11/02/2011
Marcos Vinícius Pimentel de Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Aliar a atividade física a noções básicas das letras
Estimular e Desenvolver a Criatividade.
Interagir com diferentes grupos.
Utilizaremos os conhecimentos compatíveis ao nível de desenvolvimento dos alunos
Essa aula destina-se as turmas iniciais do Ensino Fundamental e busca auxiliar o desenvolvimento da escrita.
1ª ATIVIDADE - Trabalho Individual
O (A) professor(a) reunirá os alunos e entregará a cada um uma corda de pular individual. Faz-se necessário destacar que o material da corda deverá ser sisal, seda ou outro maleável, plástico rígido não será adequado, uma vez que não permitirá a manipulação necessária.
Sob orientação do(a) professor(a) os alunos formarão desenhos de diferentes figuras com as cordas, como por exemplo:
A principal característica dessa atividade será a manipulação da corda e a coordenação dos movimentos de olho, mão e corpo.
DESENHANDO COM CORDAS (1)
Fonte: http://www.designspongeonline.com/wp-content/uploads/2009/06/step2.jpg
DESENHANDO CO CORDAS (2)
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000000625/0000024033.jpg
2ª ATIVIDADE - Trabalho em Duplas
Com os alunos formando duplas o(a) professor(a) solicitará que eles unam as suas cordas e, que a partir desse momento formem desenhos, tais como:
Dicas
1 – O mais importante nessa atividade, além do desenvolvimento do trabalho conjunto, é que os alunos executem movimentos variados com as cordas de modo a trabalhar em grandes gestos movimentos similares aos executados na escrita.
2 – Caso os alunos considerem necessário o(a) professor(a) poderá autorizar que as cordas sejam separadas, mas, inicialmente, o trabalho deverá ser executado com as cordas unidas.
Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_lnG1q_FZhGA/S6EGgQTEqFI/AAAAAAAAALk/IWu24belug8/s400/RIMG0194.jpg
3ª ATIVIDADE -Trabalho em Grupo
A turma deverá ser dividida em 5/6 grupos e, o(a) professor(a) deverá solicitar que, simultaneamante, dentro do tempo estabelecido os grupos formem o maior número de palavras possíveis utilizando letras feitas com as corda.
DICA - Professor, estimule os alunos a realizarem o maior número possível de palavras. Sugiro que inicie com palavras mais fáceis, tais como: o próprio nome dos integrantes do grupo; animais, frutas, times de futebol, etc.
FORMANDO PALAVRAS COM CORDAS
Fonte: http://nutsideias.files.wordpress.com/2008/10/imagem4.jpg
4ª ATIVIDADE - Pular Corda
Para encerrar as atividades, o(a) professor(a) solicitará que os alunos pulem a corda livremente.
PULANDO CORDA
Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_1P3Ido74zHU/TRo3G3qNwlI/AAAAAAAAAbk/v_3iv2uBGFk/s1600/pula+corda.jpg
Leia os artigos:
A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ALFABETIZAÇÃO - http://www.efdeportes.com/efd103/alfabetizacao-educacao-fisica.htm
A IMPORTÃNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NAS FASES DA ALFABETIZAÇÃO -
Os alunos serão avaliados tendo como base o envolvimento no trabalho e a participação nas atividades. Assim, deverão ser observados:
- O número de vezes que ele consegue pular corda individualmente;
- A quantidade de letras que ele consegue formar com a corda.
- Sua participação e colaboração com o grupo.
Quatro estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/10/2012
Cinco estrelaseu gostei muito q linda explicação
11/03/2012
Cinco estrelasPARABENS !!! SUAS ATIVIDADES ME AJUDARAM , TROUXE MUITAS IDEIAS PARA TRABALHAR COM OS ALUNOS . MUITO OBRIGADA!!!!! BJS
23/05/2011
Quatro estrelasVenho por meio deste e-mail,elogiar o espaço virtual e maneira como é feita,com links,que incentivam a continuação da pesquisa.
15/04/2011
Quatro estrelasAdorei esta atividade para crianças do 1º ano. parabens !