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Costas e borboleta.

 

20/12/2010

Autor e Coautor(es)
leonardo lima costa
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JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

José Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores históricos
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores culturais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Introduzir o conceito técnico dos nados costa e borboleta;
  • Identificar a execução técnica da braçada e pernada em cada nado;
  • Vivenciar os nados e possibilitar práticas de jogos e brincadeiras que evidenciem esses nados.
Duração das atividades
50 minutos ou uma aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nenhum.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

Distribuir um aquatubo para cada aluno, dividir a turma em duas equipes, construir dois gols com quatro cones nas laterais da piscina e propor a seguinte brincadeira:

  • Os alunos deitarão a cabeça no aquatubo em decúbito dorsal;
  • Os alunos conduzirão a bola até o gol somente com os pés;
  • Vence a equipe que marcar mais gols;
  • A atividade terá a duração de 10 minutos.   

Atividade 2

Vivenciar a pernada do nado costa. Pedir aos alunos que se desloquem em decúbito dorsal, com movimentos de pernadas alternadas, similar ao nado crawl. Entretanto a amplitude e o ritmo de pernada são maiores, pois se observa que nesse nado há uma tendência maior de afundamento do quadril. Os alunos deverão apoiar suas cabeças no aquatubo, mobilizando os braços e auxiliando a flutuação do tronco (distribuir um aquatubo para cada aluno).  Observar que os pés deverão emergir. Caso não ocorra, verificar a posição da cabeça (pedir que olhem para cima). 

Atividade 3

Vivenciar a braçada do nado costa segurando um halter na mão esquerda sobre a coxa. Iniciar o movimento com o braço direito estendido, na linha do ombro, entrando na água com o dedo mínimo voltado para baixo e a palma da mão voltada para fora; na medida em que a mão entra na água o corpo realiza uma rotação em seu eixo (o ombro direito desse e o esquerdo sobe); seguindo com a braçada (seguindo com a circundução do braço) a rotação vai se alterando e a palma da mão, antes para fora, agora viradas para frente do corpo; a mão deve sair da água com a palma virada para dentro e polegar voltado para cima; ao se preparar para iniciar outra braçada; virar a palma da mão para fora e dedo mínimo para baixo. Pedir aos alunos que atravessem uma vez a piscina realizando este gesto técnico do nado costa.

Repetir o exercício invertendo os braços de posição. Realizar movimento completo das braçadas com o pull boy entre as pernas.   

Atividade 4

Pedir aos alunos que juntem pernada, respiração e braçada do nado costa. Propor que atravessem a piscina uma vez.   

Atividade 5

Dividir a turma em grupos de oito alunos e propor a seguinte brincadeira: colocar sete alunos em fila com as pernas bem afastadas; o oitavo aluno (e último da fila) deverá passar por entre as pernas dos colegas realizando apenas movimentos de ondulação (como e feito no nado borboleta) com o corpo; terminado a travessia ele entrará na frente da fila; será agora a vez do último da fila em passar por entre as pernas dos colegas; a brincadeira segue até que todos os alunos realizem a atividade. Ao sinal do professor os grupos devem iniciar a brincadeira, vence aquele que demorar menos tempos para que todos os oitos alunos passem por baixo das pernas dos colegas.   

Atividade 6

Vivenciar a pernada do nado borboleta. Com as pernas juntas (e não alternadas como no nado costa) realizar movimentos ondulatórios e contínuos com o corpo em 2 tempos uma mais curta e a outra mais intensa. Ao final de cada movimento ondulatório (no instante que o joelho estiver sendo estendido) o aluno deverá enfatizar o trabalho de propulsão realizando mais força, como se estivesse chutando a água. Para auxiliar os alunos na flutuação distribuir uma prancha para cada um deles. Eles terão que segurá-la com as mãos apoiando punhos e antebraços. Atravessar a piscina duas vezes.

O movimento ondulatório consistirá de 2 chutes um curto e rápido para dar mais apoio aumentando assim a propulsão do segundo movimento terminando assim o movimento ondulatório.   

Atividade 7

Vivenciar a braçada do nado borboleta. Distribuir um pull boy para cada aluno e pedir que o coloquem entre as pernas. Com os braços alongados a frente, iniciar a entrada das mãos ao mesmo tempo na água, ligeiramente separadas na altura dos ombros, palmas das mãos ligeiramente voltadas para fora e polegares ligeiramente voltados para baixo. Em seguida afastar os braços da linha mediana do corpo fazendo força para fora e trazendo-os de volta na altura do externo realizando o movimento de ampulheta com finalização no cotovelo estendido.

Pedir aos alunos que atravessem a piscina uma vez.   

Atividade 8

Propor aos alunos que atravessem a piscina uma vez trabalhando braçada e pernada do nado borboleta, observando que a respiração é feita no intervalo de duas braçadas.

Recursos Complementares
Avaliação
  • Verificar se os alunos compreenderam os conceitos e execuções dos gestos técnicos dos nados costa e borboleta;
  • Identificar a execução técnica da braçada e pernada em cada nado;
  • Perceber se os jogos e brincadeiras propostos nesta aula ajudaram os alunos a compreender melhor os nados costa e borboleta.
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