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As corridas com obstáculos no atletismo

 

15/12/2010

Autor e Coautor(es)
WILSON VASSALLO FAGUNDES
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JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

José Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·        Listar e discutir os diferentes tipos de corridas existentes no atletismo, recordando suas particularidades;

·        Identificar as habilidades físicas necessárias para a prática de uma corrida de obstáculos;

·        Construir uma pista para uma corrida de obstáculos na escola;

·        Experimentar tipos diferentes de corridas com obstáculos diversos;

·        Realizar uma corrida de obstáculos na escola;

·        Vivenciar corridas onde elementos externos influenciam diretamente na prática;

Duração das atividades
150 minutos. 03 Aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Vivências, conceitos e informações iniciais e introdutórias acerca do atletismo e suas particularidades nas modalidades.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento –Iniciar a aula listando e diferenciando os diferentes tipos de corridas no atletismo:

Normalmente quando falamos em atletismo, a primeira imagem que nos vem à mente são as corridas. No entanto no atletismo não existe um só tipo de corrida, vários modalidades de corrida são disputadas dentro do atletismo, cada qual com suas particularidades. Vamos tentar classificá-las de acordo com os elementos que as caracterizam?  

  1. Corridas que exigem velocidade extrema: São aquela de curta duração/distância, que exigem a o máximo do atleta em velocidade e explosão. Ex: 100, 200 e 400m.
  2. Corridas de resistência: São aquelas de longa duração/distância, que exigem o máximo do atleta em resistência física. Ex: 5.000, 10.000m e maratonas.
  3. Corridas de resistência e velocidade: Combinam elementos das duas anteriores. Ex: 800, 1500 e 3000m.
  4. Corridas de revezamento: São aquelas em que quatro atletas da mesma equipe dividem o percurso para cada um correr um trecho do mesmo numa mesma prova. Ex: 4x100 e 4x400.
  5. Marcha atlética: é uma modalidade do atletismo onde se executa uma progressão de passos de maneira que o atleta sempre mantenha contato com o chão com, pelo menos, um dos pés. Nessa modalidade temos atletas caminhado/marchando todo o tempo para não fugir das regras e serem penalizados. Ex: 20 e 50 Km;
  6. Corridas com obstáculos: São aquelas que barreiras são colocadas ao longo do percurso. Ex: 60, 100, 110 e 400 com barreiras.

Atividade 01: Construindo e superando obstáculos

O obstáculo é tudo aquilo que dificulta a excussão de uma tarefa. Nesse casso específico, teremos a tarefa de chegar de um ponto a outro da escola (o ponto de saída e de chegada será previamente decidido com o grupo).

O professor vai construir com os alunos obstáculos dentro do percurso previamente traçado pela turma utilizando corda, latas, ripas de madeira, troncos, pneus, bancos etc.

Lançar o desafio:

Os alunos deverão superar todo o percurso sem contornar os obstáculos, ou seja, os obstáculos não poderão ser evitados e sim superados de alguma forma. Cada obstáculo possui suas regras próprias: Ex: a cadeira não poderá ser contornada ou retirada do local onde se encontra, a corda que está estendida no chão deverá ser tocada o tempo todo, por pelo menos um dos pés, no momento de sua transposição, etc.

OBS. O desafio pode ser realizado em um primeiro momento apenas com o objetivo de superar os obstáculos. Depois dessa vivência o professor poderá propor que seja realizado em um menor tempo possível. O tempo de cada aluno será cronometrado pelo professor. Vence o aluno que fizer o percurso em menos tempo e seguir as regras de todos os obstáculos.  

Reflexão: Na atividade que acabamos de vivenciar, superamos diferentes tipos de obstáculos e associamos a velocidade, fundamental para chegar o mais rápido possível no nosso destino a outros elementos, esse elementos foram importantes no momento de se superar os diferentes tipos de obstáculos. Quais foram eles? (Listar os diferentes tipos de habilidades associando ao obstáculo construído)

Ex: Cadeira: Salto e equilíbrio do corpo;

      Corda estendida no chão: Equilíbrio do corpo;

      Pneu em pé: Salto ou flexibilidade do corpo; etc.  

Atividade 02: A corrida de obstáculos

Figura - http://www.cbat.org.br/competicoes/fundo_pista/galeria.asp 

Assim como na atividade anterior, na disputa da corrida com obstáculos no atletismo temos também algumas regras para se superar as barreiras. Em primeiro lugar, normalmente nessas provas o obstáculo é uma barreira que possui 91,4cm para provas masculinas e 76,2cm para provas femininas. A largura mínima do obstáculos é de 3,94m. As barras dos obstáculos terão que ser pintadas com faixas em branco e preto, ou em outras cores fortemente contrastantes. Cada obstáculos deverá pesar entre 80kg e 100kg.

·        O aluno não poderá passar por baixo dos obstáculos, ou passar pelo lado. Se isso ocorrer ele será desqualificado da prova.

Com base nessa estrutura vamos tentar disputar uma corrida com obstáculos na nossa escola?

·        1º momento: Estruturando a pista:

Montar com a turma a pista da atletismo utilizando cones, cordas, etc. para marcar o espaço.

Estabelecer com a turma o tamanho dos obstáculos (barreiras) - Levar em consideração as limitações dos participantes. As barreiras poderão ser construídas ou ser um objeto já existente (ex: uma pequena cadeira).

·        2º momento: A disputa:

Realizar com a turma um pequeno campeonato com várias baterias de disputa.

             Reflexão: Na atividade anterior realizamos a corrida de obstáculos nos moldes que normalmente ela acontece nas competições desse estilo. Mas será que só encontramos obstáculos construídos pelo homem em disputas que envolvem corridas?

Atividade 03: Cross Country (corta-mato)

O corta-mato é um desporto originariamente inglês criado no início do século XIX. Era então, um desporto completamente diferente do atual, conhecido por caça ao papel. Um grupo de corredores seguia um percurso escolhido aleatoriamente e deixava cair no chão marcas de papel enquanto corria. O grupo rival deveria ir em encalço do primeiro, seguindo os rastos marcados pelos papéis.

Hoje o cross ou crosse, é um desporto de equipe em que os atletas competem numa corrida em terreno aberto ou acidentado. Difere de corrida em estrada ou corrida em pista principalmente no percurso, que poderá incluir relva, lama, mata ou água, e no sistema de classificação. As equipas são compostas de entre cinco a sete corredores.

Essa modalidade de corrida, apesar de não ser classificada como uma corrida de obstáculos, podemos encontrar muitos obstáculos, a maioria deles são imprevisíveis pois são feitos pelo natureza de forma aleatória (ex: troncos caídos, pedras no caminho, terreno acidentado, etc.).

Obs. Para vivência o professor poderá articular uma prática interdisciplinar junto aos professores de outras matérias (biologia, geografia, etc.). Durante um passeio a um parque, reserva ou área com vegetação intensa, organizar e possibilitar a vivência do cross country aliado ao estudo de diferentes temas relativos às outras disciplinas (ex: relevo, vegetação, fauna, biodiversidade, etc.).

Recursos Complementares

http://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/atletismo.htm  

http://www.ebah.com.br/atletismo-corridas-doc-a7513.html   

(Atletismo: História, origem provas, etc.)

http://www.omundodacorrida.com/ 

(Site com diferentes informações e fontes de pesquisa sobre as corridas)

http://www.copacabanarunners.net/ar-livre.html  

(Informações sobre o Cross Country)

http://www.cpb.org.br/comunicacao/arquivos/Regras%20oficias%20do%20IPC%20Athletics.pdf

(Regras de diferentes provas no atletismo)     

Avaliação

Além das discussões presentes durante a aula, pedir para que os alunos façam uma redação com o tema: As particularidades dos diferentes tipos de corrida no atletismo. Pedir que listem as principais características dos tipos de corrida, caracterizando o local das práticas, as distancias e as relações de velocidade. 

A partir da análise dos textos o professor poderá observar se ouve o entendimento e apreensão de conhecimento acerca das informações e vivências transmitidas durante a aula visando detectar se houve aproximação entre os objetivos da aula e a concretização da mesma.

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