Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Pulando Corda Individual, Criando Atividades em Grupos e Jogos.

 

11/02/2011

Autor e Coautor(es)
Moacyr Barreto da Silva Junior
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícius Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Aliar a atividade física a noções básicas das letras

Estimular e Desenvolver a Criatividade.

Interagir com diferentes grupos.

Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Utilizaremos os conhecimentos compatíveis ao nível de desenvolvimento dos alunos

Estratégias e recursos da aula

Essa aula destina-se as turmas iniciais do Ensino Fundamental e busca auxiliar o desenvolvimento da escrita.

 

1ª ATIVIDADE - Trabalho Individual

 

O (A) professor(a) reunirá os alunos e entregará a cada um uma corda de pular individual. Faz-se necessário destacar que o material da corda deverá ser sisal, seda ou outro maleável, plástico rígido não será adequado, uma vez que não permitirá a manipulação necessária.

Sob orientação do(a) professor(a) os alunos formarão desenhos de diferentes figuras com as cordas, como por exemplo:

  • Círculos,

 

  • Quadrados,

 

  • Triângulos,

 

  • Laços e demais formas geométricas.

 

A principal característica dessa atividade será a manipulação da corda e a coordenação dos movimentos de olho, mão e corpo. 

 

DESENHANDO COM CORDAS (1)


Cordas - círculo

Fonte: http://www.designspongeonline.com/wp-content/uploads/2009/06/step2.jpg

 

DESENHANDO CO CORDAS (2)

Desenhando com cordas

Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000000625/0000024033.jpg

 

2ª ATIVIDADE - Trabalho em Duplas

Com os alunos formando duplas o(a) professor(a) solicitará que eles unam as suas cordas e, que a partir desse momento formem desenhos, tais como:

  • uma árvore,

 

  • uma casa,

 

  • um carro,

 

  • uma bola, dentre outras.

 

Dicas

1 – O mais importante nessa atividade, além do desenvolvimento do trabalho conjunto, é que os alunos executem movimentos variados com as cordas de modo a trabalhar em grandes gestos movimentos similares aos executados na escrita.

2 – Caso os alunos considerem necessário o(a) professor(a) poderá autorizar que as cordas sejam separadas, mas, inicialmente, o trabalho deverá ser executado com as cordas unidas.

 

Número com cordas

Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_lnG1q_FZhGA/S6EGgQTEqFI/AAAAAAAAALk/IWu24belug8/s400/RIMG0194.jpg

 

3ª ATIVIDADE -Trabalho em Grupo

A turma deverá ser dividida em 5/6 grupos e, o(a) professor(a) deverá solicitar que, simultaneamante, dentro do tempo estabelecido os grupos formem o maior número de palavras possíveis utilizando letras feitas com as corda.

DICA - Professor, estimule os alunos a realizarem o maior número possível de palavras. Sugiro que inicie com palavras mais fáceis, tais como: o próprio nome dos integrantes do grupo; animais, frutas, times de futebol, etc.

 

FORMANDO PALAVRAS COM CORDAS

Formando palavras com cordas

Fonte: http://nutsideias.files.wordpress.com/2008/10/imagem4.jpg

 

4ª ATIVIDADE - Pular Corda

Para encerrar as atividades, o(a) professor(a) solicitará que os alunos pulem a corda livremente.

 

PULANDO CORDA

 

Pulando corda

Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_1P3Ido74zHU/TRo3G3qNwlI/AAAAAAAAAbk/v_3iv2uBGFk/s1600/pula+corda.jpg

Recursos Complementares

Leia os artigos: 

A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ALFABETIZAÇÃO - http://www.efdeportes.com/efd103/alfabetizacao-educacao-fisica.htm

 

A IMPORTÃNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NAS FASES DA ALFABETIZAÇÃO -

http://www.jorgioavliss.com.br/site/educacao-fisica-escolar/88-a-importancia-da-educacao-fisica-nas-fases-de-alfabetizacao.html

 

Avaliação

Os alunos serão avaliados tendo como base o envolvimento no trabalho e a participação nas atividades. Assim, deverão ser observados:

- O número de vezes que ele consegue pular corda individualmente;

- A quantidade de letras que ele consegue formar com a corda.

- Sua participação e colaboração com o grupo.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 2/4 - 50%
  • Quatro estrelas 2/4 - 50%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.