17/01/2011
LUCIANNA RIBEIRO DE LIMA; GLÁUCIA COSTA ABDALA DINIZ; FÁTIMA REZENDE NAVES DIAS
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Justiça |
1) Identificar situações de risco de acidentes domésticos.
2) Conscientizar-se de que pequenas alterações na organização da casa poderão evitar acidentes domésticos na infância.
3) Adotar posturas de cuidado e prevenção contra acidentes domésticos.
Não são necessários conhecimentos prévios
Inicie a aula conversando com a turma a respeito de suas experiências familiares. Pergunte aos alunos: “Alguém aqui já sofreu ou presenciou algum acidente doméstico?” Como foi? Quais as consequências para a pessoa?” Escute os relatos dos alunos e, em seguida, convide-os para a assistir ao vídeo "Como evitar acidentes domésticos com crianças", disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=Q8QnOnJs-zs
2º Momento: Professor/a, explore a reportagem com os/as alunos/as: O que vocês acharam das informações apresentadas no vídeo? Vocês já sofreram algum acidente doméstico? Na sua percepção é necessário adotar medidas preventivas contra acidentes domésticos em sua casa? Quais? Se você soubesse das informações apresentadas no vídeo, poderia ter evitado o acidente que sofreu ou presenciou?
3º Momento: Professor/a, disponibilize o seguinte texto para os alunos/as lerem em duplas
Prevenir acidentes domésticos com crianças. disponível em:
http://www.min-saude.pt/portal/conteudos/enciclopedia+da+saude/infancia/AcidentesCriancas.htm
4º Momento: Os/as alunos/as deverão fazer um manual de cuidados a serem tomados em suas casas para que se evite acidentes domésticos. Esses manuais deverão ser socializados no grupo e posteriormente levados para casa para serem apresentados aos seus familiares.
1º Momento: RECORTES DO PERIGO
Os/as alunos/as deverão recortar gravuras de revista em que se apontam riscos de acidentes domésticos. Sobre cada gravura recortada o/a aluno/a deverá colocar um X representando PERIGO. Caso os/as alunos/as não encontrem figuras poderão produzir desenhos que melhor representem as cenas de prováveis acidentes domésticos com crianças.
Sugestões de algumas imagens, disponíveis em:
2º Momento: Após a produção das gravuras os/as alunos/as deverão montar um painel, sendo que de um lado deverão colocar a imagem assinalada com um X e de outro qual medida deve ser tomada para evitar tal acidente.
3º Momento: Expor os paineis em espaços coletivos da escola com o objetivo de divulgar o trabalho e promover uma campanha contra acidentes com crianças dentro do próprio ambiente escolar.
1º Momento: Propor aos/as alunos/as a realização de uma dramatização com o tema: "Acidentes domésticos: é melhor prevenir do que remediar!" Para isso os/as alunos/as deverão se reunir em grupos de cinco para produzir uma história sobre um acidente doméstico.
2º Momento: Após a produção da história , os/as alunos/as deverão providenciar e/ou confeccionar os objetos que utilizarão na dramatização. O objetivo da dramatização é proporcionar aos/as alunos/as vivenciarem a situação e as emoções despertadas numa perspectiva de mobilizá-los para a responsabilidade de cada um de nós na prevenção de acidentes na infância.
3º Momento: Promover a dramatização na sala de aula. Pode ser feita uma votação de qual foi o melhor número apresentado e posteriormente agendar uma apresentação para ser realizada no horário do recreio ou em outro evento da escola.
Campanha: Prevenção a acidentes domésticos com crianças, disponível em:
Professor/a, você poderá acessar o site Criança Segura Brasil para obter informações que complementem sua aula:
http://www.criancasegura.org.br/prevencao.asp
Queimaduras – Prevenção de acidentes que pode salvar vidas, disponível em:
http://www2.portalminassaude.com.br/noticias.php?c=Mjk1&d=MQ==
Artigo: Por trás dos acidentes infantis. In Revista Viver Psicologia, nº 110, Ano X; Março/2002
Professor/a, procure perceber se os/as alunos/as identificaram situações de risco de acidentes domésticos e se foi possível, através da aula, conscientizá-los de que pequenas alterações na organização da casa poderão evitar acidentes domésticos na infância. Pergunte aos/as alunos/as quais são as medidas que devem adotar para prevenirem a ocorrência de acidentes em suas casas e solicite a eles/as que listem tais medidas.
Quatro estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
15/10/2012
Cinco estrelasEste tema tem grande importancia social e o material disponibilizado é muito interessante e de qualidade que pode apoiar os profissionais a divulgar a prevenção de acidentes domésticos. Parabéns!
04/07/2012
Cinco estrelasGostei muito de todo trabalho, tanto que planejei toda minha aula em cima das atividades propostas
02/08/2011
Quatro estrelasGostei muito das sugestões, realizei umas adaptações para trabalhar com a educação infantil! Obrigado.
02/06/2011
Cinco estrelasMuito bom e educativo, porem gostaria que yivesse tambem relacionado aos acidentes comuns à adolescencia.mas parabens, continuem fazendo este trabalho se aprimorar sempre