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Jogos de Videogames: um vício ou apenas um lazer?

 

14/01/2011

Autor e Coautor(es)
Estela Calderaro Pontinha Leite
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MOGI DAS CRUZES - SP Universidade de Mogi das Cruzes

Andréa Marques Leão Doescher

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Saúde Indicadores de qualidade de vida e saúde
Ensino Médio Sociologia Estudo das sociedades humanas
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • A influência dos jogos de videogame na vida dos adolescentes: aspectos positivos e negativos;
  • A importância dos jogos de videogame como meio de lazer, mas também o quanto este, em excesso, pode afetar a vida social e educacional dos adolescentes;  
  • Como reconhecer que os jogos de videogame não estão sendo utilizados para o lazer, mas como um vício.
Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) Aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para a realização da aula.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- Aula interativa;

- Trabalho em Grupo;

- Uso do Laboratório de Informática.

Motivação:   

O professor deverá iniciar a aula apresentando a imagem (Fig. 1) postada no link abaixo aos alunos.  

Link da Imagem “Jovem jogando Videogame”:

 http://www.gizmodo.com.br/sites/all/files/2010/05/05/brincarlafora.jpg  Acessado em: 30 de Outubro de 2010. 

Figura 1 – Imagem de Jovem jogando videogame.

Observação: A imagem pode ser apresentada em transparências (retroprojetor ou Data Show), ou ser impressa em número suficiente aos alunos.

O professor deverá perguntar aos alunos o que estes acham da imagem em questão. É importante que todos que quiserem dar sua opinião, possam fazê-lo.

O professor poderá fazer as seguintes perguntas aos alunos:

  • Sobre o que retrata a figura?
  • O que o jovem está fazendo quando a sua mãe entra na casa? O que sua mãe o diz?
  • O que ele faz após ouvir sua mãe?
  • Ele obedeceu a mãe? Por quê?
  • Esse comportamento é comum entre vocês? Por quê?
  • Vocês jogam vídeogame? Quantas vezes por semana (por dia ou por mês) vocês jogam?
  • Qual jogo de vídeogame vocês mais gostam? Por quê?
  • Quantas horas por dia (ou semana) vocês utilizam com jogos de videogame?

Após ouvir as respostas dos alunos, o professor deverá dizer que será discutido nessa aula sobre o “videogame e o vício”.

Atividade 1

Nesse momento, o professor deverá apresentar o vídeo da música “Vídeo Game”(Fig. 2), de 4 minutos e 24 segundos aos alunos, conforme o link abaixo.

Link do vídeo da música:  http://www.youtube.com/watch?v=Ks8GnqEJUBg Acessado em: 01 de Novembro de 2010. 

Figura 2 – Imagem do vídeo “Vídeo Game”

A música versa sobre a presença do vídeogame na vida dos jovens de hoje, que não mais brincam de outras coisas, como pega-pega, esconde-esconde, mãe da rua, entre outros.     

Após apresentar o vídeo aos alunos, o professor deverá organizá-los em grupos de até 5 componentes e  entregá-los a letra da música “Vídeo Game”, de autoria de Max e Pi conforme postada no link abaixo.

Link da letra da música “Vídeo Game”:   

http://letras.terra.com.br/max-pi/1564763/  Acessado em: 01 de Novembro de 2010 

Os alunos deverão fazer a leitura e discussão da  letra da música em questão, primeiramente em grupo e posteriormente em aula aberta.   

Para facilitar esse momento, sugerimos o roteiro abaixo.

Roteiro de Discussão: 

  • Sobre o que a música versa?
  • Vocês conhecem as brincadeiras citadas na letra da música?
  • E os jogos de vídeogame citados na letra da música?
  • Vocês costumam jogar mais vídeogame do que outros tipos de brincadeira?
  • Quais atividades os jovens costumam fazer por lazer?
  • Quais questionamentos são feitos no início da música?
  • O que os autores da música quiseram dizer com "Não importa, tá na moda. Você tem que ter. Jogando horas, não sai dali nem para comer"?
  • O que os autores da música quiseram dizer com "Quando seu filho nascer, o que é que você vai contar para ele? Vai falar que sua infância foi na internet e no vídeogame"?

Após  a discussão em aula aberta com todos os alunos, o professor deverá perguntar a eles quais são os aspectos positivos e negativos de se jogar videogame. Sugerimos que o professor entregue uma folha de papel pardo ou cartolina para cada grupo, de forma que eles respondam tal pergunta nesta e, no final da aula, possam avaliar se suas hipóteses se confirmaram ou não.

Atividade 2   

Dando continuidade à atividade anterior, tendo como objetivo discutir os efeitos positivos e negativos do vídeogame na vida de crianças e de adolescentes, sugerimos que o professor organize os grupos formados anteriormente em A e B. Feito isto, deverá entregar aos grupos um texto - para leitura e discussão - da seguinte forma:

  • Grupos A: o texto “ Videogame prejudica relacionamentos sociais de jovens, diz pesquisa”.       
  • Grupos B: o texto “Pesquisas mostram o lado bom dos Games”.

Os textos, disponíveis nos links abaixo, deverão ser lidos e discutidos - primeiramente em grupo e posteriormente em aula aberta com a participação de todos, baseando-se no roteiro postado a seguir.

Link do texto “Pesquisas mostram o lado bom dos Games”:  

http://www.parana-online.com.br/canal/tecnologia/news/327342/?noticia=PESQUISAS+MOSTRAM+O+LADO+BOM+DOS+GAMES Acessado em: 01 de Novembro de 2010.    

Link do texto “Videogame prejudica relacionamentos sociais de jovens, diz pesquisa”:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u494030.shtml Acessado em: 31 de Outubro de 2010. 

  

Roteiro de Leitura e Discussão: 

  • Qual é o assunto apresentado no texto?
  • O que os vídeogames podem causar na vida do jovem? Por quê?
  • Os vídeogames só têm o aspecto negativo ou lado ruim? Por quê?
  • De acordo com o texto “Pesquisas mostram o lado bom dos Games”, quais são as repercussões  positivas promovidas pelos  jogos de vídeogame nas crianças e jovens?
  • Ainda de acordo com o mesmo texto, por que os vídeogames auxiliam no estudo de instrumentos musicais?
  • De acordo com o texto “Vídeogame prejudica relacionamentos sociais de jovens, diz pesquisa”, qual a influência que o vídeogame tem na vida dos jovens?
  • Ainda de acordo com o mesmo texto, o uso de vídeogames na vida de jovens adultos está ligado a qual comportamento? Por quê?

O professor deverá supervisionar a atividade, de forma a esclarecer dúvidas caso surjam neste momento.

Atividade 3

Dando prosseguimento à atividade anterior, o professor deverá orientar os alunos para que formem novos grupos através da junção de grupos, ou seja, que um grupo A se junte com um grupo B, de forma que compartilhem informações sobre os textos lidos e discutidos por eles. Após isto, deverão compartilhar em aula aberta com os demais grupos as informações de ambos os textos.   

O professor deverá ser o mediador deste momento, de forma a organizar as falas dos alunos, bem como para incentivar a participação de todos. Em seguida, o professor deverá fazer as seguintes perguntas aos grupos formados (junção de A e B):

  • Os textos estão relacionados? Por quê?
  • Qual o ponto convergente entre os textos?
  • Ambos os textos divergem em um ponto, qual é esse?

Sugerimos que o professor dê uma nova folha de papel pardo para os alunos anotarem as respostas que chegaram às perguntas feitas anteriormente, e que apresente estas aos demais alunos da sala de aula.

Atividade 4   

Finalizando à aula, os cartazes produzidos no início da aula (Atividade 1) deverão ser lidos (pelo aluno que sentir vontade de ler em voz alta a todos) e, então, avaliar as respostas anotadas neste com relação a letra da música “Vídeo Game”, baseando-se nas leituras e discussões dos textos trabalhados.

Sugestões de Atividade:   

1) Sugerimos que os elaborem um Material Informativo do tipo pôster, sob orientação e supervisão do professor.

Observação: O pôster tem como função principal divulgar informação visualmente (baseado em http://pt.wikipedia.org/wiki/Cartaz. Acessado em: 21 Abril 2010.).  

O professor deverá providenciar (trazendo ou pedindo previamente que os alunos tragam) papel tamanho A2 ou A1, ou ainda Cartolina.

Os alunos deverão elaborar um pôster com as informações obtidas nas leituras e discussões, podendo utilizar também figuras, imagens, poemas etc.

Após a correção deste, o pôster poderá ser afixado na escola a fim de divulgar suas informações. 

2) O professor poderá propor um júri entre os alunos para discutir o vício por videogames.     

Para que ocorra esse Juri, são necessários participantes para as seguintes funções:

Juiz: Dirige e coordena o andamento do júri.

Advogado de acusação: Formula as acusações contra o réu ou ré.

Advogado de defesa: Defende o réu e responde às acusações formuladas pelo advogado de acusação.

Testemunhas: Falam a favor ou contra o réu, de acordo com o que tiver sido combinado, pondo em evidência as contradições e enfatizando os argumentos fundamentais.

Corpo de Jurados: Ouve todo o processo e a seguir vota se o réu é culpado ou inocente (quantidade de jurados deve ser constituída por número ímpar).

Público: Dividido em dois grupos da defesa e da acusação, ajudam seus advogados a prepararem os argumentos para acusação ou defesa e da acusação, ajudam seus advogados a preparem os argumentos para acusação ou defesa.

Durante o júri, acompanham em silêncio.

O Júri dá-se da seguinte forma:

O professor deverá apresentar o assunto a ser discutido (representante de uma empresa de vídeogame querendo liberar a venda de um vídeogame que uma mãe de um jovem que testou o jogo diz que fez com que seu filho ficasse mais violento e deixasse de ter um bom relacionamento com seus amigos e familiares por ficar viciado no jogo).

O professor deverá eleger os participantes (ou apresentar os papéis e deixar que os alunos se decidam) e aqueles que sobrarem, formarão o público (e deverão ser divididos em dois grupos de forma a auxiliar os seus advogados a prepararem os argumentos para acusação ou defesa).

Após a preparação, o juiz abre a sessão.

O advogado de acusação (promotor) deverá acusar o réu; logo em seguida, o advogado de defesa deverá defender seu cliente. O promotor toma a palavra e continua com a acusação. As testemunhas de acusação deverão testemunhar; em seguida, o advogado de defesa retoma a defesa e pede para suas testemunhas deporem.

Após o término dos testemunhos, os jurados deverão decidir a sentença junto ao juiz. Após a discussão entre juiz e jurados, o juiz lê sua sentença e justifica.

No final da aula, o professor deverá perguntar aos alunos o que acharam do debate entre os advogados – o que foi bom, o que poderia ter sido diferente.

É importante que no final dessa atividade, os estudantes tenham conhecimento de que jogar vídeogame é uma forma de lazer que pode ser muito agradável, mas que pode se tornar um vício se jogado em excesso – por isso, é importante procurar reconhecer quando o vídeogame deixa de ser apenas um lazer, tornando-se um vício.

Sugestão:   

Caso o professor tenha interesse, ele poderá utilizar o texto “Estudos destacam lado bom dos games, mas alertam contra excessos” para discutir o lado bom dos videogames, mas os problemas causados pelo excesso destes.

Link do texto “Estudos destacam lado bom dos games, mas alertam contra excessos”: http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u13181.shtml Acessado em: 01 de Novembro de 2010. 

Recursos Complementares

Caso o professor tenha interesse em apronfundar o assunto do vício do vídeogame, ele poderá utilizar o texto “Santa Casa do Rio inaugura ambulatório para jovens viciados em videogame”, disponível em: http://jovem.ig.com.br/oscuecas/noticia/2010/02/05/santa+casa+do+rio+inaugura+ambulatorio+para+0+jovens+viciados+em+videogame+9388367.html  Acessado em: 30 de Outubro de 2010.  

Poderá também utilizar o texto “Dependência de jogos eletrônicos tem sintomas idênticos ao vício em drogas”, disponível em:  http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,MUL1475029-5606,00-DEPENDENCIA+DE+JOGOS+ELETRONICOS+TEM+SINTOMAS+IDENTICOS+AO+VICIO+EM+DROGAS.html Acessado em: 30 de Outubro de 2010. 

Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos entenderam os conceitos envolvidos na temática. Além disso, é importante que seja avaliada a participação e envolvimento dos alunos durante as atividades.

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