09/12/2010
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
§ Reconhecer a Ginástica para todos ou geral como uma manifestação ginástica que possui diferentes sentidos;
§ Apreender os elementos que caracterizam essa forma de ginástica;
§ Vivenciar práticas de ginástica geral.
Identificação das diferentes modalidades de ginástica existentes. (aula 1: A Ginástica e suas diferentes manifestações).
Iniciar a aula apresentando para a turma as seguintes fotos:
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/ginastica/ginastica-geral.php
http://www.cm-bombarral.pt/events/PesquisaEventos.aspx?uid=b35eebec-4107-4a80-82c9-1bf5c8e4b4a6
http://inema.com.br/mat/idmat069740.htm
(Acessos em 19/11/2010)
Em seguida, o professor deverá relembrar com a turma as atividades desenvolvidas na aula: A Ginástica e suas diferentes manifestações e questioná-los se reconhecem a manifestação ginástica apresentada nas fotos acima.
Destacar que trabalharemos hoje com a Ginástica geral ou ginástica para todos que é uma modalidade bastante abrangente que se fundamenta nas atividades ginásticas como Ginástica Artística, Gin. Rítmica, Gin. Acrobática, Gin. Aeróbica e Gin. de Trampolim, e vale-se, também, de vários tipos de práticas corporais, tais como as danças, as expressões folclóricas os jogos, dentre outros, expressos através de atividades livres e criativas. Seus objetivos buscam promover o lazer, a saúde, o bem-estar físico, emocional aos praticantes, favorecendo a performance coletiva, respeitando as individualidades, sem qualquer tipo de limitação para a sua pratica, seja quanto às possibilidades de execução, sexo ou idade, ou ainda quanto à utilização de elementos materiais, musicais e coreográficos. Um destaque importante em relação a essa modalidade de ginástica é que a preocupação central é apresentar possibilidades de movimentação corporal aliada a aspectos da cultura nacional, sempre sem fins competitivos.
Dando continuidade à explanação, o professor poderá destacar os principais objetivos da Ginástica para Todos:
Nesta atividade a proposta será construir materiais para serem explorados em suas possibilidade de manipulação.
Material necessário: 1 folha de jornal, fita durex, tesoura e 1 folha de papel crepom.
Modo de fazer:
1) Dobre o jornal ao meio e depois faça várias dobras até que se tenha uma “tira” comprida de jornal dobrado;
2) Corte o papel crepom em várias tirar de mais ou menos 50 cm de comprimento por 2 cm de largura;
3) Junte as pontas do crepom e cole com durex na extremidade da "tira" de jornal;
4) Enrole a "tira" de jornal (mantendo as pontas do crepom em seu interior) e no final envolva todo o jornal dobradinho com durex.
Material necessário: 7 folhas de jornal e fita (larga) de embalar caixas.
Modo de fazer:
1) Amasse todas as folhas de jornal fazendo assim uma bola mais ou menos do tamanho de uma de handebol;
2) Passe a fita ao redor de toda a bola até que fique completamente revestida.
Neste momento da aula, as crianças serão estimuladas a explorar as possibilidades de movimentação corporal a partir das seguintes provocações:
- Como vocês poderiam correr, saltar, rolar, girar, balançar no ambiente da aula?
- Vamos dançar conforme a música? (usar vários ritmos da cultura nacional: samba, forró, frevo ou outros);
- Como podemos usar com o barangandam? (as crianças deverão ser estimuladas a descobrir formas de manipular este material e movimentar-se com ele);
- Como podemos manipular a bola de jornal (as crianças deverão ser estimuladas também a descobrir formas de se movimentarem usando este material).
Para esta atividade a turma deverá ser dividida em grupos de mais ou menos 10 crianças e cada grupo terá a tarefa de montar coletivamente, mas com apoio de professor, Uma sequência de movimentos a partir de uma música. A música poderá ser a mesma para todos os grupos. No entanto, cada grupo usará um material diferente.
Grupo 1: Barangandam
Grupo 2: Bola de jornal
Grupo 3: Arcos
Obs: As crianças deverão ser orientadas para que, nas sequências criadas por elas, contenha: saltos, giros, movimentos no chão, movimentos com e sem o material, para que haja uma riqueza de movimentos na apresentação. Por fim, cada grupo irá apresentar para os colegas o resultado de sua criação, podendo, inclusive, em momento posterior, unir as três sequências em uma só.
http://www.efdeportes.com/efd116/a-ginastica-geral-na-educacao-fisica-escolar.htm
(Acessos em 19/11/2010)
Faça uma produção de texto a partir das seguintes questões:
O que é ginástica geral ou para todos?
Quais são os objetivos desta ginástica?
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!