13/01/2011
Raimunda Porfírio Ribeiro Will
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Correlações entre meio ambiente e saúde |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Cuidados do corpo |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Doenças trasmissíveis
Atividade 1 - Pesquisar sobre as doenças transmissíveis.
Fazer uma busca em livros, revistas, reportagens, internet das informações sobre doenças transmissíveis.
1º momento: Professor inicie a aula verificando quais os conhecimentos que os alunos têm sobre doenças transmissíveis, procure casos e notícias que possam mobilizar os seus saberes.
Exemplo: Quando um aluno aparece gripado na sala os demais começam a gripar também, como os alunos justificam esse fenômeno? Quem já se enxugou com toalhas de pessoas com "pano branco" ou com "sarna" e pegou a doença? Quem já ouviu falar na epidemia da gripe suína? Que outras doenças transmissíveis são do conhecimento dos alunos?
2º momento: Para introduzir o novo conteúdo na aprendizagem dos alunos oriente a atividade de busca com a finalidade de alencar doenças que são transmitidas pelo contato humano, os sintomas, o tratamento e a prevenção. Divida a turma em grupos e cada um fica com uma tarefa diferente, doenças transmitidas: a) somente pelas vias respiratórias; b) pelas vias respiratórias ou saliva; c) somente pela saliva; d) pelo o uso de objetos usados pela pessoa infectada; pelo contato direto com a lesão. Para a organização das informações, o professor e os alunos elaboram um quadro de registro, listam as doenças e descrevem com é feita a contaminação, quais os sintomas e qual o tratamento.
Doença |
Contaminação |
Sintoma |
Prevenção/Tratamento |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Observação: nesse estudo ainda não entra as doenças sexualmente transmissíveis, considerando a idade dos alunos do Ensino Fundamental I. Visto que as necessidades nesse momento são diferentes das dos adolescentes, mas caso, a turma tenha curiosidade pelo o assunto, o professor deve tomar como base a compreensão nessa fase de vida e abordar o assunto sem constrangimento.
3º momento: Providencie uma entrevista com um infectologista, a partir das doenças listadas no quadro, converse com esse médico, que pode tirar dúvidas e esclarecer as informações registradas no quadro.
Atividade 2 - Entrevista para confrontar concepções individuais.
1º momento: Oriente os alunos para verificar a opinião de pessoas do seu convívio sobre determinadas doenças, cada aluno entrevista três pessoas diferentes, (pai e/ou mãe, vizinhos ou outros parentes). Com papel e lápis fazem as perguntas e anotam as respostas. As perguntas podem ser as mesmas que orientaram a pesquisa inicial: os entrevistados citam uma doença que é transmitida pelo contato humano, dizem como se dar a contaminação, quais são os sintomas, como é feita a prevenção e o tratamento.
2º momento: De volta à sala, os alunos se reúnem em grupo de quatro componentes e interpretam e confrontam as respostas, analisam e anotam com as próprias palavras, atribuindo sentido, agrupando as doenças e idéias comuns e registrando as diferentes.
3º momento: Professor organize a apresentação dos resultados, que pode ser feito por etapas, cada grupo apresenta o seu resultado e para reorganizar as informações, faça uma elaboração conjunta, com os resultados expostos, coloque uma cartolina ao lado e com a turma analise as doenças que estão repetidas, o que estar sendo dito e faça uma codificação negociada, exemplo: "pano branco" só pode ser categorizado uma vez, o que está dito em cada vez que a doença aparece? Qual a idéia que está sendo expressa? Quais as idéias comuns e quais as diferentes? Assim vai dando sentido e elaborando o quadro com a entrevista da turma.
Atividade 3 - Fazer leitura de quadros construídos pela rede escola.
1º momento: Ofereça o quadro construído pela rede escola sobre doenças e solicite que os alunos se organizem em pequenos grupos para fazer uma leitura geral e destacar somente as doenças transmissíveis, contaminação, sintomas e prevenção.
2º momento: Professor a partir do resultado do exercício anterior, organize os alunos em um grande círculo e promova um debate, dando oportunidade que todos se expressem, que expliquem como as doenças são transmitidas, quais os sintomas, quais os cuidados para prevenção, argumentem e elaborem um novo argumento no processo de comunicação.
3º momento: Professor faça um fechamento da aula, fazendo um diálogo com um novo aprofundamento, discuta com eles quando é que uma doença pode se transformar em uma epidemia, quais as medidas e precauções quando isso acontece. Quais os agentes causadores (vírus, fungos, bactérias).
Figura 1 - Vírus
Fonte: http://health.howstuffworks.com/medicine/modern/light-virus.htm
Figura 2 - Bactérias
Fonte: http://bio-ideias.blogspot.com/2010/07/voce-sabia-que-as-bacterias-e-fungos.html
Figura 3 - Fungos
Fonte: http://www.enq.ufsc.br/labs/probio/disc_eng_bioq/trabalhos_grad2004/microorganismos/fungos.htm
Elabore um quadro, explique e solicite a intervenção dos alunos, procure discutir sobre os agentes causadores de doenças. Também discuta o sistema de defesas do corpo humano e sua relação com a alimentação das pessoas e quais os órgãos atacados por cada doença exemplificada pelo professor.
BACTÉRIAS |
Doenças causadas |
|
Contágio |
|
Sintomas |
|
Precaução |
|
FUNGOS |
Doenças causadas |
|
Contágio |
|
Sintomas |
|
Precaução |
|
VÍRUS |
Doenças causadas |
|
Contágio |
|
Sintomas |
|
Contaminação |
|
Como recurso para discutir os dois últimos pontos pode utilizar os vídeos “uma viagem pelo corpo humano”, disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=6ISG9siyRgE&feature=related
Discovery Channel 1/15. Acesso em 15 de novembro de 2010. Ao final reuna-se com a turma discuta e faça anotações.
Textos pra leitura do Professor:
http://www.mundovestibular.com.br/articles/816/1/DOENCAS-CAUSADAS-POR-BACTERIAS/Paacutegina1.html
Avalia-se se as crianças:
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
04/04/2011
Cinco estrelaseu achei a aula muito boa, explica bem o assunto e chama a atençao das pessoas.