Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Corridas, saltos e arremessos: conhecendo e vivenciando o atletismo

 

07/12/2010

Autor e Coautor(es)
ANALICE CORDEIRO DOS SANTOS VICTOR
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

SUZANA MARIA BRITO DE MEDEIROS, CLARICE FERREIRA GUIMARÃES, CLÁUDIA LIMEIRA DE SENA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Saúde Cuidados do corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Organizar e ampliar algumas ideias acerca do atletismo.
  • Expressar suas ideias acerca do tema em estudo.
  • Participar da elaboração das questões do estudo.
  • Coletar junto aos familiares informações acerca do esporte estudado.
  • Conhecer a origem, o desenvolvimento e evolução do atletismo.
  • Familiarizar-se e vivenciar algumas regras do atletismo.
  • Aprender a brincar de atletismo utilizando as regras que fazem parte deste esporte.
  • Aprender a perder e ganhar.
  • Construir noções de cooperação própria do trabalho em equipe.
Duração das atividades
As atividades propostas a seguir serão desenvolvidas durante quinze dias em aulas com duração de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para participar destas aulas os alunos não necessitam ter conhecimentos prévios sobre o tema.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1 – Despertando o interesse pelo tema

1º momento: O professor inicia a aula informando à turma que trouxe algumas imagens para serem apreciadas em pequenos grupos. Solicita às crianças que organizem os grupos, distribui imagens, como as do exemplo abaixo, orientando que procurem observar:

- Quem são essas pessoas das imagens?

- Onde elas estão? - Como elas estão vestidas?

- O que elas estão fazendo?

Figura 1 - Corrida

Fonte: http://wikipedia.org 

Figura 2 - Modalidades do atletismo

 Fonte: www.google.com.br

2º momento: Após o momento de apreciação nos pequenos grupos, o professor organiza as crianças próximas ao quadro onde serão afixadas as imagens e, em seguida, solicita que comentem o que discutiram nos grupos. Para ajudar as crianças a se expressarem o professor pode repetir as questões apresentadas no 1º momento. 

3º momento: Concluída as apresentações dos grupos, caso às crianças não usem o termo atletismo, o professor informa que as imagens representam este esporte, solicitando que cada uma fale o que sabe sobre o mesmo. A partir das falas das crianças o professor pode propor as seguintes questões para o estudo:

Onde surgiu esse esporte?

Quais as suas regras?

Onde acontecem as provas?

Como é o treino e a alimentação dos atletas?

ATIVIDADE 2 – Conhecendo as origens do atletismo

 1º momento: A partir de imagens o professor, à medida que organiza uma linha de tempo, conta e/ou lendo para as crianças algumas versões sobre a história da origem do atletismo.

Fonte: http://portalsaofrancisco.com.br 

Sites para pesquisar a origem do atletismo:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Atletismo

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/atletismo/historia-do-atletismo.php

 http://www.museudosesportes.com.br/noticia.php?id=1102

2º momento: Concluído o momento de contação da história da origem do atletismo, o professor solicita às crianças que registrem por meio de desenho e escrita o que aprenderam sobre a origem desse esporte. O professor pode afixar os registros junto à linha de tempo.

_________________________________ _________________________________ _________________________________ _________________________________ _________________________________ _________________________________

NOME ___________________________

ATIVIDADE 3 – Conhecendo algumas modalidades do atletismo

1º momento: O professor exibe para turma o vídeo Trabalho sobre várias modalidades de atletismo que pode ser acessado no site http://www.youtube.com

  

Fonte: http://www.youtube.com. 

Com os desenhos o professor monta um painel com o seguinte título:

MODALIDADES DO ATLETISMO            

ATIVIDADE 4 – Conversando com uma atleta

 1º momento: O professor prossegue o estudo trazendo uma atleta para ser entrevistada pela turma. Antes da vinda da atleta o professor organiza com ás crianças o roteiro de entrevista, como no exemplo abaixo:

De qual prova de atletismo você é atleta?

  • Quais as regras dessa prova?
  • Você já ganhou muitas competições?
  • O que o atleta recebe quando ganha uma competição?
  • A prova que você pratica é muito difícil?
  • Como deve ser a alimentação de alguém que pratica o atletismo?
  • Pode se alimentar antes da competição?
  • Pode descansar durante a competição?
  • Como deve ser a roupa e o calçado do atleta?
  • Quantas horas você treina por dia e o que você faz durante os treinos?

2º momento: No dia da entrevista, o professor apresenta a atleta e solicita à turma que façam as perguntas.   

  Foto 01 – Marília respondendo as perguntas

Fonte: Relato da prática, NEI/2005

Foto 02 – criança lendo uma das perguntas da entrevista

Fonte: Relato da prática, NEI/2005

Foto 03 – crianças olhando as medalhas da atleta  

Fonte: Relato da prática, NEI/2005

3º momento: Concluída a entrevista, o professor propõe a turma a produção de um texto coletivo para registrar esse momento do estudo.

ATIVIDADE 5 – Conhecendo uma pista de atletismo 1º momento: O professor organiza uma aula passeio para as crianças conhecerem uma pista de atletismo. Para isso providencia o pedido de autorização aos pais como no exemplo que segue:

NEI, 27/09/2005   

Caros pais,    

       Como uma das atividades planejadas para o nosso estudo sobre o atletismo, estaremos realizando nessa quinta-feira, dia 29/09, uma aula passeio até o CAIC de Lagoa Nova, para conhecermos “in loco” a pista oficial desse esporte e alguns objetos usados pelos atletas - dardo, disco, vara, bastão, barreiras, etc. - e conversarmos com um treinador.                

      Para a realização dessa atividade cada criança contribuirá com R$ 2,00 (dois reais) para as despesas com o transporte. A nossa saída está prevista para as 08 h.   

Atenciosamente,

As professoras   

Autorizo meu/minha filho/a ________________________________________ a participar da aula-passeio até o CAIC no dia 29/09/05.  

 _____________________________________________________

 Responsável

ATIVIDADE 6 - Ao chegar ao local da aula passeio o professor, com ajuda de um profissional do local visitado, possibilita algumas vivências às crianças:

Foto 4 - Especialista demonstrando o uso da barreira

Fonte: Relato da prática, NEI/2005

Foto 5 - Especialista apresentando a pista de atletismo

Fonte: Relato da prática, NEI/2005

Foto 6 - Especialista demonstrando o salto em distância

Fonte: Relato da prática, NEI/2005

3º momento: De volta a escola as crianças fazem registro com desenho e escrita sobre a aula passeio:

Figura 1– registro das crianças sobre a aula passeio

Fonte: Relato da prática, NEI/2005

4º momento: Para finalizar o estudo o professor escolhe com as crianças algumas modalidades do atletismo e, em colaboração com um professor de educação física, realiza um campeonato com a turma. 

Recursos Complementares

Regras oficiais do atletismo -  http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/atletismo/regras-oficiais-do-atletismo.ph

 http://wikipedia.org  - Para ter acesso a figura 1 ao entrar no site é só digitar na caixa de pesquisa "atletismo" e clicar no na seta.

 www.google.com.br - Para ter acessoa figura 2 ao entrar no site é só digitar na caixa de pesquisa "modalidades do atletismo" e clicar em ok e, em seguida, no link imagens.

http://portalsaofrancisco.com.br  - Neste site o professor poderá acessar as imagens da linha do tempo e, também ter acesso a informações sobre a origem do atletismo e as suas regras. Ao entrar no site o professor digita atletismo ou regras do atletismo na   caixa de pesquisa e, em seguida clica no link  pesquisar. Depois clica no link história do atletismo ou regras do atletismo.

http://www.youtube.com.  - Para assistir o vídeo, ao acessar o site, o professor digita trabalho sobre atletismo na   caixa de pesquisa e clica em pesquisar.

Avaliação

A avaliação será realizada durante o decorrer das atividades em função dos seguintes critérios:   

  • Da participação dos alunos durante estudo debatendo, observando as imagens, elaborando as perguntas da entrevista;
  • Dos registros escritos e desenhos das crianças acerca dos conteúdos trabalhados.
  • Organização do pensamento e fala das crianças durante os momentos de discussão e entrevista.
  • Contribuições, individual e coletiva, dos alunos na produção do texto coletivo e roteiro de entrevista.
  • Envolvimento da criança durante a organização e realização do campeonato de atletismo.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.