Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Como se joga golfe?

 

13/12/2010

Autor e Coautor(es)
Adriano de Paiva Reis
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer a dinâmica do golfe e as principais regras do golfe.
  • Compreender alguns aspectos que fazem este esporte não ser tão praticado em alguns países.
  • Adaptar material e espaço físico de forma a vivenciar este esporte.
Duração das atividades
4 aulas (200 minutos).
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conceito de esporte.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:

Reunir os alunos e exibir as fotos abaixo:

http://logon.prozis.pt/images/tacada_golfe.jpg 

http://2.bp.blogspot.com/_DqbbPcynMLI/RwqvZBih9SI/AAAAAAAAAH8/GG2D6GzVGvw/s400/Golfe.jpg 

http://web.sesimbrahotelspa.com/~shs/uploads/images/shs/Golfe/galeria_golfe.jpg

 http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:3HBjEA1r06JgqM:http://images02.olx.pt/ui/5/11/07/1268664384_40210407_1-Fotos-de--material-de-golfe.jpg&t=1

http://www.hoteliernews.com.br/HotelierNews/Hn.Admin/UpLoads4/Imagens/2008/0429/ded1758e-252a-4296-b633-b41ef7d4a937/159%20-%20golfe%20-%2030-04.jpg

Acessos dia 14 de novembro de 2010.

Após a exibição, lançar algumas questões aos alunos para identificar o que eles conhecem sobre o esporte em questão: o golfe. 

  • Qual é o nome deste esporte?
  • De onde vocês o conhecem?
  • Quais são as regras deste esporte?
  • Podemos praticar este jogo em qualquer lugar?

Estas respostas deverão servir como ponto de partida para as próximas atividades da aula. O encaminhamentos a ser dado é registrar as respostas em um cartaz com o título: "O que vocês conheciam sobre o..." com as fotos coladas logo abaixo do título. Abaixo das fotos, as respostas dos alunos.

Atividade 2: pesquisando sobre o golfe:

Os alunos deverão ser divididos em 3 grupos e conduzidos a um laboratório de informática com acesso à internet e realizar uma pesquisa sobre o esporte. Os temas são:

  1. Aspectos históricos;
  2. Regras e equipamentos;
  3. Formas diferentes de se jogar golfe;

Sites de apoio:

http://regrasdogolfe.com/organizacao-de-torneios/o-regulamento/ 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Golfe  

http://www.golfe.tur.br/historiadogolfe.php  

http://www.golfonline.com.br/regras_vocabulario.html

http://www.jogargolfe.com/ 

http://golfeblog.jogargolfe.com/ 

http://www.fpgolfe.com.br/historia/historia_golfe.asp 

http://www.educacaofisica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=156 

Acessos 14 de novembro de 2010.

Os resultados deverão ser apresentados em forma de seminário, onde deverão explanar sobre os temas pesquisados, bem como responder a uma questão específica de cada tema:

Tema 1: Quais foram as modificações nas regras até os dias atuais?

Os alunos deverão apresentar a evolução das regras.

Tema 2: Quais são as regras e como podemos adaptar o material para jogarmos golfe?

O grupo deverá propor uma forma alternativa de construção do taco e da bolinha.

Tema 3: Quais são as formas diferentes que existem para jogar golfe?

Apresentar vivências diferenciadas do golfe (mini-golfe, jogos eletrônicos, etc.)

Atividade 3: respondendo às perguntas

O professor deverá organizar, em conjunto com cada grupo, vivências das respostas de cada grupo à questão problema apresentada. Assim, segue como exemplo:

Grupo 1: formas adaptadas dos jogos que deram origem ao golfe, como o paganica, que utilizava uma vara curva e uma bolinha de couro para alcançar um buraco no chão (pode ser adaptado com um cabo de vassoura ou galho de árvore e uma bolinha de borracha pequena).

Grupo 2: formas adaptadas de construir os materiais: pode-se construir o taco com uma vassoura velha, retirando as cerdas. A bolinha deve ser pequena, como de tênis de mesa. Além disso, caberá a este grupo explicar as regras do esporte.

Grupo 3: Formas adaptadas de jogar golfe: apresentar jogos eletrônicos e uma forma de organizar uma partida de golfe na escola.

Site com jogo eletrônico de golfe:

http://www.showdejogos.com.br/game/1629/Flash-Golf.html 

Acesso dia 14 de novembro de 2010.

DICA: professor, é imprescindível que seja organizada uma partida de golfe com os alunos para vivenciar a dinâmica do esporte. Aproveite o espaço físico ao máximo e, como buracos, sugerimos que sejam colocadas garrafas do tipo pet cortadas ao meio.

Recursos Complementares
Avaliação

Os alunos deverão construir um novo cartaz, com o tema: "O que sabemos sobre o golfe" apresentando os aspectos discutidos durante a aula.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.