Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Brincando com Arcos de GR e Bambolês

 

08/02/2011

Autor e Coautor(es)
Moacyr Barreto da Silva Junior
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Bruno Bisaggio, Marcos Vinícius Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Trabalhar diferentes ritmos.

Alternar deslocamentos em direção, sentido e ritmo.

Conhecer e interagir com os diferentes segmentos corpóreos.

Interagir com diferentes grupos.

Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não serão necessários conhecimentos anteriores.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:

 

Cada aluno receberá um bambolê.

Inicialmente deixe que eles brinquem livremente com o material. Depois, peça para que girem o bambolê especificamente em algum lugar do corpo, como por exemplo: cintura, braço, mão, perna, pescoço, entre outros.

Em algum momento, peça que eles desloquem-se girando o bambolê em uma parte do corpo designada pelo professor.

A velocidade do deslocamento será definida pelo(a) professor(a), batendo palmas, mais rápido ou mais lento.

Brincando com Bambolês

Fonte: http://universo70.files.wordpress.com/2008/02/bambole.jpg

 

 

 

Atividade 2:

Agora a proposta para os alunos será lançar e pegar o bambolê.

Sugira que eles lancem o bambolê para o alto, e que quando ele estiver caindo eles tentem fazer com que o material caia envolvendo o corpo do aluno, de modo que cada aluno fique dentro do bambolê.

Bambolês para o alto

 

Fonte: http://bamboles.files.wordpress.com/2009/08/criancas_circo.jpg?w=500&h=290

 

 

Atividade 3:

Peça que os alunos formem duplas. Um aluno da dupla deverá segurar o bambolê para que o outro passe por dentro do mesmo, sem encostar em qualquer parte do material.

Peça para que os alunos que estão segurando o bambolê variem a altura e sentido do material, como por exemplo: perpendicular e encostado no chão, perpendicular ao chão e na altura do joelho, paralelo ao chão e na altura do joelho, entre outros.

Os dois alunos da dupla devem experimentar segurar o bambolê e passar por dentro do mesmo.

Brincando com Bambolês

Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_0IOS5PczAMA/TBDPJ8_LF8I/AAAAAAAACK8/VbQp5qiI9NQ/s1600/bambole%3B.jpg

 

 

Atividade 4:

Ainda em duplas, os alunos deverão trocar de bambolês a distância, isto quer dizer, lançar os bambolês entre si. Inicialmente sugira que eles lancem pelo ar. Depois sugira que a troca seja feita com o bambolê rolando no chão e finalmente um lançando pelo ar e o outro pelo chão. Abra para que eles criem suas próprias formas de lançar o bambolê.

Sugira também formas de recepcionar o bambolê: Mãos, pernas, braços.

 

 

Atividade 5:

Peça que cada duas duplas se agrupem formando um grupo de 4. Basicamente cada grupo terá 8 alunos. Peça que eles façam uma roda de mãos dadas e não soltem. Ponha um bambolê pendurado no braço de qualquer aluno na roda com a seguinte tarefa: o bambolê deverá passar por toda a roda e voltar para a posição inicial, sem que ninguém da roda solte ou use as mãos para ajudar.

Dificulte a tarefa pondo dois bambolês indo em sentidos contrários.

 

Recursos Complementares
Avaliação

Sente com os alunos e pergunte sobre as dificuldades em cada atividade.

Converse sobre os conceitos motores e espaciais vividos na aula e deixe que eles comentem suas experiências.

Os alunos serão avaliados pela sua participação, empenho e cooperação entre si durante as aulas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.