Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


E-mail: vamos enviar uma mensagem

 

06/01/2011

Autor e Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Mariane Éllen da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com as atividades propostas o aluno poderá descobrir o que é e a utilização do e-mail, utilizar o e-mail no processo de aquisição da leitura e da escrita, bem como perceber o e-mail como uma forma de comunicação.

Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – três (3) atividades de sessenta (60) minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula, é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, de forma contextualizada, atividades de escrita e leitura, bem como ter explorado as características e a escrita de cartas.

Estratégias e recursos da aula

Professor, o trabalho com as mídias na escola é fundamental, no sentido de orientar nossos alunos  quanto ao uso consciente dos recursos oferecidos principalmente pela Internet. Desta forma, a aula proposta consiste no conhecimento e na utilização do recurso e-mail pelos alunos de forma a instigar as várias possibilidades de aprendizagem que o mesmo oferece em nosso dia a dia. Hoje sabemos que muitos alunos têm acesso à Internet tanto na escola quanto nos espaços extra escolares, por isso, enquanto educadores podemos oferecer um ensino que viabilize a exploração do e-mail, mais especificamente, como um canal de comunicação.

Atividade 1

Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. Propicie um diálogo sobre o que a turma sabe sobre e-mail. Para esse momento, providencie uma cartolina e registre através da escrita, as várias hipóteses dos alunos. É importante instigar a participação de todos nesse momento e fazer uma sondagem de quantos alunos já possuem e-mail e/ou já conhecem. Também sugerimos as seguintes perguntas para permear a discussão:

  • O que é um e-mail?
  • Para que ele pode ser utilizado?

Professor, é importante promover um diálogo com a turma sobre a importância da consulta aos seus responsáveis nos momentos de acesso à Internet. Para isso, sugerimos o vídeo e os sítios abaixo como forma de ressaltar tal necessidade, o vídeo poderá ser assistido pela turma e o texto online poderá ser lido para a turma com o seu auxílio e depois proporcionar um momento de troca de ideias sobre o assunto.

Fique atento a segurança na internet

Fonte: http://www.navegueprotegido.com.br/ 

Orientações para o uso da Internet de acordo com a faixa etária

Fonte: http://www.microsoft.com/brasil/protect/family/age/stages.mspx 

Após o diálogo sobre a importância da participação da família ou mesmo de um adulto que esteja responsável pela criança no momento de acesso à Internet e às suas diferentes ferramentas, proponha à turma uma brincadeira, para retomar os seus conhecimentos sobre a escrita de cartas, que consiste em:

  • Entregue um pedaço de papel em branco para cada aluno;
  • Cada aluno deverá escrever o seu próprio nome no papel;
  • Depois os alunos deverão dobrar o papel e colocar em um pote;
  • Professor, misture todos os papéis;
  • Solicite que cada aluno retire um papel e leia silenciosamente o nome do colega que saiu;
  • Entregue uma folha em branco para cada aluno;
  • Cada aluno deverá escrever uma carta para o colega que sorteou;
  • O assunto da carta é sobre a utilização do e-mail.

Professor, aproveite o momento para retomar com a turma os dados que devem conter em uma carta, tais como: remetente, destinatário, endereço (neste caso o da escola) e o assunto. Também é interessante fazer um levantamento com a turma das várias formas como podemos iniciar a escrita de uma carta, bem como despedir do amigo na mesma.

Depois, da escrita da carta pelos alunos, organize a turma em uma roda, em que cada um deverá falar o nome do colega que saiu e entregar-lhe a carta escrita para ele. Os alunos terão um momento para ler a carta e comentar sobre o seu conteúdo com o colega que escreveu para ele. Promova um diálogo com a turma sobre outras formas que podemos utilizar para nos comunicar com as pessoas, tais como: bilhete, e-mail, msn, mensagem pelo celular e outras.

Proponha à turma uma “Atividade de Casa” de socialização com os pais do trabalho que estão realizando em sala de aula. Veja a sugestão:

Atividade de Casa

Legal! Estamos aprendendo muito sobre a utilização do e-mail como forma de comunicação. Agora, que tal conversar com os seus familiares sobre o que sabem sobre esse recurso e como utilizam o e-mail em seu dia a dia. Registre abaixo suas descobertas:

Atividade 2

Professor, propicie um momento em que os alunos possam socializar as descobertas realizadas a partir do diálogo com os familiares sobre e-mail. Em seguida, sugerimos que você crie duas contas de e-mail para fazer uso dessa ferramenta com a turma. Assim, os alunos vivenciarão a utilização do e-mail sem a necessidade de terem uma conta de e-mail para cada um, o que poderá ser feito posteriormente com o auxílio dos seus responsáveis.

Em seguida inicie a aula com a seguinte pergunta aos alunos:

Quais são as possíveis diferenças entre a carta e o e-mail?

Para registrar esse momento, escreva as ideias dos alunos em uma cartolina e afixe-a no mural da sala de aula. Professor, leve para a turma a informação de que o e-mail consiste em um Correio Eletrônico e é um serviço disponível na Internet que possibilita o envio e o recebimento de mensagens.

Agora, organize os alunos em duplas e leve-os ao Laboratório de Informática da escola e explique que o objetivo da atividade é trabalhar com a escrita de uma mensagem via e-mail para o colega sorteado anteriormente na atividade de carta. Explique para a turma que você criou duas contas de e-mail para trabalhar com a turma essa ferramenta. Converse com os alunos sobre os passos para se conectar no e-mail e da importância de guardarmos nossa senha em segredo. Assim, passe para a turma o usuário e a senha que todos utilizarão para a atividade proposta. Depois de conectarem, os alunos poderão preencher os campos necessários tais como: 

De:

Para:

Assunto:

Mensagem:

Enviar

Professor, você poderá deixar o assunto livre para que o aluno o escolha ou direcionar o trabalho, solicitando que escrevam uma mensagem para o colega sobre “O que é e-mail?”. Solicite que iniciem a mensagem com o nome do colega, para facilitar a identificação no momento de receber a mensagem, pois na escola está sendo utilizado um único e-mail pelo grupo para envio das mensagens e outro para recebê-las. Auxilie os alunos na compreensão da escrita do endereço eletrônico, bem como procure fazer relação com o endereço que escrevemos para enviar uma carta.

Atividade 3

Professor, organize os alunos em duplas e leve-os para o Laboratório de Informática da escola. O objetivo é acessar a conta de e-mail criada por você e auxiliar os alunos a abrirem, a mensagem enviada para ele. Assim, todos poderão ler a mensagem do colega e depois responder para ele. Após a leitura de cada aluno, aproveite o momento para dialogar sobre a importância da escrita para repassar uma mensagem e a necessidade da mesma ser compreendida por quem a recebeu.

Agora, para divulgar os conhecimentos da turma, organize os alunos em grupos de quatro ou cinco alunos e distribua uma cartolina para cada grupo. O objetivo é registrar por meio da escrita e de desenho a importância do e-mail como canal de comunicação, estabelecendo uma comparação entre a escrita de uma carta no papel e a escrita digital. Para isso, retome o cartaz feito anteriormente pela turma referente à seguinte questão:

Quais são as possíveis diferenças entre a carta e o e-mail?

Depois de pronto, os alunos poderão apresentar as suas produções para a turma e afixar os cartazes no mural da escola.

Recursos Complementares

Para outras informações sobre o tema mídias na educação sugerimos o texto online no sítio: http://www.eca.usp.br/prof/moran/midias_educ.htm 

Avaliação

Professor, a avaliação necessita permear todo o processo de realização das atividades propostas. Por isso, ressaltamos a importância dos registros individuais de cada aluno durante a realização das atividades, bem como da observação do interesse e da aprendizagem dos alunos de como utilizar o e-mail como um recurso de comunicação.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 1/2 - 50%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Lara Soares de Lima, Escola Aquarela , Minas Gerais - disse:
    limalara.lima7@gmail.com

    20/05/2011

    Cinco estrelas

    Parabéns pela ótima sugestão de atividades!! A escola precisa estar vinculada ao dia a dia dos alunos e trabalhar de forma sistematizada e conciente com as tecnologias da informação e comunicação em sala de aula.


  • wilson barros, associação cultura_ , Rio de Janeiro - disse:
    almacultura@hotmail.com

    19/05/2011

    Uma estrela

    A mensagem é bem clara , é recolher todas as cartilhhas que foram enviadas para as escolas com palavras verbias erradas. E eu ter que conviver induzindo aos jovens a falarem errado. Obrigado.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.