Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Circo na escola: Circo do Solei

 

10/12/2010

Autor e Coautor(es)
TIAGO LISBOA BARTHOLO
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores culturais
Ensino Médio Educação Física Dança: Projetos de formação dos alunos
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Ensino Médio Educação Física Dança: Valores culturais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar as principais diferenças entre as práticas circenses tradicionais e o chamado “novo circo”;

Comparar as práticas corporais observadas nas acrobacias do circo com outras práticas presentes em modalidades esportivas.

Duração das atividades
Uma aula de cinquenta minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:

Caro professor, inicie a aula com a apresentação de um texto. Esse material irá debater as mudanças ocorridas nas atividades circenses nas últimas décadas. Antes da leitura pergunte aos alunos:

1- quem já assistiu uma apresentação de circo tradicional. Peça para o jovem relatar rapidamente a dinâmica do espetáculo e quais as atrações que ele assistiu;

2- quem já assistiu uma apresentação de novas companhias de circo, como por exemplo, o circo de soleil.

Esse rápido debate servirá como preparação para a leitura do texto “O novo circo: sob a lona da mistura”.

http://www.revistacontinente.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2497&Itemid=62  

Após a leitura, o professor deverá mediar um debate com as seguintes questões norteadoras:

1- Quais as principais diferenças entre o “novo circo” e o “circo tradicional”?

2- Quais as mudanças na sociedade que precipitaram essas transformações no circo?

3- Qual o papel da família na continuidade do “circo tradicional”?

4- Quais manifestações artísticas estão presentes no “novo circo”?

Estimule os jovens a relatarem experiências pessoais com o circo e possam realizar um diálogo do texto com experiências próprias.   

http://colunistas.ig.com.br/flaviogomes/2008/10/23/gp-du-soleil/ 

Atividade 2:

Na atividade anterior (1) foi observado que a família tinha grande importância na manutenção da tradição do circo. A formação dos artistas do circo antes era transmitida de pai para filho e a tradição se mantinha dentro da família. Tínhamos, portanto, famílias de viajavam de cidade em cidade levando seus espetáculos circenses.

Inicie a atividade com o vídeo da família Cericola, que possui mais de 100 anos de história no circo. Ao final realize um debate com os alunos aprofundando as reflexões sobre a relação família/circo.

http://www.youtube.com/watch?v=GLhO8t01xi8    

Atividade 3: 

Debata com os alunos uma polemica recente envolvendo espetáculos circenses e o uso de animais selvagens. Pergunte aos jovens se eles já assistiram algum espetáculo de circo que utilizasse animais nas apresentações. O que os jovens pensam do tema?

Apresente a reportagem veiculada no Globo Repórter sobre o tema e inicie um debate:

1- Por que a tradição do circo de uso de animais recebe críticas?

2- Qual o problema de utilizar animais selvagens nessas apresentações?

3- Quais as alternativas para a proibição de uso de animais no circo?

4- Como o “novo circo” se adaptou as novas demandas da sociedade pelo não uso de animais selvagens?

http://www.youtube.com/watch?v=37xtPk2to6U&feature=related  

http://www.youtube.com/watch?v=eoR2ATijb2E&feature=related    

Atividade 4: 

Caro professor, nesse momento da aula serão apresentados vídeos de uma companhia de circo que faz sucesso em muitos países do mundo e que já esteve algumas vezes no Brasil se apresentando. Recruta profissionais do circo de diversos países para suas apresentações, inclusive brasileiros.

http://entretenimento.uol.com.br/ultnot/2009/03/11/ult4326u1229.jhtm 

Trata-se do Circo de Soleil. Apresente dois vídeos.

http://www.youtube.com/watch?v=2kS4D-d4fo0&feature=related  

http://www.youtube.com/watch?v=f4BWZVTJKiQ&feature=related  

http://www.youtube.com/watch?v=oKGBkc77sDw&feature=related  

Peça para os alunos destacarem:

1- os tipos de exercícios que os artistas realizam;

2- os locais que os espetáculos são realizados;

3- diferenças entre as apresentações do Circo de Soleil e circos tradicionais que os alunos já tenham visto.

Recursos Complementares
Avaliação

Ao final da aula, o professor deverá realizar um debate, retomando temas centrais. É fundamental que os alunos compreendam as diferenças entre o “circo tradicional” e o “novo circo”.

Questões do debate:

1) qual a importância da família na manutenção da tradição do circo?

2) por que o uso de animais selvagens é critica no circo tradicional?

3) destaque ao menos duas modalidades realizadas nas apresentações do Circo de Soleil.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.