08/02/2011
Bruno Bisaggio, Marcos Vinícius Pimentel de Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
Trabalhar diferentes ritmos.
Alternar deslocamentos em direção, sentido e ritmo.
Conhecer e interagir com os diferentes segmentos corpóreos.
Interagir com diferentes grupos.
Não serão necessários conhecimentos anteriores.
Atividade 1:
Cada aluno receberá um bambolê.
Inicialmente deixe que eles brinquem livremente com o material. Depois, peça para que girem o bambolê especificamente em algum lugar do corpo, como por exemplo: cintura, braço, mão, perna, pescoço, entre outros.
Em algum momento, peça que eles desloquem-se girando o bambolê em uma parte do corpo designada pelo professor.
A velocidade do deslocamento será definida pelo(a) professor(a), batendo palmas, mais rápido ou mais lento.
Fonte: http://universo70.files.wordpress.com/2008/02/bambole.jpg
Atividade 2:
Agora a proposta para os alunos será lançar e pegar o bambolê.
Sugira que eles lancem o bambolê para o alto, e que quando ele estiver caindo eles tentem fazer com que o material caia envolvendo o corpo do aluno, de modo que cada aluno fique dentro do bambolê.
Fonte: http://bamboles.files.wordpress.com/2009/08/criancas_circo.jpg?w=500&h=290
Atividade 3:
Peça que os alunos formem duplas. Um aluno da dupla deverá segurar o bambolê para que o outro passe por dentro do mesmo, sem encostar em qualquer parte do material.
Peça para que os alunos que estão segurando o bambolê variem a altura e sentido do material, como por exemplo: perpendicular e encostado no chão, perpendicular ao chão e na altura do joelho, paralelo ao chão e na altura do joelho, entre outros.
Os dois alunos da dupla devem experimentar segurar o bambolê e passar por dentro do mesmo.
Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_0IOS5PczAMA/TBDPJ8_LF8I/AAAAAAAACK8/VbQp5qiI9NQ/s1600/bambole%3B.jpg
Atividade 4:
Ainda em duplas, os alunos deverão trocar de bambolês a distância, isto quer dizer, lançar os bambolês entre si. Inicialmente sugira que eles lancem pelo ar. Depois sugira que a troca seja feita com o bambolê rolando no chão e finalmente um lançando pelo ar e o outro pelo chão. Abra para que eles criem suas próprias formas de lançar o bambolê.
Sugira também formas de recepcionar o bambolê: Mãos, pernas, braços.
Atividade 5:
Peça que cada duas duplas se agrupem formando um grupo de 4. Basicamente cada grupo terá 8 alunos. Peça que eles façam uma roda de mãos dadas e não soltem. Ponha um bambolê pendurado no braço de qualquer aluno na roda com a seguinte tarefa: o bambolê deverá passar por toda a roda e voltar para a posição inicial, sem que ninguém da roda solte ou use as mãos para ajudar.
Dificulte a tarefa pondo dois bambolês indo em sentidos contrários.
Sente com os alunos e pergunte sobre as dificuldades em cada atividade.
Converse sobre os conceitos motores e espaciais vividos na aula e deixe que eles comentem suas experiências.
Os alunos serão avaliados pela sua participação, empenho e cooperação entre si durante as aulas.
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