27/01/2011
Marcos Vinícius Pimentel de Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Posicionar as mãos de modo a construir o gesto do toque no voleibol.
Trabalhar a coordenação motora global.
Integrar o trabalho de toque com saltos.
Interagir com diferentes grupos de alunos.
Não serão necessários conhecimentos específicos, o (a) professor(a) utilizará conhecimentos gerais sobre o desporto adquiridos na mídia.
Inicialmente gostaríamos de destacar que essa atividade será aplicada em um grupo de alunos de baixa faixa etária que ainda não teve contato direto com o desporto voleibol. Portanto, podemos esperar que esse grupo de alunos apresentem dificuldades em trabalhar com a bola oficial de voleibol.
Com o objetivo de amenizar esse problema optamos por desenvolver todas as atividades da aula com bolas de borracha de iniciação desportiva. A utilização desse material estabelece um patamar mais alto de rendimento evitando lesões nos alunos.
Devemos lembrar que os gestos motores do Voleibol são construídos, diferentemente de outros esportes que se utilizam de movimentos mais naturais.
1ª Atividade - Brincadeiras com Bola
De acordo com o número de bolas os alunos serão divididos em duplas, trios ou quadras, caso seja possível cada aluno receberá uma bola e realizará essa atividade de forma individual.
Para iniciar a atividade o(a) professor(a) solicitará que os alunos se movimentem livremente na quadra conduzindo a bola de diferentes maneiras, tais como:
Com as duas mãos fazendo a bola tocar no chão antes de ser passada ao colega;
Com as duas mãos acima da cabeça;
Com as duas mãos acima da cabeça aproximando e afastando-se dos colegas.
Caso esteja trabalhando em duplas ou qualquer outra formação que não individual, a bola deverá ser passada a todos os alunos segundo a orientação dada.
Fonte: http://www.jmpsport.com/equipamentos-desporto/voleibol/voleibol/image_400x400
2ª Atividade - Pique com Bola
Os alunos serão dispostos na metade da quadra e um deles será o pegador o pique terá início quando o pegador receber a bola do(a) professor(a). Ao entregar a bola será dito ao pegador que para conseguir pegar o colega ele deverá lançar a bola utilizando as duas mãos e acima da linha do nariz. Para não ser pego os alunos poderão segurar a bola com as duas mãos, desde que a bola seja segura com as duas mãos, também acima da linha do nariz. Caso não segure a bola, ou a mesma venha a cair no chão após tocá-la aquele aluno passará a ser o pegador.
Dicas
1 - O (A) professor(a) poderá introduzir mais bolas e consequentemente mais pegadores.
2 - O (A) professor(a) deve solicitar que os alunos que vão tentar escapar da bola para que se movimentem lateralmente e tentem se agachar para pegar a bola.
3ª Atividade - Iniciando o Voleibol
O (A) Professor(a) colocará uma rede ou mesmo uma corda no meio da quadra, mas no sentido de seu comprimento, desse modo teremos dois grandes retângulos. Os alunos serão divididos em oito equipes e cada duas delas serão postadas frente a frente de modo a ocupar quatro campos que serão delimitados por cones tipo tartaruga ao longo da quadra, a altura da rede ou da corda deverá ser prevista apenas um pouco acima da média da turma, de modo a estimular que os alunos ao saltar atinjam a parte superior da rede. A atividade permitirá que os alunos sejam apresentados, também, ao fundamento do rodízio uma vez que durante o jogo eles deverão trocar as posições, como acontece nas partidas oficiais.
O jogo será uma mistura do jogo de câmbio com o voleibol e terá início com um dos alunos jogando a bola para o outro lado da quadra, por cima da rede, os alunos da equipe que receberá a bola poderão agarrar, mas não poderão devolvê-la diretamente para a outra quadra, pois terão que passar para dois outros colegas de time antes de fazê-lo, ou seja, apenas o aluno que receber a bola do segundo colega poderá passá-la para a quadra adversária.
Dicas
1 - Inicialmente ao receber e passar a bola os alunos poderão apenas segura-la, mas ao longo da atividade os alunos serão trabalhados de modo que ao passar a bola para os colegas e mesmo por cima da rede para a equipe adversária o faça com um toque, após segurar a bola o aluno a lança para cima e executa o toque em direção ao colega ou a quadra contrária.
2 - Com o desenvolvimento dos alunos e conforme o (a) professor(a) observe o desempenho de seus alunos poderão ser introduzidas maiores dificuldades culminando com o momento em que não mais seja permitido aos alunos segurar a bola. Progressivamente poderá ser permitido que cada aluno execute dois ou três toques antes de passar para os colegas ou para a outra quadra até se atingir a um único toque.
Os links abaixo poderão colaborar com o tema dessa aula.
Proposta Metodológica para o mini-voleibol: uma estratégia para iniciação esportiva de crianças.
Fonte: http://www.efdeportes.com/efd110/proposta-metodologica-para-o-mini-voleibol.htm
Visite o Site:
A avaliação se dará pelo acompanhamento direto pelo(a) professor(a) do desempenho dos alunos na execução das atividades propostas. Mas para que a atividade seja coroada de êxito o(a)professor(a) deverá ter uma ação direta em cada fase do trabalho, estimulando e corrigindo cada aluno.
Três estrelas 4 classificações
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28/03/2013
Três estrelasgostei bastante da aula
19/09/2012
Três estrelasMuito bom, gostei dos educativos que permitem que os alunos se conheçam e principalmente trabalhem a técnica do jogo.
05/09/2012
Duas estrelasEu gostaria de saber DICAS para "melhorar" o jogo. Pois o modo de jogar eu já sei. Meus alunos me pedem dicas para ganhar, e como sou nova no ramo não sei explicar direito. Obrigada pela atenção; e aguardo sua resposta.
23/08/2012
Quatro estrelasmuito bom ótima forma de iniciar o aprendizado do vôlei. e da certo os alunos gostam do jogo e sentem-se estimulados a aprender mais sobreo jogo