13/12/2010
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Conceito de esporte.
Atividade 1:
Reunir os alunos e exibir as fotos abaixo:
http://logon.prozis.pt/images/tacada_golfe.jpg
http://2.bp.blogspot.com/_DqbbPcynMLI/RwqvZBih9SI/AAAAAAAAAH8/GG2D6GzVGvw/s400/Golfe.jpg
http://web.sesimbrahotelspa.com/~shs/uploads/images/shs/Golfe/galeria_golfe.jpg
Acessos dia 14 de novembro de 2010.
Após a exibição, lançar algumas questões aos alunos para identificar o que eles conhecem sobre o esporte em questão: o golfe.
Estas respostas deverão servir como ponto de partida para as próximas atividades da aula. O encaminhamentos a ser dado é registrar as respostas em um cartaz com o título: "O que vocês conheciam sobre o..." com as fotos coladas logo abaixo do título. Abaixo das fotos, as respostas dos alunos.
Atividade 2: pesquisando sobre o golfe:
Os alunos deverão ser divididos em 3 grupos e conduzidos a um laboratório de informática com acesso à internet e realizar uma pesquisa sobre o esporte. Os temas são:
Sites de apoio:
http://regrasdogolfe.com/organizacao-de-torneios/o-regulamento/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Golfe
http://www.golfe.tur.br/historiadogolfe.php
http://www.golfonline.com.br/regras_vocabulario.html
http://golfeblog.jogargolfe.com/
http://www.fpgolfe.com.br/historia/historia_golfe.asp
http://www.educacaofisica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=156
Acessos 14 de novembro de 2010.
Os resultados deverão ser apresentados em forma de seminário, onde deverão explanar sobre os temas pesquisados, bem como responder a uma questão específica de cada tema:
Tema 1: Quais foram as modificações nas regras até os dias atuais?
Os alunos deverão apresentar a evolução das regras.
Tema 2: Quais são as regras e como podemos adaptar o material para jogarmos golfe?
O grupo deverá propor uma forma alternativa de construção do taco e da bolinha.
Tema 3: Quais são as formas diferentes que existem para jogar golfe?
Apresentar vivências diferenciadas do golfe (mini-golfe, jogos eletrônicos, etc.)
Atividade 3: respondendo às perguntas
O professor deverá organizar, em conjunto com cada grupo, vivências das respostas de cada grupo à questão problema apresentada. Assim, segue como exemplo:
Grupo 1: formas adaptadas dos jogos que deram origem ao golfe, como o paganica, que utilizava uma vara curva e uma bolinha de couro para alcançar um buraco no chão (pode ser adaptado com um cabo de vassoura ou galho de árvore e uma bolinha de borracha pequena).
Grupo 2: formas adaptadas de construir os materiais: pode-se construir o taco com uma vassoura velha, retirando as cerdas. A bolinha deve ser pequena, como de tênis de mesa. Além disso, caberá a este grupo explicar as regras do esporte.
Grupo 3: Formas adaptadas de jogar golfe: apresentar jogos eletrônicos e uma forma de organizar uma partida de golfe na escola.
Site com jogo eletrônico de golfe:
http://www.showdejogos.com.br/game/1629/Flash-Golf.html
Acesso dia 14 de novembro de 2010.
DICA: professor, é imprescindível que seja organizada uma partida de golfe com os alunos para vivenciar a dinâmica do esporte. Aproveite o espaço físico ao máximo e, como buracos, sugerimos que sejam colocadas garrafas do tipo pet cortadas ao meio.
http://www.youtube.com/watch?v=Krycbe93EnY&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=Krycbe93EnY&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=aMtQjnsoD8c&feature=fvw
Acessos dia 14 de novembro de 2010.
Os alunos deverão construir um novo cartaz, com o tema: "O que sabemos sobre o golfe" apresentando os aspectos discutidos durante a aula.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!