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Propulsão na água: Newton ou Bernouillie.

 

15/12/2010

Autor e Coautor(es)
leonardo lima costa
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JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

José Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Física Movimento, variações e conservações
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores históricos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conceituar propulsão, ação e reação ou diferenças de pressão (Newton ou Bernouili), e em quais situações encontramos esse fundamento;
  • Identificar os procedimentos de se obter propulsão na água;
  • Vivenciar atividades de propulsão na água: os palmateios e a percepção do princípio de Bernlouilli; 
Duração das atividades
50 minutos ou uma aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nenhum.

Estratégias e recursos da aula

Esta aula parte do princípio que a turma não domina nenhuma técnica de nado. Caso aja alunos que conheçam técnicas de nados à aula servirá como material explicativo e exploratório.

Atividade 1

Experimento físico: o professor deverá encher um aquário com água, espalhar pequenos objetos flutuantes (como pequeno pedaços de esponja) pela água e com uma lâmina (como uma régua). O professor vai realizar um movimento cortante de um lado a outro do aquário, em ângulo de 90° com a água. O efeito físico que o professor deve ilustrar e os alunos compreenderem será o movimento de rotação dos pequenos objetos na água após a lâmina ter passado.

Obs.: os instrumentos e objetos escolhidos para a realização do experimento podem se substituídos desde que o resultado não se altere.   

Segundo Bernouilli quando uma lâmina em movimento imerso em um fluido cria-se um sistema de diferença de pressão. Um lado da lâmina com pressão alta e outro com menor pressão, formando um turbilhão observado no experimento anterior quando os pequenos objetos flutuantes começarem a girar.

Atividade 2

O mesmo princípio físico observado por Bernouilli é responsável pela capacidade do avião decolar vôo. As asas do avião imersos em um fluido (ar) criam um sistema de pressão: na parte debaixo da asa alta pressão e na superior baixa pressão. A imagem a seguir ilustra a resultante das forças na asa de avião.

O mesmo princípio foi observado na ação dos nadadores ao se deslocarem na água (propulsão). As mãos funcionam exatamente da mesma forma que as asas de avião.

Dando continuidade a atividade propor que os alunos sentem sobre o aquatubo (macarrão) e brinquem de movimentar as mãos, como se estivessem dando adeus e percebam o deslocamento para trás (é importante que os gestos sejam amplos). A resultante das forças, como indicado do desenho anterior, deslocará os alunos para trás.

Realizar uma corrida de um lado a outro da piscina realizando somente gesto com as mãos, sentados no aquatube.   

Outra atividades será pedir que invertam a posição das mãos, deixando as costas das mãos direcionadas para o lado oposto ao que estava. Observarão que neste caso não ocorrerá o deslocamento.

Para que a compreensão dos alunos sobre o princípio físico de Bernouilli seja reforçada, pedir que eles façam o gesto de adeus com apenas uma das mãos. O resultado das forças fará com que os alunos girem sobre seu eixo (alternar os gestos entre as mãos).   

Para contrastar e sentir a aplicação do princípio físico, pedir que se desloquem com movimento horizontal das mãos (para frente e para trás). o resultado será o não descolamento por falta de sustentação.

Ressaltar que o que acontece com as mãos é o mesmo que ocorre com a hélice e asas do avião se se desloca também por sustentação.

Atividade 3

Experimento físico:

Com os alunos dentro da piscina, pedir a eles que afastem os braços e em seguida, com muita delicadeza, unam novamente. O resultado será pouca resistência da água. Em seguida realizar o mesmo gesto, mas aplicando a maior força possível para unir os braços. O resultado dessa vez será muita resistência da água.

Observar junto aos alunos sobre as Leis física de Newlton e Bernouilli.

Segundo a Primeira Lei de Newton toda força realizada sobre um sistema recebe como reação outra força no sentido contrário de igual intensidade. ocorre na corrida , ao empurrar um carro. Porém não ocorre na água, pois não tem um ponto de apoio que permita aplicar esta força em sentido contrário, não ocorrendo o deslocamento.

Então, se o nadador realiza um movimento como no o sistema de Bernouilli experimentado nas atividades acima,  o funcionando como sustentação efetiva-se sua propulsão. Daí quanto maior a velocidade da braçada, maior a força e maior à distância percorrida. Por isto o avião decola e voa.

Atividade 4

Dividir a turma em duplas: deitar o primeiro aluno em decúbito ventral sobre o aquatubo e deitar o segundo aluno também em decúbito ventral segurando os pés do primeiro colega. O primeiro colega deverá rebocar o segundo usando os braços para remar e adquirir propulsão na água. Se o professor achar conveniente ou apropriado organizar uma corrida vencendo a dupla mais rápida para atravessar de um lado a outro da piscina.

Recursos Complementares
Avaliação
  • Verificar se os alunos assimilaram os conceitos de propulsão segundo os princípios físicos ação e reação (Newton) e diferenças de pressão (Bernouili).
  • Verificar se os alunos foram capazes de identificar os momentos em que esses princípios físicos estavam presentes;
  • Pedir que identifiquem verbalmente os casos onde os procedimentos físicos ofereceram condições de obterem propulsão na água;
  • Perceber se as atividades propostas nessa aula ajudaram os alunos a executar e desenvolver os palmateios segundo os princípios de Bernouilli. 
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