07/12/2010
SUZANA MARIA BRITO DE MEDEIROS, CLARICE FERREIRA GUIMARÃES, CLÁUDIA LIMEIRA DE SENA
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Cuidados do corpo |
Para participar destas aulas os alunos não necessitam ter conhecimentos prévios sobre o tema.
ATIVIDADE 1 – Despertando o interesse pelo tema
1º momento: O professor inicia a aula informando à turma que trouxe algumas imagens para serem apreciadas em pequenos grupos. Solicita às crianças que organizem os grupos, distribui imagens, como as do exemplo abaixo, orientando que procurem observar:
- Quem são essas pessoas das imagens?
- Onde elas estão? - Como elas estão vestidas?
- O que elas estão fazendo?
Figura 1 - Corrida
Fonte: http://wikipedia.org
Figura 2 - Modalidades do atletismo
Fonte: www.google.com.br
2º momento: Após o momento de apreciação nos pequenos grupos, o professor organiza as crianças próximas ao quadro onde serão afixadas as imagens e, em seguida, solicita que comentem o que discutiram nos grupos. Para ajudar as crianças a se expressarem o professor pode repetir as questões apresentadas no 1º momento.
3º momento: Concluída as apresentações dos grupos, caso às crianças não usem o termo atletismo, o professor informa que as imagens representam este esporte, solicitando que cada uma fale o que sabe sobre o mesmo. A partir das falas das crianças o professor pode propor as seguintes questões para o estudo:
Onde surgiu esse esporte? Quais as suas regras? Onde acontecem as provas? Como é o treino e a alimentação dos atletas? |
ATIVIDADE 2 – Conhecendo as origens do atletismo
1º momento: A partir de imagens o professor, à medida que organiza uma linha de tempo, conta e/ou lendo para as crianças algumas versões sobre a história da origem do atletismo.
Fonte: http://portalsaofrancisco.com.br
Sites para pesquisar a origem do atletismo:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Atletismo
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/atletismo/historia-do-atletismo.php
http://www.museudosesportes.com.br/noticia.php?id=1102
2º momento: Concluído o momento de contação da história da origem do atletismo, o professor solicita às crianças que registrem por meio de desenho e escrita o que aprenderam sobre a origem desse esporte. O professor pode afixar os registros junto à linha de tempo.
|
_________________________________ _________________________________ _________________________________ _________________________________ _________________________________ _________________________________
NOME ___________________________ |
ATIVIDADE 3 – Conhecendo algumas modalidades do atletismo
1º momento: O professor exibe para turma o vídeo Trabalho sobre várias modalidades de atletismo que pode ser acessado no site http://www.youtube.com
Fonte: http://www.youtube.com.
Com os desenhos o professor monta um painel com o seguinte título:
MODALIDADES DO ATLETISMO
|
ATIVIDADE 4 – Conversando com uma atleta
1º momento: O professor prossegue o estudo trazendo uma atleta para ser entrevistada pela turma. Antes da vinda da atleta o professor organiza com ás crianças o roteiro de entrevista, como no exemplo abaixo:
De qual prova de atletismo você é atleta?
|
2º momento: No dia da entrevista, o professor apresenta a atleta e solicita à turma que façam as perguntas.
Foto 01 – Marília respondendo as perguntas
Fonte: Relato da prática, NEI/2005
Foto 02 – criança lendo uma das perguntas da entrevista
Fonte: Relato da prática, NEI/2005
Foto 03 – crianças olhando as medalhas da atleta
Fonte: Relato da prática, NEI/2005
3º momento: Concluída a entrevista, o professor propõe a turma a produção de um texto coletivo para registrar esse momento do estudo.
ATIVIDADE 5 – Conhecendo uma pista de atletismo 1º momento: O professor organiza uma aula passeio para as crianças conhecerem uma pista de atletismo. Para isso providencia o pedido de autorização aos pais como no exemplo que segue:
NEI, 27/09/2005
Caros pais,
Como uma das atividades planejadas para o nosso estudo sobre o atletismo, estaremos realizando nessa quinta-feira, dia 29/09, uma aula passeio até o CAIC de Lagoa Nova, para conhecermos “in loco” a pista oficial desse esporte e alguns objetos usados pelos atletas - dardo, disco, vara, bastão, barreiras, etc. - e conversarmos com um treinador. Para a realização dessa atividade cada criança contribuirá com R$ 2,00 (dois reais) para as despesas com o transporte. A nossa saída está prevista para as 08 h. Atenciosamente, As professoras
Autorizo meu/minha filho/a ________________________________________ a participar da aula-passeio até o CAIC no dia 29/09/05.
_____________________________________________________ Responsável |
ATIVIDADE 6 - Ao chegar ao local da aula passeio o professor, com ajuda de um profissional do local visitado, possibilita algumas vivências às crianças:
Foto 4 - Especialista demonstrando o uso da barreira
Fonte: Relato da prática, NEI/2005
Foto 5 - Especialista apresentando a pista de atletismo
Fonte: Relato da prática, NEI/2005
Foto 6 - Especialista demonstrando o salto em distância
Fonte: Relato da prática, NEI/2005
3º momento: De volta a escola as crianças fazem registro com desenho e escrita sobre a aula passeio:
Figura 1– registro das crianças sobre a aula passeio
Fonte: Relato da prática, NEI/2005
4º momento: Para finalizar o estudo o professor escolhe com as crianças algumas modalidades do atletismo e, em colaboração com um professor de educação física, realiza um campeonato com a turma.
Regras oficiais do atletismo - http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/atletismo/regras-oficiais-do-atletismo.php
http://wikipedia.org - Para ter acesso a figura 1 ao entrar no site é só digitar na caixa de pesquisa "atletismo" e clicar no na seta.
www.google.com.br - Para ter acessoa figura 2 ao entrar no site é só digitar na caixa de pesquisa "modalidades do atletismo" e clicar em ok e, em seguida, no link imagens.
http://portalsaofrancisco.com.br - Neste site o professor poderá acessar as imagens da linha do tempo e, também ter acesso a informações sobre a origem do atletismo e as suas regras. Ao entrar no site o professor digita atletismo ou regras do atletismo na caixa de pesquisa e, em seguida clica no link pesquisar. Depois clica no link história do atletismo ou regras do atletismo.
http://www.youtube.com. - Para assistir o vídeo, ao acessar o site, o professor digita trabalho sobre atletismo na caixa de pesquisa e clica em pesquisar.
A avaliação será realizada durante o decorrer das atividades em função dos seguintes critérios:
Cinco estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
18/03/2015
Cinco estrelasexcelente aula,apresentandodiversosrecursospedagógicos.
10/05/2012
Cinco estrelasadorei
25/08/2011
Cinco estrelaseu gostei muito foi legal