10/12/2010
Marcos Vinícios Pimentel de Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores culturais |
Ensino Médio | Educação Física | Dança: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo |
Ensino Médio | Educação Física | Dança: Valores culturais |
Identificar as principais diferenças entre as práticas circenses tradicionais e o chamado “novo circo”;
Comparar as práticas corporais observadas nas acrobacias do circo com outras práticas presentes em modalidades esportivas.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Atividade 1:
Caro professor, inicie a aula com a apresentação de um texto. Esse material irá debater as mudanças ocorridas nas atividades circenses nas últimas décadas. Antes da leitura pergunte aos alunos:
1- quem já assistiu uma apresentação de circo tradicional. Peça para o jovem relatar rapidamente a dinâmica do espetáculo e quais as atrações que ele assistiu;
2- quem já assistiu uma apresentação de novas companhias de circo, como por exemplo, o circo de soleil.
Esse rápido debate servirá como preparação para a leitura do texto “O novo circo: sob a lona da mistura”.
http://www.revistacontinente.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2497&Itemid=62
Após a leitura, o professor deverá mediar um debate com as seguintes questões norteadoras:
1- Quais as principais diferenças entre o “novo circo” e o “circo tradicional”?
2- Quais as mudanças na sociedade que precipitaram essas transformações no circo?
3- Qual o papel da família na continuidade do “circo tradicional”?
4- Quais manifestações artísticas estão presentes no “novo circo”?
Estimule os jovens a relatarem experiências pessoais com o circo e possam realizar um diálogo do texto com experiências próprias.
http://colunistas.ig.com.br/flaviogomes/2008/10/23/gp-du-soleil/
Atividade 2:
Na atividade anterior (1) foi observado que a família tinha grande importância na manutenção da tradição do circo. A formação dos artistas do circo antes era transmitida de pai para filho e a tradição se mantinha dentro da família. Tínhamos, portanto, famílias de viajavam de cidade em cidade levando seus espetáculos circenses.
Inicie a atividade com o vídeo da família Cericola, que possui mais de 100 anos de história no circo. Ao final realize um debate com os alunos aprofundando as reflexões sobre a relação família/circo.
http://www.youtube.com/watch?v=GLhO8t01xi8
Atividade 3:
Debata com os alunos uma polemica recente envolvendo espetáculos circenses e o uso de animais selvagens. Pergunte aos jovens se eles já assistiram algum espetáculo de circo que utilizasse animais nas apresentações. O que os jovens pensam do tema?
Apresente a reportagem veiculada no Globo Repórter sobre o tema e inicie um debate:
1- Por que a tradição do circo de uso de animais recebe críticas?
2- Qual o problema de utilizar animais selvagens nessas apresentações?
3- Quais as alternativas para a proibição de uso de animais no circo?
4- Como o “novo circo” se adaptou as novas demandas da sociedade pelo não uso de animais selvagens?
http://www.youtube.com/watch?v=37xtPk2to6U&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=eoR2ATijb2E&feature=related
Atividade 4:
Caro professor, nesse momento da aula serão apresentados vídeos de uma companhia de circo que faz sucesso em muitos países do mundo e que já esteve algumas vezes no Brasil se apresentando. Recruta profissionais do circo de diversos países para suas apresentações, inclusive brasileiros.
http://entretenimento.uol.com.br/ultnot/2009/03/11/ult4326u1229.jhtm
Trata-se do Circo de Soleil. Apresente dois vídeos.
http://www.youtube.com/watch?v=2kS4D-d4fo0&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=f4BWZVTJKiQ&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=oKGBkc77sDw&feature=related
Peça para os alunos destacarem:
1- os tipos de exercícios que os artistas realizam;
2- os locais que os espetáculos são realizados;
3- diferenças entre as apresentações do Circo de Soleil e circos tradicionais que os alunos já tenham visto.
Ao final da aula, o professor deverá realizar um debate, retomando temas centrais. É fundamental que os alunos compreendam as diferenças entre o “circo tradicional” e o “novo circo”.
Questões do debate:
1) qual a importância da família na manutenção da tradição do circo?
2) por que o uso de animais selvagens é critica no circo tradicional?
3) destaque ao menos duas modalidades realizadas nas apresentações do Circo de Soleil.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!