06/01/2011
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Pontuação |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Grandezas e medidas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Metodologia de resolução de problemas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Para a realização desta aula é necessário que o aluno conheça a sequência numérica pelo menos até 150; que esteja no nível silábico alfabético da escrita e tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é importante que seja capaz de expor oralmente suas ideias e de se relacionar com os colegas.
1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, as funções principais dos numerais são: contar, ordenar, codificar e medir. Nessa aula vamos nos ater à função de medir. Para isso, utilizaremos a fita métrica como instrumento para medir comprimento.
Pergunte aos alunos:
* Quem já viu uma fita métrica?
* Para que ela serve, ou seja, qual a sua utilidade?
* Algum de vocês já utilizou uma fita métrica? Para que?
Após o diálogo apresente aos alunos a fita métrica, você poderá trazer de casa ou usar recursos multimídia para apresentá-la. Se fizer opção pela segunda sugestão poderá utilizar imagens encontradas nos sítios:
Imagem1- http://ninahiggins.wordpress.com/category/medidas-novas/
Imagem2- http://vainalousachefe.wordpress.com/2008/01/31/inpe-parlamentares-e-fitas-metricas/
Imagem3- http://www.fisiomed.com.br/fita-metrica-de-15-metros-para-avaliacao-de-medidas,product,640,31.aspx
Imagem4- http://abolotadoce.blogspot.com/2008_01_01_archive.html (Acesso em 09/11/2010)
Converse com a turma sobre as diferentes espessuras de uma fita métrica. Porém todas têm o mesmo comprimento.
Como Tarefa de Casa solicite que os alunos tragam uma fita métrica para a sala de aula.
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, organize a turma de forma que todos os alunos possam ver as fitas métricas que trouxeram de casa. Peça que as observem e comparem (cores, espessuras, tamanho e distribuição dos números). Em seguida, solicite que: se organizem em duplas para realizarem as atividades abaixo e as resolvam no caderno de Matemática.
Trabalhando com a fita métrica
Utilizando a fita métrica que você trouxe de sua casa resolva as atividades:
a- Observe os numerais escritos na fita métrica e o quadro abaixo, pois nas questões seguintes vai trabalhar com eles.
b- Localize todos os numerais terminados em 9, escritos na fita métrica. Registre-os na segunda linha do quadro.
c- Os numerais que vêm logo depois dos que terminam em 9 são terminados com qual algarismo? Escreva-os na terceira linha do quadro.
d- Os numerais que vêm logo antes dos que terminam em 9 são terminados com qual algarismo? Escreva-os na primeira linha do quadro.
8 |
18 |
28 |
38 |
48 |
58 |
68 |
78 |
98 |
108 |
118 |
128 |
138 |
148 |
9 |
19 |
29 |
39 |
49 |
59 |
69 |
79 |
89 |
99 |
109 |
119 |
129 |
139 |
149 |
10 |
20 |
30 |
40 |
50 |
60 |
70 |
80 |
90 |
100 |
110 |
120 |
130 |
140 |
150 |
e- O que você observou na ordem dos numerais registrados no quadro?
Troque ideias com seu colega e escreva suas conclusões. Os alunos poderão responder que: em todas as linhas do quadro os numerais estavam escritos de dez em dez; na primeira e na terceira linha os numerais eram pares e na segunda ímpares.
Professor, caso não seja possível solicitar que seus alunos tragam de casa a fita métrica você poderá ensiná-los a montarem uma. Porém, é preciso reforçar que devem utilizá-la com cuidado. Veja:
Fonte: Acervo da autora
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, apresente para a turma o livro “Bem do seu tamanho” de Ana Maria Machado. Pergunte aos alunos o que pensam sobre o título e a imagem da capa. Ouça suas hipóteses e em seguida apresente o texto registrado a seguir. Você deverá solicitar que copiem o texto no caderno de Língua Portuguesa.
Fonte: Acervo da Autora
Era uma vez uma menina. Não era uma menina deste tamanhinho. Mas também não era uma menina deste tamanhão. Era uma menina assim mais ou menos do seu tamanho. E muitas vezes ela tinha vontade de saber que tamanho era esse, afinal de contas. Porque tinha dias que a mãe dela dizia assim:
__ Helena, você já está muito grande para fazer uma coisa dessas. Onde já se viu uma menina do seu tamanho chegar em casa assim tão suja de ficar brincando na lama? Venha logo se lavar.
Então ela achava que já era grande.
Mas às vezes, também, o pai dela dizia assim:
Helena, você é muito pequenina para fazer uma coisa dessas. Onde já se viu uma menina do seu tamanho ficar brincando num galho de árvore tão alto assim? Desça já daí. Se não, você pode cair.
Ai Helena achava que era mesmo uma bebezinha que não podia fazer nada sozinha.
E era sempre assim. Na hora de ir ajudar no trabalho da roça, ela era bem grande. Na hora de ir tomar banho no rio e nadar no lugar mais fundo, ela ainda era muito pequena. Na hora que os grandes ficavam de noite conversando no terreiro até tarde, ela era pequena e tinha que ir dormir. Na hora em que espetava o pé com um espinho e queria ficar chorando no colo de alguém, só com dengo e carinho, sempre dizia que já estava muito grande para ficar fazendo manha. Se ela tivesse um espelho mágico, que nem rainha madrasta da Branca de Neve, bem que podia perguntar:
___ Espelho meu, espelho meu, que tamanho tenho eu?
Fonte: MACHADO, Ana Maria. Bem do meu tamanho. São Paulo: Salamandra, 2007, p.5-6.
Professor, quando os alunos terminarem de copiar peça que façam a leitura silenciosa do texto. Em seguida solicite que um aluno inicie a leitura do texto em voz alta, ao finalizar o primeiro parágrafo, passe para outro aluno continuar a leitura e assim sucessivamente, parágrafo por parágrafo.
Aproveite para fazer a interpretação oral ou escrita do texto. Você poderá perguntar:
* Qual é o assunto a que se refere o texto?
* Qual é o nome da personagem que está em dúvida sobre seu tamanho?
* De quantos parágrafos o texto é formado? Numere-os.
* Qual parágrafo do texto confirma o motivo pelo qual o pai da menina acha que ela é pequenininha?
* Qual informação do texto sugere que a menina achava que já era grande?
* Qual frase do texto confirma o questionamento que Helena queria ver respondido?
* Você, já vivenciou algum momento que não soube dizer se era pequeno ou grande demais? Justifique sua resposta.
Peça que os alunos ilustrem o texto.
4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, pergunte aos alunos:
* Vocês também gostariam de saber qual é o tamanho de cada um?
* Vocês acham que medem mais ou menos de um metro?
* Quanto vocês acham que mediam quando nasceram?
* Vamos verificar quanto vocês medem?
Solicite que se organizem em duplas, um aluno fará a medição do outro.
Primeiramente, preencham o quadro de acordo com o que é pedido:
Nomes |
Achamos que medimos |
Achamos que quando nascemos medíamos |
|
|
|
|
|
|
Usando uma fita métrica vocês vão verificar se suas hipóteses são verdadeiras ou não. Para cada um de vocês descobrir qual era seu tamanho quando nasceram deverão perguntar à seus familiares e posteriormente conferirem a resposta.
Nomes |
Altura no dia de hoje |
Altura quando nascemos |
|
|
|
|
|
|
Vocês conseguiram acertar o tamanho de vocês? O que vocês acharam de realizar essa tarefa? Justifiquem a resposta.
Atividade: Descobrindo minha altura - 2o ano da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia.
Fonte- Acervo da autora
Agora cada aluno deverá fazer individualmente a atividade abaixo para fixar o que aprendeu.
Observe a tabela com os resultados das medidas de alguns colegas da nossa turma:
Alunos |
Idade/Anos |
Altura em cm |
Júlia |
7 |
124 |
Moisés |
9 |
126 |
Eduarda |
7 |
135 |
Jéssica |
6 |
123 |
Isabela |
8 |
139 |
Samara |
7 |
129 |
Daniel |
6 |
122 |
1- Escreva, em palavras, o numeral que representa a altura:
a- De Samara_______________________.
b- Do aluno mais alto_________________.
c- Da aluna que tem a altura menor que 123 centímetros ____________________.
d- Da aluna mais alta _______________________.
2- Agora, responda:
a- Se juntarmos a idade de Jéssica e Daniel, que numeral encontraremos?
b- Se juntarmos as idades dos alunos mais velhos, que numeral encontraremos?
c- Dos alunos listados no quadro acima, quem é mais baixo?
d- Se juntarmos as idades das alunas mais novas, que numeral encontraremos?
3- Escreva os nomes dos alunos utilizados no quadro acima, por ordem de tamanho e em ordem crescente.
4- Com a fita métrica meça e complete as frases:
a- O comprimento do meu pé é ________________.
b- O comprimento da minha perna é ___________. ( Se necessário peça ajuda de um colega para tirar as medidas).
c- O comprimento da minha carteira é _________.
d- A minha cintura mede _________.
e- Meu lápis mede __________.
Você terá outras informações sobre a utilização da fita métrica através dos sítios:
http://www.pbh.gov.br/smsa/biblioteca/saudedigital/dezembro/fitametrica.html
http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/atividades-medidas-422822.shtml
http://www.youtube.com/watch?v=1bEAS19sn6o&feature=related (Acesso em 09/11/2010)
Professor, através da avaliação podemos ter informações sobre a aprendizagem de nossos alunos e verificarmos os conhecimentos adquiridos por eles. Os alunos podem ser observados individualmente ou durante trabalhos em grupos. Assim, através das atividades propostas verifique se os alunos são capazes de reconhecer a fita métrica como instrumento para se medir comprimento; se conseguem interpretar o enunciado das situações problema e resolvê-las usando a fita métrica, além de serem capazes de interagir com os colegas.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
21/07/2014
Cinco estrelasotima me ajudou bastante