a criação de formas de reutilizar a água; - a conscientização da sociedade brasileira, habituada a pensar na água como recurso abundante e inesgotável.

Sugestão de atividade:

Peça aos alunos que se reúnam em grupos e escrevam pequenos textos sobre cada um dos pontos acima apresentados. Oriente-os para que nesses textos estejam presentes suas impressões, opiniões e conhecimentos sobre o tema.

Professor (a), com base nos dados, figuras, textos e mapas apresentados, peça aos alunos que elaborem textos dissertativos sobre a disponibilidade de água potável no mundo.

Lembre-os de levarem em conta os fatores de ordem natural (climáticos) e de ordem social e econômica, pois estes, juntos, concorrem para definir a escassez ou a abundância de água para a população mundial.

Leia com os alunos o poema abaixo.

POEMA DA ÁGUA (Raul Machado)

A água também nasce pequenina

- nasce gota de orvalho ou de neblina...  

A água também tem a sua infância

- quando apenas riacho cantarola

brinca de roda nos redemoinhos

salta os seixos que encontra

e faz apostas de corrida - travessa -

por entre as grotas e peraus

e arranca as flores que a marginam

para engrinaldar a cabeleira solta

sobre o leito revolto das areias...   

A água também tem adolescência

- sonha lagos românticos à lua

fitando os astros namorados dela

embevecida em seus olhos de ouro...

e assim sempre amorosa e sonhadora

vai tecendo e bordando - dia e noite

o seu vestido de noiva nas montanhas

                            e o seu véu de noivado nas cascatas...                           

A água também tem maturidade

- fica serena e grave em rios fundos

e num destino generoso e amigo

espalha a vida que em si mesma encerra

semeia bençãos para o grão de trigo

abre caminhos líquidos da terra

e enlaça os povos através dos mares...   

A água também tem sua velhice

- e de ver-lhe os cabelos muitos brancos

onda lenta de espuma  destrinçada em neve, nos ares flutuando...   

A água também sofre... e quando sofre

se faz divina e vem brilhar em lágrimas

ou se reflete a dor  da  natureza

geme no vento transformada em chuva.   

A água também morre...  é quando seca

- e a sua morte entristece tudo:

choram-lhe, enfim na desolação,

 todos os seres vivos que a rodeiam

porque ela é o seio maternal da vida

e de tal maneira ama seus filhos rudes

que muitas vezes para os salvar se deixa

ficar sem o murmúrio de uma queixa

prisioneira de poços e açudes...   

Bendita seja, pois, água divina

que fecunda, consola, dessedenta, purifica,

e que, desde pequenina,

feita gota de orvalho,

mata a sede das plantas entreabertas

e prepara o festivo esplendor da primavera...

e que, nascida em píncaros da serra

vem de tão alto, procurando sempre ter

um fim de planície e de humildade

até perder, na última renúncia,

o nome de batismo de seus rios

para ficar anônima nos mares.   

(Fonte: http://www.revista.agulha.nom.br/rma01.html, disponível em 15-11-2010.) 

Após a leitura do poema, tente extrair opiniões e impressões dos alunos sobre o texto.

Trabalhe com a turma charges sobre o tema ÁGUA. Esse tipo de linguagem é bastante interessante. As charges, quase sempre, são motivadoras, pois abordam questões sérias com humor.

Sugestões de charges:

Charge 1.

(Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_7xolZjJDz8E/SwSEbsx6KoI/AAAAAAAACzs/a-8ma76hMM4/s1600/Charge+121.jpg, em 21-11-2010) 

Charge 2.

(Fonte: http://www.acritica.com.br/Fotos/charges/1996g.gif, em 03-12-2010.) 

Charge 3.

(Fonte: http://arteerabisco.blogspot.com/2010/03/charge_26.html, em 03-12-2010.) 

Charge 4.

(Fonte: http://jasielbotelho.blogspot.com/2009/03/dia-mundial-da-agua_23.html, em 03-12-2010.) 

Charge 5.

(Fonte: http://aguacorrenteong.wordpress.com/2009/08/31/momento-charge/, em 03-12-2010) 

Charge 6.

(Fonte: http://www.pwdesenhos.blogspot.com/, em 03-12-2010.) 

Para finalizar, promova um debate a respeito da situação da água doce. Levante questões importantes a serem debatidas entre os alunos. Um bom começo é propor uma análise das charges e do poema acima apresentados.

Recursos Complementares

Sites indicados para pesquisa antes do debate:

Agência Nacional de Águas: http://www2.ana.gov.br/Paginas/default.aspx 

Fundação Onda Azul: http://www.ondazul.org.br/ 

UN Water: http://www.unwater.org/flashindex.html - este site está em inglês, mas pode ser facilmente traduzido para português pelo próprio site

SOS Águas do Brasil: http://sosriosdobrasil.blogspot.com/ 

Brasil das Águas: http://www.brasildasaguas.com.br/ 

PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente: http://www.onu-brasil.org.br/agencias_pnuma.php 

Ministério do Meio Ambiente (MMA): http://www.mma.gov.br/sitio/ 

Greenpeace: http://www.greenpeace.org/brasil/ 

Avaliação

A avaliação deve ser feita ao longo das duas aulas sobre o tema proposto.

Durante a primeira aula: avalie o envolvimento dos alunos com o tema, sua participação nas leituras e análises das figuras, tabelas, gráficos e mapas apresentados.

Ao longo da segunda aula: avalie se os alunos estão participando do debate com qualidade, de forma a respeitar as opiniões dos colegas, principalmente quando forem divergentes.

Nas duas aulas, observe as respostas dadas pelos alunos, oralmente, após as perguntas a eles lançadas pelo professor. Quando necessário, faça correções e comentários a partir de suas falas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 17 classificações

  • Cinco estrelas 10/17 - 58.82%
  • Quatro estrelas 7/17 - 41.18%
  • Três estrelas 0/17 - 0%
  • Duas estrelas 0/17 - 0%
  • Uma estrela 0/17 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Mariana Guimarães Ferreira, Colégio Estadual Barão de Itararé , Rio de Janeiro - disse:
    marigfer@gmail.com

    18/05/2015

    Cinco estrelas

    Adorei a proposta de trabalho! Ela realmente é muito interessante e rica! As sugestões são extremamente proveitosas em várias áreas! Parabéns!


  • Jucimára Junqueira dos Santos Santana, CEEP em G.e Neg. Professora Felicidade , Bahia - disse:
    marajunq@hotmail.com

    17/03/2015

    Quatro estrelas

    Muito boa a aula, me ajudou bastante!


  • CRISTIANA LIMA SOARES, MINEIROLANDIA EEM , Ceará - disse:
    cris.mineira@hotmail.com

    02/03/2015

    Quatro estrelas

    Muito bem explorado esse tema...


  • Márcia , Educação , Minas Gerais - disse:
    marciaconfins@ig.com.br

    22/02/2015

    Quatro estrelas

    Muito bom! O tema deve ser amplamente discutido.


  • Ana Claudia, Senai , Bahia - disse:
    Kaldinha2605@hotmail.com

    27/01/2015

    Cinco estrelas

    Muito bom este site; Me ajudou muito, só tenho que agradeçer. muito Obrigado pela ajuda.


  • SAVIO RICARDO DE CARVALHO ARAUJO, Secretaria Municipal de Educação de BELO HORIZONTE , Minas Gerais - disse:
    savio.ricardo@pbh.gov.br

    22/10/2014

    Quatro estrelas

    Muito bom esse material, espero poder usa-los um dia desses com meus alunos. parabens aos professores que a fizeram.


  • Jaci Amalia Faria, E.E.E.Médio XV de Novembro , Rio Grande do Sul - disse:
    jaciamalia@bol.com.br

    19/10/2014

    Cinco estrelas

    Achei a atividade muito boa. Meus Parabéns! Sou professora de Biologia, trabalho com o Ensino Médio e Técnico em Administração(Gestão Ambiental) e vou aproveitá-la, lógico, com algumas mudanças. Até outra oportunidade.


  • BÁRBARA, barbara , Distrito Federal - disse:
    barbarareisdoamaral@gmail.com.br

    13/10/2014

    Cinco estrelas

    Eu gostei muito da sua aula, tudo bem explicado direitinho organizado, etc. tambem gostei das imagens do grafico da água.


  • nathalia, nao sei , São Paulo - disse:
    nde1887@hotmail.com

    04/03/2014

    Cinco estrelas

    otima aula


  • Marlene Correia Nakayama, EEEFM. Jardim das Pedras , Rondônia - disse:
    correianakayama@yahoo.com.br

    15/05/2013

    Cinco estrelas

    Estamos organizando a Conferencia sobre o IV Conferência Infantojuvenil do Meio Ambiente -Vamos Cuidar do Brasil e o meio ambiente da escola.Dentro os subtemas Terra,água,fogo e ar estamos propensos a trabalhar sobre a importancia da água doce no cotidiano da escola,o tema aqui abordado nesta aula com certeza nos deu um norte para inserir o tema para os alunos e comunidade no dia da conferencia.


  • SILVANIA, escola marcia r.serpa , Minas Gerais - disse:
    SILVANIAMENESES@LIVE.COM

    13/03/2013

    Quatro estrelas

    Gostei muito da sua aula, me ajudou a criar uma aula bem significativa sobre a água.


  • Nara Carine, Escola Cícero Irineu de Brito , Bahia - disse:
    naracarine@hotmail.com

    13/03/2013

    Cinco estrelas

    Estou trabalhando carta argumentativa sobre a água.E o conteúdo dessas aulas me ajudou muito.


  • simone cristina oliveira da silva, ESCOLA MUNICIPAL DR ORLANDO FLAVIO JUNQUEIRA AYRES , Rio Grande do Norte - disse:
    simone_rnm@yahoo.com.br

    06/11/2012

    Cinco estrelas

    Aatividade é muito interessante. Parabéns


  • Delaine, SESC , Amazonas - disse:
    delaine_chaves@hotmail.com

    07/09/2012

    Quatro estrelas

    Muito bom... gosto de trabalhar com textos e figuras representativas.


  • Aldenora do Socorro dos Reis, Florindo Ferreira Neto , Pará - disse:
    aldenora.reis@hotmail.com

    14/06/2012

    Cinco estrelas

    Fiquei extremamente maravilhada com o conteúdo desta aula. Acredito que esse material contribuirá com o processo educativo de todos os educadores e educancandos que tiverem acesso a este.


  • Graziele, Estudante , Minas Gerais - disse:
    grazinha6@yahoo.com.br

    19/04/2012

    Quatro estrelas

    Muito boa, me ajudou muito


  • Evelly, ♥ , Minas Gerais - disse:
    evelly71@hotmail.com

    20/03/2012

    Cinco estrelas

    Gostei muito desse site ele fala tudo sobre a falta de água.Enfim quero parabenizar ao criador desse site,pois ele ajudou a mim e a outras pessoas que estao interresadas a saber um pouco mais sobre o fim da agua no mundo e temos que preservar ela pois um dia ela pode se acabar


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.