08/12/2010
Oswaldo José Bueno Alves da Silva
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Geografia | Questões ambientais, sociais e econômicas |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros | Estudo da natureza e sua importância para o homem |
O aluno deve ser capaz de analisar a distribuição da água doce na Terra e seus principais usos pela humanidade, com condições de levantar e discutir os principais pontos da crise mundial da água doce. Espera-se que ele compreenda os mecanismos naturais que regem a distribuição da água doce na superfície terrestre. Por último, que desenvolva o trabalho com mapas, tabelas e gráficos de diferentes tipos sobre o tema em questão.
Ciclo Hidrológico, tipos climáticos, interpretação de gráficos, tabelas e mapas.
Nas mais diversas regiões do globo, para milhões de pessoas a água doce torna-se cada vez mais escassa. Segundo a Organização das Nações Unidas, atualmente quase 900 milhões de pessoas vivem sem água limpa em todo o mundo. Em um país como o Brasil, para boa parte dos habitantes essa realidade parece distante. Para outros brasileiros, nem tanto. Seja em termos mundiais ou nacionais, o acesso à água doce está longe de ser equilibrado. Há nesse desequilíbrio fatores climáticos, sociais, econômicos e políticos.
Gastando Água
(Fonte: http://www.humortadela.com.br/humor/0/view.php?cnl=charges&num=02148, em 03-12-2010)
Leia com os alunos a notícia abaixo:
ONU DIZ QUE ACESSO À ÁGUA POTÁVEL É DIREITO HUMANO
Em: 28/07/2010
Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.
Resolução da Assembleia Geral recebeu 122 votos a favor, 41 abstenções e nenhum voto contra; quase 900 milhões de pessoas vivem sem água limpa em todo o mundo.
Direito básico
Uma resolução das Nações Unidas, aprovada nesta quarta-feira, declarou o acesso à água potável e ao saneamento básico um direito de todo ser humano. Segundo o documento votado pelos países-membros da ONU, na Assembleia Geral, é motivo de extrema preocupação o fato de 884 milhões de pessoas não terem acesso à água potável.
Crianças
O número dos que não recebem serviços de saneamento básico é quase 3 vezes maior, chegando a 2,6 bilhões de pessoas. A resolução obteve 122 votos a favor, 41 abstenções e nenhum voto contra. Foi aprovado ainda o pedido do Conselho de Direitos Humanos para que a relatora independente do órgão, Catarina de Albuquerque, passe a apresentar um balanço anual sobre o tema à Assembleia Geral. Estudos analisados pela ONU revelam que pelo menos 1,5 milhão de crianças morrem, anualmente, antes de completar cinco anos por falta de água potável. O acesso à água limpa e ao saneamento básico faz parte dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, uma agenda para erradicar ou reduzir males sociais até 2015.
Fonte: http://www.unmultimedia.org/radio/portuguese/detail/182780.html, disponível em 15-11-2010.
1. Qual a ideia central do texto?
2. A falta de acesso à água limpa e ao saneamento básico afeta a população de nossa cidade? Em caso afirmativo, o que deveria ser feito a respeito?
3. Qual o papel do poder público em relação à escassez da água doce em muitos países do mundo?
4. Individualmente, há o que pode ser feito em relação à problemática do texto, ou essas ações são de caráter coletivo?
5. Em sua opinião, de que forma o combate à pobreza poderia reduzir o número de crianças que morrem anualmente por falta de água potável?
Relembre com os alunos:
A hidrosfera é o conjunto de todos os reservatórios de água que existem no planeta. Supostamente, ao longo das eras geológicas, a quantidade total de água da Terra continua a mesma. Ela não é criada nem destruída, apenas migra entre diferentes tipos de reservatório (oceanos, rios e lagos, lençóis freáticos, aquíferos subterrâneos, calotas polares, solos e nuvens).
A figura a seguir apresenta as principais etapas do ciclo hidrológico:
Fig. 1. CICLO HIDROLÓGICO
Fonte: http://ga.water.usgs.gov/edu/watercycleportuguesehi.html, disponível em 13-11-2010.
1. Descreva as etapas do ciclo hidrológico.
2. Escreva um pequeno texto sobre a importância do ciclo hidrológico em termos humanos e ambientais.
3. Explique os principais impactos provocados pela ação antrópica no ciclo da água, no meio urbano e no meio rural.
4. Explique a importância da manutenção da cobertura vegetal para o ciclo hidrológico.
5. A partir do ciclo da água, explique a ideia de ecossistema.
Professor (a), a despeito da renovação da água através do ciclo acima representado, sua escassez é hoje realidade para milhões de pessoas no mundo, conforme citado anteriormente. Por isso, é preciso que os alunos entendam por que isso ocorre, já que cerca de 70% da superfície terrestre são cobertos pela água. Trabalhe com tabelas e gráficos sobre o assunto.
Peça aos alunos que preencham os dados das tabelas abaixo (oriente-os para que façam a lápis, a fim de que possam fazer as correções quando necessário).
O objetivo é envolvê-los no preenchimento dos dados, ao invés de oferecê-los prontamente.
Com essa tarefa, espera-se que os jovens levantem e discutam hipóteses a respeito das informações que constam nas tabelas.
Após o término do preenchimento das tabelas pelos alunos, faça as correções no quadro ou oralmente, mas sempre depois de ouvir suas opiniões. Verifique o quanto seus alunos sabem a respeito do assunto trabalhado.
Tabela 1. Distribuição da água na Terra
ÁGUA SALGADA (%) |
ÁGUA DOCE (%) |
|
|
Tabela 2. Distribuição da água doce no planeta
CALOTAS POLARES E GELEIRAS |
|
ÁGUA SUBTERRÂNEA |
|
RIOS E LAGOS |
|
OUTROS RESERVATÓRIOS (ATMOSFERA, PERMAFROST) |
|
Tabela 3. Uso mundial da água doce por setores
AGRÍCOLA |
|
INDUSTRIAL |
|
DOMÉSTICO |
|
(Fonte: tabelas elaboradas pelo autor)
1. Peça que os alunos façam a interpretação e análise dos gráficos a seguir, respondendo às seguintes questões:
a) determine o tipo de gráfico utilizado;
b) há possibilidade de usar outros tipos de gráficos para representar as mesmas informações? Quais?
c) o uso de gráficos pode facilitar a leitura de informações a respeito de um tema? Por quê?
2. De acordo com as informações apresentadas pelos gráficos em questão, por que a situação da água doce é preocupante no mundo hoje?
Fig. 2. DISTRIBUIÇÃO DA ÁGUA NA TERRA
Fonte: http://www.cq.ufam.edu.br/moleculas/agua/agua.html, disponível em: 15-11-2010.
Professor (a), trabalhe com a turma alguns dos principais pontos relativos à questão mundial da água, conforme resumo a seguir.
ALGUNS PONTOS ESSENCIAIS SOBRE A QUESTÃO MUNDIAL DA ÁGUA
a) Escassez – O crescimento da população mundial, o desenvolvimento econômico não-sustentável (somado à poluição, ao desperdício e ao mau uso dos recursos hídricos) e a agricultura irrigada são os principais fatores que ameaçam as fontes de água doce no planeta. Quase 900 milhões de pessoas não possuem acesso à água limpa no mundo, segundo a ONU. Até 2050, o problema pode atingir quase a metade da população mundial. Além disso, coloca em risco os esforços para reduzir a fome no planeta. Para reverter esse quadro dramático, a ONU estabeleceu a meta de reduzir pela metade a população mundial sem acesso à água potável até o ano de 2015.
b) Má distribuição – A má distribuição mundial dos recursos hídricos resulta de causas diversas, que vão desde fatores naturais, como a diversidade climática do planeta, àqueles de ordem política e social. Devido a questões naturais, há regiões que recebem menos de 250 mm anuais de chuva, como as áreas desérticas espalhadas pelos continentes. Por outro lado, em outros pontos do planeta a precipitação média anual ultrapassa os 2000 mm, como na Amazônia. Em termos políticos e sociais, há dificuldades de acesso à água potável e ao saneamento básico ligadas à falta de investimentos públicos e, também, à pobreza extrema.
A esse respeito, observe a figura e os mapas abaixo:
Fig. 3. CRIANÇAS TOMANDO BANHO (órfãos de guerra)
Libéria. África. Foto de Carolyn Cole. Photographer, Los Angeles Times.
Fonte: http://www.pulitzer.org/awards/2004, disponível em: 15-11-2010.
Mapa 1. ESCASSEZ DE ÁGUA DOCE NO MUNDO
Fonte: http://www.bbc.co.k/portuguese/reporterbbc/story/2006/08/060821_faltaaguarelatoriofn.shtml, disponível em 15-11-2010.
Mapa 2. CLIMAS DO MUNDO
Fonte: http://personales.ya.com/isaacbuzo/primeroeso/tema3/clasificacion_climas.html, disponível em 15-11-2010.
Motive a turma para a leitura e análise da figura 3 e dos mapas 1 e 2, acima.
- a Libéria, país da África Ocidental, apresenta clima equatorial, portanto, úmido; a foto das crianças tomando banho (fig. 3), em nada faz lembrar um país cujo índice pluviométrico é elevado;
- no mapa 1, há na legenda diferenciação entre "escassez econômica" e "escassez física" de água, fato que evidencia a diversidade de fatores que afetam o acesso à água potável no mundo;
- esclareça que, mesmo no Brasil, que no mapa 1 aparece como país com pouca ou nenhuma escassez de água, há desigualdade na distribuição desse recurso no território nacional;
- peça que os alunos relacionem os mapas 1 e 2, comparando a escassez ou a abundância de água com os tipos climáticos do globo.
c) Agricultura - A maior parte da água doce disponível para consumo no mundo é utilizada nos cultivos agrícolas. A tendência é essa utilização aumentar, porque a produção de alimentos precisará crescer para sustentar o crescimento populacional. Além de retirar água em quantidade exagerada dos rios, as lavouras com irrigação podem causar desmatamento e erosão do solo, o que prejudica ainda mais os mananciais.
d) Conflitos – Cada vez mais escassa, a água é foco de conflitos internacionais, como ocorre no Oriente Médio e na África. Um terço de todas as bacias hidrográficas do mundo é compartilhado com mais de dois países. Nos últimos 50 anos, houve mais de 500 conflitos entre nações pelo acesso aos recursos hídricos.
e) Doenças – A escassez de água e de saneamento básico leva ao aumento de doenças infecciosas.
f) Água no Brasil – A distribuição de água no país é muito desigual. O maior volume está concentrado ao longo dos rios Amazonas e Tocantins, onde a concentração populacional é pequena. Nas grandes cidades, as chuvas não resolvem a falta de água. Devido à impermeabilização do solo, elas causam enchentes e não são aproveitadas para o consumo.
g) Mudanças no uso da água no Brasil – Entre as medidas para reduzir o desperdício de água em nosso país, cabe destacar: - a cobrança pelo uso da água – mesmo aquela não tratada e captada diretamente dos rios; - a criação de formas de reutilizar a água; - a conscientização da sociedade brasileira, habituada a pensar na água como recurso abundante e inesgotável.
Peça aos alunos que se reúnam em grupos e escrevam pequenos textos sobre cada um dos pontos acima apresentados. Oriente-os para que nesses textos estejam presentes suas impressões, opiniões e conhecimentos sobre o tema.
Professor (a), com base nos dados, figuras, textos e mapas apresentados, peça aos alunos que elaborem textos dissertativos sobre a disponibilidade de água potável no mundo.
Lembre-os de levarem em conta os fatores de ordem natural (climáticos) e de ordem social e econômica, pois estes, juntos, concorrem para definir a escassez ou a abundância de água para a população mundial.
Leia com os alunos o poema abaixo.
POEMA DA ÁGUA (Raul Machado)
A água também nasce pequenina
- nasce gota de orvalho ou de neblina...
A água também tem a sua infância
- quando apenas riacho cantarola
brinca de roda nos redemoinhos
salta os seixos que encontra
e faz apostas de corrida - travessa -
por entre as grotas e peraus
e arranca as flores que a marginam
para engrinaldar a cabeleira solta
sobre o leito revolto das areias...
A água também tem adolescência
- sonha lagos românticos à lua
fitando os astros namorados dela
embevecida em seus olhos de ouro...
e assim sempre amorosa e sonhadora
vai tecendo e bordando - dia e noite
o seu vestido de noiva nas montanhas
e o seu véu de noivado nas cascatas...
A água também tem maturidade
- fica serena e grave em rios fundos
e num destino generoso e amigo
espalha a vida que em si mesma encerra
semeia bençãos para o grão de trigo
abre caminhos líquidos da terra
e enlaça os povos através dos mares...
A água também tem sua velhice
- e de ver-lhe os cabelos muitos brancos
onda lenta de espuma destrinçada em neve, nos ares flutuando...
A água também sofre... e quando sofre
se faz divina e vem brilhar em lágrimas
ou se reflete a dor da natureza
geme no vento transformada em chuva.
A água também morre... é quando seca
- e a sua morte entristece tudo:
choram-lhe, enfim na desolação,
todos os seres vivos que a rodeiam
porque ela é o seio maternal da vida
e de tal maneira ama seus filhos rudes
que muitas vezes para os salvar se deixa
ficar sem o murmúrio de uma queixa
prisioneira de poços e açudes...
Bendita seja, pois, água divina
que fecunda, consola, dessedenta, purifica,
e que, desde pequenina,
feita gota de orvalho,
mata a sede das plantas entreabertas
e prepara o festivo esplendor da primavera...
e que, nascida em píncaros da serra
vem de tão alto, procurando sempre ter
um fim de planície e de humildade
até perder, na última renúncia,
o nome de batismo de seus rios
para ficar anônima nos mares.
(Fonte: http://www.revista.agulha.nom.br/rma01.html, disponível em 15-11-2010.)
Após a leitura do poema, tente extrair opiniões e impressões dos alunos sobre o texto.
Trabalhe com a turma charges sobre o tema ÁGUA. Esse tipo de linguagem é bastante interessante. As charges, quase sempre, são motivadoras, pois abordam questões sérias com humor.
Sugestões de charges:
Charge 1.
(Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_7xolZjJDz8E/SwSEbsx6KoI/AAAAAAAACzs/a-8ma76hMM4/s1600/Charge+121.jpg, em 21-11-2010)
Charge 2.
(Fonte: http://www.acritica.com.br/Fotos/charges/1996g.gif, em 03-12-2010.)
Charge 3.
(Fonte: http://arteerabisco.blogspot.com/2010/03/charge_26.html, em 03-12-2010.)
Charge 4.
(Fonte: http://jasielbotelho.blogspot.com/2009/03/dia-mundial-da-agua_23.html, em 03-12-2010.)
Charge 5.
(Fonte: http://aguacorrenteong.wordpress.com/2009/08/31/momento-charge/, em 03-12-2010)
Charge 6.
(Fonte: http://www.pwdesenhos.blogspot.com/, em 03-12-2010.)
Para finalizar, promova um debate a respeito da situação da água doce. Levante questões importantes a serem debatidas entre os alunos. Um bom começo é propor uma análise das charges e do poema acima apresentados.
Sites indicados para pesquisa antes do debate:
Agência Nacional de Águas: http://www2.ana.gov.br/Paginas/default.aspx
Fundação Onda Azul: http://www.ondazul.org.br/
UN Water: http://www.unwater.org/flashindex.html - este site está em inglês, mas pode ser facilmente traduzido para português pelo próprio site
SOS Águas do Brasil: http://sosriosdobrasil.blogspot.com/
Brasil das Águas: http://www.brasildasaguas.com.br/
PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente: http://www.onu-brasil.org.br/agencias_pnuma.php
Ministério do Meio Ambiente (MMA): http://www.mma.gov.br/sitio/
Greenpeace: http://www.greenpeace.org/brasil/
A avaliação deve ser feita ao longo das duas aulas sobre o tema proposto.
Durante a primeira aula: avalie o envolvimento dos alunos com o tema, sua participação nas leituras e análises das figuras, tabelas, gráficos e mapas apresentados.
Ao longo da segunda aula: avalie se os alunos estão participando do debate com qualidade, de forma a respeitar as opiniões dos colegas, principalmente quando forem divergentes.
Nas duas aulas, observe as respostas dadas pelos alunos, oralmente, após as perguntas a eles lançadas pelo professor. Quando necessário, faça correções e comentários a partir de suas falas.
Quatro estrelas 17 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
18/05/2015
Cinco estrelasAdorei a proposta de trabalho! Ela realmente é muito interessante e rica! As sugestões são extremamente proveitosas em várias áreas! Parabéns!
17/03/2015
Quatro estrelasMuito boa a aula, me ajudou bastante!
02/03/2015
Quatro estrelasMuito bem explorado esse tema...
22/02/2015
Quatro estrelasMuito bom! O tema deve ser amplamente discutido.
27/01/2015
Cinco estrelasMuito bom este site; Me ajudou muito, só tenho que agradeçer. muito Obrigado pela ajuda.
22/10/2014
Quatro estrelasMuito bom esse material, espero poder usa-los um dia desses com meus alunos. parabens aos professores que a fizeram.
19/10/2014
Cinco estrelasAchei a atividade muito boa. Meus Parabéns! Sou professora de Biologia, trabalho com o Ensino Médio e Técnico em Administração(Gestão Ambiental) e vou aproveitá-la, lógico, com algumas mudanças. Até outra oportunidade.
13/10/2014
Cinco estrelasEu gostei muito da sua aula, tudo bem explicado direitinho organizado, etc. tambem gostei das imagens do grafico da água.
04/03/2014
Cinco estrelasotima aula
15/05/2013
Cinco estrelasEstamos organizando a Conferencia sobre o IV Conferência Infantojuvenil do Meio Ambiente -Vamos Cuidar do Brasil e o meio ambiente da escola.Dentro os subtemas Terra,água,fogo e ar estamos propensos a trabalhar sobre a importancia da água doce no cotidiano da escola,o tema aqui abordado nesta aula com certeza nos deu um norte para inserir o tema para os alunos e comunidade no dia da conferencia.
13/03/2013
Quatro estrelasGostei muito da sua aula, me ajudou a criar uma aula bem significativa sobre a água.
13/03/2013
Cinco estrelasEstou trabalhando carta argumentativa sobre a água.E o conteúdo dessas aulas me ajudou muito.
06/11/2012
Cinco estrelasAatividade é muito interessante. Parabéns
07/09/2012
Quatro estrelasMuito bom... gosto de trabalhar com textos e figuras representativas.
14/06/2012
Cinco estrelasFiquei extremamente maravilhada com o conteúdo desta aula. Acredito que esse material contribuirá com o processo educativo de todos os educadores e educancandos que tiverem acesso a este.
19/04/2012
Quatro estrelasMuito boa, me ajudou muito
20/03/2012
Cinco estrelasGostei muito desse site ele fala tudo sobre a falta de água.Enfim quero parabenizar ao criador desse site,pois ele ajudou a mim e a outras pessoas que estao interresadas a saber um pouco mais sobre o fim da agua no mundo e temos que preservar ela pois um dia ela pode se acabar