09/12/2010
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
§ Reconhecer a Ginástica Aeróbica como uma manifestação ginástica;
§ Conhecer os elementos que caracterizam essa forma de ginástica;
§ Vivenciar práticas de ginástica aeróbica.
Não são necessários conhecimentos prévios específicos sobre esta temática.
Iniciar a aula apresentando à turma o seguinte vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=wsUb90V5rEM
(Acesso em 17/11/2010).
Em seguida, o professor deverá relembrar com a turma as atividades desenvolvidas na aula 1: A Ginástica e suas diferentes manifestações e questioná-los se reconhecem a manifestação ginástica apresentada no vídeo de hoje. Destacar então que trabalharemos hoje com a Ginástica aeróbica esportiva (GAE), uma modalidade onde se executam padrões de movimentos complexos, de forma continuada e com alta intensidade usando uma música e interpretando-a. Os padrões de movimentos aeróbicos são a combinação simultânea de passos básicos e movimentos de braços executados de forma consecutiva, respeitando a característica da música para, assim, criar sequências dinâmicas, rítmicas e contínuas, de movimentos com e sem saltitos. A rotina (coreografia) deve demonstrar movimentos contínuos, flexibilidade, força, agilidade e equilíbrio, além de utilizar sete passos básicos. Em uma competição, a coreografia tem mais ou menos 1 minuto e meio e os atletas utilizam roupas de malha e tênis.
No início a Ginástica aeróbica era apenas praticada em academias de ginástica, mas depois começaram a ser criadas as primeiras competições desta modalidade. É importante destacar que nesta modalidade de ginástica - diferentemente na ginástica geral onde existe uma liberdade de criação de movimentos – existem os seguintes movimentos obrigatórios:
- Marcha
- Jogging (Corrida)
- Chutinho
- Chute Alto
- Polichinelo
- Elevações de Joelho
- Lunge (A Fundo)
- Força Dinâmica: Ex: Flexões de Braços, Cortadas, Círculos de Pernas.
- Força Estática: Ex: Esquadros, Pranchas.
- Saltos: Ex: Grupado, Afastado, Carpado, Cortado, Tesoura.
- Flexibilidade e Equilíbrio: Ex: Espacatos, Giros, Pegadas.
Após a explanação inicial sobre a GAE, o professor poderá convidar a turma para experimentar alguns dos movimentos desta modalidade de ginástica.
Dispostos em círculo, o professor poderá demonstrar alguns movimentos e as crianças poderão acompanhá-lo. As crianças poderão ser estimuladas a criar formas de saltitar combinando com movimentos de braços, formas de marchar diferenciadas e etc.
OBS: Obviamente que nesta atividade deverão ser escolhidos movimentos de simples execução como polichinelos, saltos saltitos, marchas e elevações de joelho.
Após a vivência isolada dos movimentos obrigatórios da GAE, será proposto à turma criar uma rotina/coreografia. A dinâmica para esta atividade poderá ser a seguinte:
Nesta brincadeira, a tarefa é memorizar o que o colega fez e acrescentar mais um movimento. Cada criança cria um movimento (a partir dos obrigatórios da GAE) repetindo-o 4 vezes. O próximo colega da roda tem que realizar o movimento do colega anterior e mais o seu e assim sucessivamente até que todos da roda tenham participado.
Faça um desenho sobre o tipo de ginástica que aprendemos hoje e explique o que você aprendeu sobre essa modalidade.
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