14/01/2011
Cláudia Regina M. G. Fernandes, Lérida Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Terra como espaço para a vida |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
É necessário conhecimento inicial do estudo da eletricidade e principalmente conceitos de circuitos elétricos.
Professor, para trabalhar esta aula os alunos já devem ter estudado os conceitos da eletricidade, porém é muito importante que faça uma revisão com os alunos. Peça aos alunos que desenvolvam um glossário com as seguintes palavras:
a) Eletricidade:
b) Circuito elétrico:
c) Corrente elétrica:
d) Tensão elétrica:
e) Circuito elétrico simples:
f) Circuito elétrico paralelo:
g) Resistência elétrica:
h) Ampère:
i) Volt:
j) Ohm:
l) Voltímetro:
m) Amperímetro:
n) Ohmímetro:
o) Fonte de energia:
p) Resistor:
q) Interruptor:
r) Circuito Misto:
Exemplos de circuitos elétricos
Circuito elétrico: conjunto de condutores geradores elétricos convenientemente ligados formam um circuito elétrico. Existem circuitos simples, circuitos paralelos e circuitos complexos (misto). Veja o exemplo abaixo:
Circuito Simples: no circuito simples a corrente elétrica possui apenas um caminho para percorrer.
1) Circuito Simples Aberto
2) Circuito Simples Fechado
Imagem disponível em http://cepa.if.usp.br/e-fisica/imagens/eletricidade/basico/cap06/fig127.gif
Circuito paralelo: neste circuito a corrente elétrica possui mais de um caminho para percorrer, sendo assim a corrente elétrica é dividida.
Imagem disponível em http://4.bp.blogspot.com/_onlR2mvN_Mw/Sj5_FL5XZ7I/AAAAAAAAABw/hoXDn1sCebc/s320/capacitores-em-paralelo.jpg
Circuito Misto: é aquele que dispõe de componentes eletrônicos conectados tanto em paralelo quanto em série, associados a uma só fonte de tensão.
Imagem disponível http://www.eletrontech.com/wp-content/uploads/2008/08/capacitores-em-circuito-misto-serie-e-paralelo.jpg
Atividade 1
Professor para resolver esta atividade disponibilize aos alunos as representações de componentes elétricos listado abaixo. Logo depois os alunos deverão analisar os desenhos de circuitos listado na tabela desta atividade e refazê-los seguindo as representações de cada componente.
Imagem disponível em http://www.mocho.pt/search/local.php?info=local/fisica/8ano/electricidade/c_e.info
Exemplos de circuitos elétricos |
Esquema elétrico do circuito |
Imagem disponível em |
|
Imagem disponível em http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/arquivos/Image/conteudos/imagens/2fisica/1circui.jpg |
|
Atividade 2
Professor, nesta atividade os alunos deverão construir individualmente os circuitos no local indicado de acordo com os componentes listados na tabela abaixo:
Componentes que deverão ser utilizados para elaboração do esquema elétrico |
Desenho do circuito elétrico simples |
2 pilhas associadas em série 3 resistores ligados em série 4 lâmpadas ligadas em série 1 interruptor ligado em série depois da associação de pilhas
|
|
1 gerador 1 interruptor aberto após o gerador 4 resistor associado em série 3 lâmpadas entre os resistores ligados em série 1 campainha após a associação de resistores com as lâmpadas
|
|
Componentes que deverão ser utilizados para elaboração do esquema elétrico |
Desenho do circuito elétrico paralelo |
2 pilhas associadas em paralelo 3 resistores em paralelo 1 lâmpada em paralelo com a campainha 1 campainha ligada em paralelo com todos os componentes
|
|
1 gerador ligado em paralelo com todos os componentes listados 2 reostatos em paralelo 2 resistores em paralelo 3 lâmpadas em paralelo
|
|
Atividade 3
Analise os circuitos elétricos abaixo e escreva na coluna ao lado se é um circuito simples, circuito paralelo ou circuito misto.
Circuito Elétrico |
Tipo de Circuito Elétrico |
Imagem disponível em http://orbita.starmedia.com/itlettieri/Nocoes_Eletrotecnica_arqu/CircuitoSerie.jpg |
|
Imagem disponível em http://orbita.starmedia.com/itlettieri/Nocoes_Eletrotecnica_arqu/Circuitoparalelo.jpg |
|
Imagem disponível em http://professor.bio.br/fisica/imagens/questoes/5964.jpg |
|
Imagem disponível em http://www.etelg.com.br/downloads/eletronica/cursos/Aulas/Aula013.gif |
|
Imagem disponível em http://www.eletronica24h.com.br/Curso%20CC/aparte2/Figuras2/A7Fig07.gif |
|
Imagem disponível em |
|
http://www.pg.utfpr.edu.br/sinect/anais/artigos/7%20Ensinodefisica/Ensinodefisica_Artigo2.pdf
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22284
A avaliação poderá ser feita em todos os momentos das atividades propostas, sendo considerado a participação e o envolvimento dos alunos nos debates e nas realizações das atividades solicitadas. É importante que a avaliação seja processual, e não apenas no desenvolvimento de uma única atividade.
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
14/05/2012
Cinco estrelasVOU USAR ESTA DICA!!!
27/09/2011
Cinco estrelasrespondeu minha pergunta , ajudou bastante , muito bom , Obrigada !
22/07/2011
Quatro estrelasAchei muito boa...Objetiva...Parabéns!!!Soube aproveitar e explorar a cadeia de elementos de um circuito elétrico...Bastante proveitosa...