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Doenças adquiridas no contato com outras pessoas.

 

13/01/2011

Autor e Coautor(es)
PATRICIA LUCIA GALVAO DA COSTA
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NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfírio Ribeiro Will

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Saúde Correlações entre meio ambiente e saúde
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Saúde Cuidados do corpo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Listar as doenças provocadas em contato com outras pessoas;
  • Organizar informações a partir de leituras, discussões e entrevistas para indicar o modo de prevenção às doenças transmissíveis;
  • Confrontar pressuposições individuais para a percepção de idéias e suposições e compreender que o conhecimento é uma construção coletiva.    
Duração das atividades
3 aulas de 40 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Doenças trasmissíveis

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 - Pesquisar sobre as doenças transmissíveis.

Fazer uma busca em livros, revistas, reportagens, internet das informações sobre doenças transmissíveis.  

1º momento: Professor inicie a aula verificando quais os conhecimentos que os alunos têm sobre doenças transmissíveis, procure casos e notícias que possam mobilizar os seus saberes.

Exemplo: Quando um aluno aparece gripado na sala os demais começam a gripar também, como os alunos justificam esse fenômeno? Quem já se enxugou com toalhas de pessoas com "pano branco" ou com "sarna" e pegou a doença? Quem já ouviu falar na epidemia da gripe suína? Que  outras doenças transmissíveis são do conhecimento dos alunos?  

2º momento: Para introduzir o novo conteúdo na aprendizagem dos alunos oriente a atividade de busca com a finalidade de alencar doenças que são transmitidas pelo contato humano, os sintomas, o tratamento e a prevenção. Divida a turma em grupos e cada um fica com uma tarefa diferente, doenças transmitidas: a) somente pelas vias respiratórias; b) pelas vias respiratórias ou saliva; c) somente  pela saliva; d) pelo o uso de objetos usados pela pessoa infectada; pelo contato direto com a lesão. Para a organização das informações, o professor e os alunos elaboram um quadro de registro, listam as doenças e descrevem com é feita a contaminação, quais os sintomas e qual o tratamento.    

Doença

Contaminação

Sintoma

Prevenção/Tratamento

Observação: nesse estudo ainda não entra as doenças sexualmente transmissíveis, considerando a idade dos alunos do Ensino Fundamental I. Visto que as necessidades nesse momento são diferentes das dos adolescentes, mas caso, a turma tenha curiosidade pelo o assunto, o professor deve tomar como base a compreensão nessa fase de vida e abordar o assunto sem constrangimento.  

3º momento: Providencie uma entrevista com um infectologista, a partir das doenças listadas no quadro, converse com esse médico, que pode tirar dúvidas e esclarecer as informações registradas no quadro.

Atividade 2 - Entrevista para confrontar concepções individuais.

1º momento: Oriente os alunos para verificar a opinião de pessoas do seu convívio sobre determinadas doenças, cada aluno entrevista três pessoas diferentes, (pai e/ou mãe, vizinhos ou outros parentes). Com papel e lápis fazem as perguntas e anotam as respostas. As perguntas podem ser as mesmas que orientaram a pesquisa inicial: os entrevistados citam uma doença que é transmitida pelo contato humano, dizem como se dar a contaminação, quais são os sintomas, como é feita a prevenção e o tratamento.

2º momento: De volta à sala, os alunos se reúnem em grupo de quatro componentes e interpretam e confrontam as respostas, analisam e anotam com as próprias palavras, atribuindo sentido, agrupando as doenças e idéias comuns e registrando as diferentes.

3º momento: Professor organize a apresentação dos resultados, que pode ser feito por etapas, cada grupo apresenta o seu resultado e para reorganizar as informações, faça uma elaboração conjunta, com os resultados expostos, coloque uma cartolina ao lado e com a turma analise as doenças que estão repetidas, o que estar sendo dito e faça uma codificação negociada, exemplo: "pano branco" só pode ser categorizado  uma vez, o que está dito em cada vez que a doença aparece? Qual a idéia que está sendo expressa? Quais as idéias comuns e quais as diferentes? Assim vai dando sentido e elaborando o quadro com a entrevista da turma. 

Atividade 3 - Fazer leitura de quadros construídos pela rede escola.

1º momento: Ofereça o quadro construído pela rede escola sobre doenças e solicite que os alunos se organizem em pequenos grupos para fazer uma leitura geral e destacar somente as doenças transmissíveis, contaminação, sintomas e prevenção.    

http://www.ctaleonciocorreia.seed.pr.gov.br/redeescola/escolas/9/690/3842/arquivos/File/doc_prof/virus.pdf

 2º momento:   Professor a partir do resultado do exercício anterior, organize os alunos em um  grande círculo e promova um debate, dando oportunidade que todos se expressem, que expliquem como as doenças são transmitidas, quais os sintomas, quais os cuidados para prevenção, argumentem e elaborem um novo argumento no processo de comunicação.

3º momento: Professor faça um fechamento da aula, fazendo um diálogo com um novo aprofundamento, discuta com eles quando é que uma doença pode se transformar em uma epidemia, quais as medidas e precauções quando isso acontece. Quais os agentes causadores (vírus, fungos, bactérias).

Figura 1 - Vírus

Fonte: http://health.howstuffworks.com/medicine/modern/light-virus.htm 

 

Figura 2 - Bactérias

Fonte: http://bio-ideias.blogspot.com/2010/07/voce-sabia-que-as-bacterias-e-fungos.html 

 

Figura 3 - Fungos

Fonte: http://www.enq.ufsc.br/labs/probio/disc_eng_bioq/trabalhos_grad2004/microorganismos/fungos.htm

 Elabore um quadro, explique e solicite a intervenção dos alunos, procure discutir sobre os agentes causadores de doenças. Também discuta o sistema de defesas do corpo humano e sua relação com a alimentação das pessoas e quais os órgãos atacados por cada doença exemplificada pelo professor. 

BACTÉRIAS

Doenças causadas

Contágio

Sintomas

Precaução

FUNGOS

Doenças causadas

Contágio

Sintomas

Precaução

VÍRUS

Doenças causadas

Contágio

Sintomas

Contaminação

Como recurso para discutir os dois últimos pontos pode utilizar os vídeos  “uma viagem pelo corpo humano”, disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=6ISG9siyRgE&feature=related   

 Discovery Channel 1/15. Acesso em 15 de novembro de 2010. Ao final reuna-se com a turma discuta e faça anotações.

Recursos Complementares
Avaliação

Avalia-se se as crianças:

  • Familiarizaram com as doenças transmissíveis;
  • Participaram das leituras, discussões e entrevistas sobre a prevenção das doenças transmissíveis;
  • Compreenderam que o conhecimento é uma construção coletiva.    
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
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Opiniões

  • samyres , ceaf , Mato Grosso - disse:
    samymengo_98@hotmail.com

    04/04/2011

    Cinco estrelas

    eu achei a aula muito boa, explica bem o assunto e chama a atençao das pessoas.


Sem classificação.
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